Atualidades

5 tendências que vieram para ficar nos negócios em 2022

Postado em: 21 de Janeiro de 2022 às 16:41 Por Jhonatan Alves

Novidades inimagináveis que não podemos mais viver sem: confira as dicas de como essas tendências afetam os negócios

A Academia Assaí já trouxe aqui que a alimentação saudável é a principal tendência entre os empreendedores da área de alimentação. Mas ao contrário do que se pensa, não é só isso que o este ano reserva para quem quer inovar: tecnologia, relacionamento, saúde mental, comunidade e liberdade são destaques.

Para ter noção do quanto esses temas são importantes, explicaremos o que cada um significa no dia a dia empreendedor. Vamos, lá?

Tecnologia

Não dá para ser empreendedor sem a tecnologia. Em algum momento você dependerá dela para fazer um pagamento, para facilitar seu contato com o cliente ou mesmo para divulgar seu produto.

É carta fora do baralho não se conectar. As redes sociais vêm para promover um crescimento ainda maior de consumo que é potencializado pelo segundo ponto: os relacionamentos.

Relacionamentos

Os relacionamentos entre empreendedor e cliente estarão além da compra e venda. Uma boa lábia pode fazer o cliente comprar, mas só uma divulgação e marketing bem pensados poderão vender seu produto ou serviço, fazendo com que ele permaneça na cabeça do cliente como o melhor do mercado.

Essa correlação de dependência é difícil de conseguir, mas não impossível. Quando geramos uma expectativa no cliente e conseguimos superá-la, aí que se gera também a identificação com o produto.

Comunidade

A partir disso se constroem comunidades inteiras que são favoráveis aquele tipo de produto ou serviço. Pessoas que, normalmente, pela internet, têm em comum consumir algo que dá para elas esse sentimento de pertencimento.

Isso se caracteriza muitas vezes, por exemplo, como alimentos que integram alguma parte da sociedade: agora, os animes, doramas e ídolos kpop têm muito destaque na mídia e as comidas coreanas têm feito sucesso, bem como, os bentô cakes e pockys.

Outro destaque vai para os lamens ou ramens, macarrão japonês com destaque em animes como Naruto: olha a cultura asiática novamente aqui.

Saúde mental

Nada é tão prioridade quanto uma saúde mental equilibrada. Após dois anos de pandemia da covid-19, ainda com efeitos das variantes do vírus, a humanidade procura paz em meio ao caos. Os alimentos, dietas ou atividades que proporcionem este tipo de alívio tem ganhado destaque nas buscas pela internet.

Dados do Google apontam alta de 98% nas buscas sobre saúde mental em 2020, ante a média verificada nos dez anos anteriores. “Como lidar com a ansiedade", por exemplo, bateu recorde de interesse da última década. Em relação a 2019, o crescimento foi de 33% nas buscas.

E o tema não é recorrente apenas em pessoas não empreendedoras, donos de comércio, administradores, empresários são 50% mais depressivos do que a média das pessoas que não têm alguma atividade relacionada.

Liberdade

Escolher onde viver, com quem se relacionar e o que fazer da vida. Sim! Isso é possível e, a partir das atividades descentralizadas ocasionadas pela ação da pandemia, as pessoas buscam cada vez mais liberdade para trabalharem e viverem de onde quiserem.

A liberdade de horário também é uma consequência incrível de todo rebuliço vivido: a hora do trabalho não precisa ser apenas em horário comercial. Flexibilizar essas regras todas da sociedade tem proporcionado mais liberdade até mesmo ao empreendedor de alimentação, que pode escolher trabalhar por encomenda ou com horários fixos.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda