Dicas
Mês do Consumidor: a oportunidade para estreitar laços com clientes
Postado em: 14 de Março de 2024 às 17:33 Por Redação
O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, por esse movito, os comerciantes oferecem promoções especiais aos seus clientes durante todo o mês de março.
É uma data que está rapidamente se tornando uma das mais importantes no calendário comercial, oferecendo uma excelente oportunidade para fortalecer relações com os clientes.
A verdadeira magia acontece quando vamos além, pensando em como fortalecer a conexão com os clientes durante todo o ano.
Este dia deve ser visto como um lembrete de que o coração do negócio bate graças aos clientes.
Assim, entender e honrar a comemoração pode criar uma poderosa ligação entre a sua marca e seu público.
Ideias de campanhas e promoções
Uma relação duradoura com o consumidor não se constrói com promoções de um dia, mas sim com a atenção contínua e genuína às suas necessidades e feedbacks.
Isso significa ouvir, adaptar-se e surpreender positivamente, transformando cada interação em uma oportunidade de mostrar valor e cuidado.
Então, por onde começar no Dia do Consumidor?
Ofertas relâmpago
As ofertas relâmpago são perfeitas para gerar aquela vontade de comprar, principalmente no Dia do Consumidor.
Imagine seus clientes correndo contra o tempo para aproveitar descontos incríveis.
Essa é uma maneira super eficaz de aumentar as vendas rapidinho, mas ó, o segredo é realmente oferecer algo que valha a pena, tá?
Que tal oferecer descontos exclusivos ou lançar um produto especial e assim iniciar um belo relacionamento?
Brindes nas primeiras compras
Melhor do que comprar algo que seja muito necessário no momento, é ganhar um brinde por isso.
Os mimos são, realmente, uma forma de agradecimento pela escolha do consumidor.
A principal dica é escolher brindes que tenham a ver com o seu negócio, podendo até personalizá-los com o seu logo ou nome.
Promoções como "Compre 1, Leve 2"
Essa abordagem já é super conhecida e aprovada pelo público.
É basicamente um acordo onde o cliente compra um produto e leva outro grátis (ou por um valor muito simbólico).
Primeiro, quem não ama ganhar algo grátis, né?
Segundo, dá a sensação de estar fazendo um ótimo negócio, o que pode ser o empurrãozinho que o cliente precisa para finalizar a compra.
Você pode implementar essa promoção para liquidar produtos que estão há tempos no estoque ou para promover itens de sazonalidade específica.
Programas de fidelidade
O segredo dos programas de fidelidade é oferecer valor suficiente que justifique a lealdade do cliente, seja através de descontos, produtos gratuitos, serviços exclusivos ou experiências únicas.
Ele também funciona como coletor de dados importantes sobre as preferências e comportamentos de compra, possibilitando personalizar ainda mais a experiência do consumidor.
Depois de entender mais sobre como aumentar a percepção do cliente e o valor da sua marca com novas ideias, aperte o play e confira as dicas de como criar promoções estratégicas da convidada Bia Melo, do do perfil @bialucrativa.
Aproveitando feedbacks e críticas
“A reclamação [de um cliente]” é uma oportunidade.”
Quem disse essa frase é uma das maiores especialistas em atendimento ao cliente do Brasil, a co-fundadora do site Reclame Aqui e presidente do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula, que participou do podcast Negócio em Dia.
Por isso, se você recebeu uma reclamação ruim de um cliente ou uma avaliação negativa nas redes sociais do seu negócio, não se desespere.
É possível dar a volta por cima e reverter sua imagem.
Implemente estas dicas agora, no Dia do Consumidor, e veja sua relação com os clientes e, consequentemente, suas vendas, crescerem.
É hora de mostrar aos seus clientes o quanto eles são importantes para você e para o seu negócio!
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Até a próxima!