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Cenoradas #105: paixão por bolos de cenoura e o segredo do sucesso
Postado em: 19 de Outubro de 2023 às 16:00 Por Redação
O novo episódio do Podcast Negócio em Dia já está disponível!
Se ainda não escutou o episódio #105, você não sabe o que está perdendo! Nesse bate-papo, a nossa convidada especial é Marília Lima, arquiteta e empreendedora, fundadora do Cenoradas, primeira loja especializada em bolo de cenoura do mundo.
Sim, é isso mesmo. Você leu certo: uma loja brasileira foi a primeira a se especializar nas vendas do bolo de cenoura!
Não perca a chance de escutar um podcast inspirador sobre empreendedorismo e bolo de cenoura. Acesse agora mesmo!
Ao longo do podcast, Marília nos contou como transformou uma receita simples e caseira em um negócio lucrativo e inovador, que conquistou clientes fiéis e apaixonados pelo seu produto.
Ela compartilhou os desafios e as estratégias que usou para se adaptar ao mercado, às demandas e ao espaço que tinha disponível, e ainda revela os segredos do seu sucesso nas redes sociais, onde divulga seu trabalho e interage com seu público fiel.
E aí, quer ser um empreendedor de sucesso? Então, confira alguns trechos da entrevista como aperitivo, que vão te inspirar e te motivar a seguir o seu sonho. Confira!
A escolha do bolo de cenoura
Marília sempre gostou de cozinhar, mas nunca pensou em fazer disso sua profissão. Ela se formou em arquitetura e trabalhou na área por alguns anos, até que decidiu mudar de rumo. Daí, ela resolveu fazer bolos para vender, como uma forma de complementar sua renda.
Mas por que bolo de cenoura? Marília explica: “eu não tinha batedeira, então tinha que fazer um bolo de liquidificador. E fazer um bolo de cenoura não exige muita expertise na confeitaria”, comentou a empreendedora sobre a escolha deste produto, porque é uma receita simples de fazer, com ingredientes e ferramentas que normalmente temos em casa.
Além disso, ela percebeu que o bolo de cenoura tinha um apelo emocional muito forte para as pessoas, pois remetia à infância e aos momentos felizes, como trazer a memória afetiva “igual bolo de vó”, disse.
O sucesso das vendas
O que começou como uma brincadeira entre amigos rapidamente se tornou um negócio de sucesso.
Marília conta que, ao invés de vender um bolo por pessoa, os clientes - que inicialmente eram os amigos da empreendedora - pediam bolos a mais, para enviar de presente para outros amigos, com uma mensagem carinhosa.
"Nessa brincadeira, conseguimos escalar muito rápido, porque virou um item de presente, e não só um item de consumo", comentou sobre o diferencial do seu produto.
Como você acha que Marília conseguiu bombar as vendas do Cenoradas? Ouça o ep #105 e descubra!
Embora o seu foco seja bolo de cenoura, o portfólio do Cenoradas é bem variado, viu? Bolos de cenoura em diversas versões, das mais tradicionais às mais surpreendentes.
No cardápio, por exemplo, estão itens como bolo de cenoura na marmitinhas em três versões - com cobertura de brigadeiro, chocolate meio-amargo e cobertura de chocolate crocante.
O menu também conta com barra de chocolate com recheio de bolo de cenoura, bombons de bolo de cenoura e o best-seller da loja, o picolé de chocolate com recheio de bolo de cenoura e brigadeiro (um chocolate em formato de picolé que vem com palito).
Ah, Marília também criou um slogan único para o Cenoradas: "Um bolinho feito com amor para alegrar o seu dia!". Ficou o máximo, né?
Inclusive, depois de ficar sabendo da variedade de combinações do cardápio, vale até fazer um exercício: onde será que um certo coelho famoso do mundo dos desenhos animados daria uma passadinha se estivesse de férias em São Paulo, hein? Ora, no Cenoradas, é claro!
A adaptação ao espaço
Quando as encomendas começaram a chegar, Marília se viu diante de um desafio: toda a produção era feita na pequena cozinha do seu apartamento, que contava com apenas um forno.
Além de trabalhar dia e noite para atender aos pedidos, a solução que encontrou foi assar seus bolos em marmitinhas de alumínio em vez de formas convencionais.
“O pulo do gato foi fazer bolos menores, porque eu conseguia assar cinco bolos por vez em vez de um só. Isso me ajudou muito a me adaptar ao espaço que eu tinha”, afirmou a empreendedora do Cenoradas sobre sua criatividade e flexibilidade.
Você ama bolos de cenoura? Então, escute agora o podcast do Cenoradas no Negócio em Dia!
Hoje, o Cenoradas já conta com três pontos fixos na cidade de São Paulo (Pinheiros, Itaim Bibi e Vila Mariana), onde vende seus bolos em diversos sabores e tamanhos. Vale lembrar que as lojas Cenoradas também realizam entregas pelo delivery. Aliás, grande parte das vendas dos seus bolinhos é desta maneira de acordo com a fundadora.
E a convidada do 105º episódio compartilhou sua dica de sucesso no delivery: “No delivery, você precisa encantar seu cliente logo de início, porque a concorrência é muito grande. Então, você precisa encantar através da foto, da preocupação com a embalagem…”.
Cenoradas e a presença nas redes sociais
Ao longo da entrevista deu para notar que Marília é uma expert em usar as redes sociais para divulgar seu trabalho e se conectar com seu público.
Ela usa o Instagram, que hoje tem quase 200 mil seguidores, e o WhatsApp como canais de comunicação e vendas, além de postar conteúdos variados sobre seu produto, rotina e dicas.
A empreendedora conta que o segredo é “valorizar mais a qualidade que a quantidade”. A partir daí, passou a selecionar somente as melhores fotos de seus produtos para criar um feed organizado, estabelecendo uma identidade visual para Cenoradas, que começa com a escolha de uma cor que está presente em todas as fotos e materiais da loja: a cor laranja.
Ouça o podcast especial e aprenda como usar as redes sociais de forma profissional
Marília também aproveita as ferramentas que as redes sociais oferecem, como os stories, os reels, as lives e os destaques. Ela ainda frisou o quanto é importante estar sempre atualizada e antenada com as tendências e as novidades do meio digital.
Enfim, a dica de cenoura… ops, ouro!
Para encerrar, Marília explicou um pouco sobre os desafios e as alegrias de empreender com bolo de cenoura. Apesar de enfrentar dificuldades para encontrar fornecedores de ingredientes de qualidade, foi gratificante ver a sua empresa crescer e conquistar novos clientes.
E ainda tem mais: ela revelou que está preparando um lançamento especial para a temporada de Natal. Será que vem aí um bolo de cenoura com algum recheio especial? Ou um doce de cenoura em formato divertido? Só ouvindo o podcast para descobrir!