Atualidades

Comendo pelos olhos: para vender mais, conheça o ‘food porn’

Postado em: 10 de Agosto de 2021 às 08:00 Por Jhonatan Alves

O conceito de 'Food Porn' está ligado aos cinco sentidos e desperta nas pessoas, o desejo de consumir determinado produto alimentar apenas por ver aquela imagem especialmente trabalhada. Confira abaixo as dicas de como implementar no seu negócio.

Quem nunca estava assistindo à televisão e se deparou com aquela rede de fast-food anunciando seu novo lanche? Nas imagens da propaganda, cada detalhe do sanduíche vai aparecendo na tela: o fogo ardendo o hambúrguer escorrendo gordura suculenta e aquele molho cremoso caindo lentamente em cima do pão fresquinho?... Isso é o food porn!

Só por ler o conteúdo acima já sabemos que você ficou com vontade! E isso é o que os empreendedores do ramo de alimentação vem utilizando para cada vez mais conquistar os clientes e os convencerem a consumir seus produtos.

O conceito de food porn está em mostrar explicitamente os processos de feitura ou mesmo o produto pronto, mas com riqueza de detalhes, despertando a vontade enraizada no ser humano de se alimentar de algo muito apetitoso.

E o porquê de nós nos sentirmos assim quando impactados por este tipo de imagem? Exatamente porque o processo da digestão inicia na mente: as glândulas salivares começam a produzir mais saliva (daí a expressão água na boca), as pupilas dilatam, o estômago começa a roncar e em sua cabeça não há mais nada que, senão, a imagem daquele alimento te chamando para consumi-lo.

Como aplicar o ‘food porn’ em meu negócio?

Food porn Tapioca

As redes sociais estão aí para democratizar a criação de conteúdo e espalhar os mais diversos produtos para alcançar o público. Principalmente no ramo de alimentação, as fotos já não bastam. Produzir pequenos vídeos com riqueza de detalhes e com uma boa nitidez, pode despertar o interesse muito mais que um simples anúncio.

Se o seu negócio vende brigadeiros: experimente fazer vários vídeos curtos partindo ou mordendo os brigadeiros, bem pertinho da câmera. Isto mostrará a maciez, a cremosidade e se for o caso, até mesmo o recheio do seu produto, no caso, por exemplo, das coxinhas de brigadeiro com recheio de morango.

Agora, se seu produto for salgado, normalmente, o foco de um conteúdo food porn dá destaque à elasticidade do queijo. Corte seu lanche ao meio e em câmera lenta (os celulares mais modernos já dispõem esta função na câmera), vá abrindo o lanche e mostrando as camadas de itens que nele há: hambúrguer, queijo, tomate, molhos, entre outros.

Se alguma bebida estiver incluída na cena, molhe a embalagem um pouco e deixe que as gotículas de água mostrem o quão refrescante é aquele produto. 

O segredo da técnica é explorar o detalhe do seu produto e o que o faz apetitoso. Assim, será muito mais fácil conquistar seu cliente pelos olhos.

Dicas para fazer um bom ‘food porn’

Food porn bom bom

- O conceito não se aplica apenas a comidas gordurosas ou proibidas em dietas; dá para aplicar a técnica em saladas, doces livres de glutén e lactose, entre tantos outros alimentos;

- Visão: as imagens são primordiais, valorize as cores do seu produto, formas e especialmente as texturas que atraem o olhar;

- Olfato: fumaça desperta no imaginário o cheiro do seu produto; ou se ele for um sorvete atrelar a fumacinha do congelador; se for doce, açúcar espalhado perto do produto também pode emitir essa sensação;

- Paladar: mostrar seu produto sendo consumido pode despertar aquela sensação de água na boca; cada mordida uma expressão facial de quero mais;

- Audição: o grill da chapa queimando a carne; o tilintar do forno dizendo que está pronto; o ‘Creck’ da mordida em algo crocante. Tudo isso faz parte do food porn, no que se refere a ouvir e sentir o desejo de consumir;

- Tato: cortar ao meio o sanduíche; apertar a massa do bolo; puxar o queijo e enrolar no dedo; assim se pode demonstrar o quão macio o produto é.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acompanhe nossas redes sociais, ouça nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Kisabor
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor