A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. Sua história começa em 2002, com a criação do Instituto Feira Preta e a realização de atividades de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil.
A PretaHub pensa a relação com a cultura, a economia e o afroempreendedorismo, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.
As Casas PretaHub são espaços de economia colaborativa com o cunho econômico e cultural, de propagação e preservação artística da cultura negra permanente. São espaços físicos, autossustentáveis e inovadores nas cidades de São Paulo – SP e Cachoeira – BA.
As Casas PretaHub são consideradas as casas de todos os criativos, inventores, empreendedores, artistas — ou qualquer um que queira trabalhar em um ambiente estimulante e criativo. São ambientes pensados para produção de conteúdos diversos, como: gastronomia, podcast, moda, workshops e, também, abrigar eventos, co-criar e desenvolver seus negócios, promovendo um ecossistema de economia colaborativa pautada nos temas de afroempreendedorismo e cultura afrodiaspórica.
Conheça as casas PretahubO Afrolab é um programa de apoio, promoção e impulsionamento do afroempreendedorismo. Idealizado pela PretaHub e realizado nas Casas PretaHub, o Afrolab foi criado para dar combustível aos negócios de afroempreendedores de forma consistente, ágil e humana. Com uma metodologia exclusiva e inovadora, oferta conhecimento e capacitação técnica e criativa, com foco em inovação, inventividade e autoconhecimento.
Conheça mais sobre o Afrolab