Alimentação SaudávelEmpreendedor

Como criar um delivery de marmitas saudáveis

Como criar um delivery de marmitas saudáveis

Postado em: 23 de Junho de 2020 às 10:54 Por Redação

Com mercado de alimentação saudável em alta, delivery de marmitas é opção rentável, acessível e com poucas barreiras de entrada

O segmento de alimentação saudável passa por um crescimento considerável no Brasil, com o país figurando entre os principais consumidores dessa categoria de alimentos. De acordo com uma pesquisa publicada em 2019 pela Euromonitor, o Brasil está em 4º lugar em consumo de alimentos saudáveis. O segmento movimenta US$ 35 bilhões por ano em todo o mundo e cresceu 12,3% nos últimos cinco anos. 

O mercado de alimentos e bebidas para pessoas com restrição a determinados ingredientes também está em rápida ascensão, deixando de ser apenas um nicho ou uma tendência para fazer parte do cardápio de diversos estabelecimentos. O estudo “25 tendências alimentares para seguir em 2020”, da Food and Beverage Magazine, aponta que 31% dos chefs pesquisados afirmam que é preciso ampliar o mix de produtos para dietas restritivas.

Em outras palavras, há uma grande demanda por alimentação saudável, seja ela devido à preocupação em consumir alimentos naturais, com menor quantidade de substâncias químicas; por questão estética (emagrecimento, ganho de massa muscular, entre outros); por restrição ao consumo de determinados ingredientes – como é o caso de pessoas intolerantes a glúten ou a lactose –; ou simplesmente pela opção de não consumir certos alimentos, como é o caso de vegetarianos e veganos.

Nesse cenário, o delivery de marmitas saudáveis tem surgido como um modelo de negócio promissor e acessível, já que se trata de um segmento em crescimento e que não impõe muitas barreiras de entrada a novos empreendedores.

Para Thaiz Barde, proprietária do delivery de comida saudável Thaifit, que funciona no Rio de Janeiro, o segmento de marmitas saudáveis está em um período de expansão. “Em 2016, quando entrei nesse mercado, havia pouca concorrência. Hoje as pessoas estão cuidando muito mais da alimentação, e isso abre oportunidades para atuar nessa área”, observa.

Se você deseja conhecer mais sobre esse mercado, veja abaixo as principais informações sobre como criar um delivery de marmitas saudáveis!

SAUDÁVEIS X FITNESS

Quando o assunto é marmitas saudáveis, é importante destacar que há duas categorias:

  • Marmitas saudáveis

Direcionadas a quem quer manter uma alimentação equilibrada. Contam com preparação natural; possuem o mínimo (ou nada) de corantes, conservantes, aditivos e gordura trans; têm poucas calorias e baixo teor de sódio; e podem ser consumidas todos os dias.

  • Marmitas fitness

Direcionadas a pessoas que possuem objetivos estéticos, como perda de peso ou ganho de massa muscular.

Vale ressaltar que ambas são saudáveis, porém uma das opções tem um apelo muito maior à questão estética, enquanto a outra foca na melhora da saúde por meio da alimentação. “Atendo pessoas com diferentes tipos de restrição alimentar, como hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol alto. Com as marmitas saudáveis é possível contribuir para a melhora da saúde desses clientes por meio da alimentação”, conta Thaiz.

EMBALAGEM

Thaiz destaca a importância de unir valor nutricional, aparência e sabor no produto final: “Diz-se por aí que ‘comemos com os olhos’. Antes de ter contato com a comida, com o tempero, o cliente analisa a estética do produto. A marmita é um conjunto, e para vender bem é essencial caprichar na apresentação. É preciso haver um cuidado com a distribuição dos alimentos no pote, pesar a quantidade certa de cada alimento e ter uma atenção especial à embalagem”, explica.

Quanto à embalagem, há várias opções descartáveis disponíveis no mercado: com ou sem divisória para separar os alimentos, recicláveis, biodegradáveis, etc. É importante priorizar aquelas que são apropriadas para congelamento no freezer e descongelamento no micro-ondas e adquirir somente as opções livres de BPA (ou bisfenol A) – substância química prejudicial ao organismo que é liberada quando o produto é exposto a diferentes temperaturas.

Para aprimorar a estética da embalagem, vale a pena apostar na personalização das marmitas aplicando etiquetas com a identidade visual do seu negócio.

Academia Assaí - Como criar um delivery de comidas saudáveis
Thaiz Barde, proprietária do delivery de comida saudável Thaifit

DIVERSIFICAÇÃO

Para que os clientes não enjoem do cardápio é importante apostar na diversificação constante do cardápio, variando sempre as opções disponíveis. Thaiz explica que, neste mercado, o mais comum é comercializar as marmitas congeladas em quantidade para consumo semanal, quinzenal ou mensal para que o cliente tenha um planejamento de alimentação para toda a semana.

Diversificar também significa oferecer mais opções de produtos com o objetivo de gerar mais vendas. Neste segmento, além das marmitas, é possível comercializar caldos e sopas para o cliente substituir pelo jantar, sucos naturais e até mesmo bolos e doces saudáveis com baixo teor calórico.

ESTRUTURA BÁSICA

Para iniciar um delivery de marmitas saudáveis não é necessário dispor de uma cozinha enorme com inúmeros utensílios. O equipamento básico é: fogão, utensílios de pequeno porte de uso doméstico (liquidificador, processador, panelas, entre outros) e uma balança de uso doméstico para fazer a pesagem das marmitas. Conforme o empreendimento for crescendo, naturalmente você perceberá a necessidade de adquirir outras ferramentas de trabalho para sua cozinha.

FORMAÇÃO

Há uma série de cursos e conteúdos disponíveis na Internet para quem deseja começar a produzir marmitas saudáveis. Se você já sabe cozinhar bem, é importante se profissionalizar e investir em aumentar o conhecimento em alimentação saudável. Para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema, há formações mais direcionadas, como o curso de gastronomia funcional.

Também é fundamental aprender sobre boas práticas de manipulação de alimentos. O Sebrae oferece um curso gratuito sobre o assunto. Clique aqui para acessar.

Thaiz Barde, no entanto, aponta a importância de buscar conhecimento sobre outros assuntos responsáveis por transformar, de fato, toda a ideia em renda.

“Muita gente sabe cozinhar, mas não sabe transformar isso em negócio. É preciso estudar sobre como administrar um pequeno negócio, entender um pouco de finanças, de marketing digital, de vendas... a internet tem um mundo de informações. Nesses quatro anos como marmiteira, 90% do que aprendi foi estudando pela Internet, e com a maioria dos conteúdos sendo gratuitos”, conta a proprietária da Thaifit.

FORMALIZAÇÃO

Ao trabalhar com alimentação é muito importante formalizar seu negócio e estar com a operação em acordo com as normas e boas práticas de manipulação dos alimentos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelos órgãos municipais de vigilância sanitária.

Para saber mais sobre como formalizar o empreendimento, acesse o Portal do Empreendedor. Todo o processo de registro como microempreendedor individual (MEI) também pode ser feito pelo site de forma simples e rápida. Ou, caso precise de suporte, entre em contato com o Sebrae mais próximo da sua região. 

Há uma categoria específica no enquadramento do MEI para quem deseja atuar na produção de marmitas saudáveis – Marmiteiro  independente 5620-1/04.

Vale destacar que ao fazer seu registro como microempreendedor individual você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades na abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de contar com outros benefícios, como baixo custo mensal de tributos (há cobrança de uma tarifa fixa no valor de R$58,25) e direito aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, já que a contribuição referente ao INSS já está inclusa na taxa mensal.

Quanto à autorização para trabalhar com manipulação de alimentos, procure o órgão de vigilância sanitária do seu município para ficar por dentro de todos os requisitos. Vale ressaltar que a Anvisa não fiscaliza, mas se limita a orientar quanto às boas práticas a serem observadas. Nesse sentido, a fiscalização é feita pelas vigilâncias sanitárias municipais.

ENTREGA

Marmita saudável por delivery embalada - Academia Assaí

Para a entrega das marmitas, Thaiz aponta três opções:

  • Fazer as próprias entregas: Tirar um dia da semana para entregar as marmitas aos clientes cobrando uma taxa por cada entrega.
  • Terceirizar para um entregador: Trabalhar em parceria com um motoboy ou outro entregador, que ficará responsável por fazer a distribuição de todas as marmitas e será remunerado com as taxas de entrega pagas pelos clientes.
  • Utilizar serviços de entrega de aplicativos de delivery: Os principais aplicativos oferecem toda a estrutura de entrega e até mesmo de pagamento, sendo que o empreendedor não precisa se preocupar com nada. O ponto negativo é que as taxas pagar por pedido costumam ser altas.

“Fazer as próprias entregas – ou contar com um familiar para fazer isso – pode ser um ótimo caminho de início. A terceirização para um entregador também funciona bem, principalmente quando já há um bom volume de pedidos. Quanto aos aplicativos, um ponto forte é que o alcance é enorme, e se o negócio está dentro da plataforma está sendo visto, então funciona também como um meio de divulgação. Mas o empreendedor precisa calcular bem as taxas e ver se não vai encarecer muito a absorção da taxa ou o repasse desse valor para o cliente”, explica Thaiz.

Gostou das dicas? Se você deseja levar a sério a ideia de montar um delivery de marmitas saudáveis, aproveite para fazer a trilha de cursos Vendas por Encomenda, disponível gratuitamente no portal Academia Assaí!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí