Dicas
Como lucrar com as festas juninas?
Postado em: 20 de Maio de 2022 às 16:40 Por Jhonatan Alves
Festas juninas despertam desejo e saudosismo! Saiba como aproveitar essa expectativa para lucrar na época mais caipira do ano!
Junho está chegando e começam as tradicionais festas juninas. Em 2022, elas voltam a ser realizadas após dois anos de pandemia do coronavírus, que obrigou a suspensão do festejo tradicional.
Agora, os empreendedores(as) têm mais uma chance de recuperar lucro tomando o mês festivo como tema para venda de seus produtos. Por isso, a Academia Assaí trouxe algumas dicas de como fazer dinheiro dentro do tema caipira! Vamos, lá?
01 – Personalize o ambiente e embalagens
Seja seu ambiente de vendas ou mesmo seu feed no Instagram. As bandeirinhas, fogueiras, balões, maçãs do amor e muito mais devem estampar seu negócio para dar aquele clima junino.
Com as embalagens não é diferente! Elas precisam ter aquele detalhe que remete à festa. Uma dica barata são as palhas de milho, que podem dar um charme diferenciado com laços em qualquer produto.
02 – Sabores da temporada
Os sabores que fazem a temporada de festas juninas serem tão amados pelo Brasil, são os famosos gostinhos da roça: milho, pinhão, paçoca, amendoim, pipoca, pamonha, quentão, vinho quente, em alguns lugares cachorro-quente, entre muitos outros.
Seus produtos podem trazer esta identidade de sabor: uma trufa de paçoca, um cachorro-quente com milho e pinhão, pizza doce de pamonha, enfim... A criatividade que manda aqui. Mas, tenha cuidado! Algumas misturas podem causar estranheza e se não vendidas causar prejuízo fianceiro.
03 – Presença em festas
Você pode e deve procurar os organizadores das festas para oferecer sua participação como empreendedor(a). Algumas escolas públicas e particulares realizam parcerias por todo Brasil! Se informe nas diretorias das unidades.
Já nas festas de bairros, condomínios e vilas você precisa investigar se o alimento não será compartilhado. Se cada um for fazer um prato para levar, você pode mudar a estratégia e oferecer seus serviços de mão-de-obra para terceirizar as produções.
Enfim, as parcerias mudam em cada contexto. Nada que uma boa conversa não resolva!
04 – Encomendas
Como dito no parágrafo anterior, você pode terceirizar os serviços e trabalhar somente com isso.
Você deve estar preparado para as receitas tradicionais, já que este é o encanto e magia da época.
Nesta opção é sempre bom organizar uma agenda de pedidos para não se perder na quantidade que você pode dar conta. Além disso, é importante se atentar aos cálculos para cobrar o justo e não ter prejuízos financeiros ao seu negócio.
05 – Invista nas comunicações
Dedique um tempo especial para a divulgação deste serviço desde já! Todo dia reforce no WhatsApp, Instagram e outros recursos que seu negócio possua para divulgação.
Faça artes digitais e até mesmo panfletos físicos para distribuição aos clientes. Envie fotos dos produtos que despertem o desejo de consumo, com imagens mostrando as texturas e sabores juninos. Isso fará com que os clientes entrem em contato desejando aquilo e você oferece para compra numa conversa amigável.
Seu relacionamento com o cliente deve gerar expectativa sobre seu produto. Porque seu produto é especial e o cliente precisa saber disso. Grave vídeos do chocolate derretendo, do recheio sendo feito com muito queijo cremoso, polvilhando açúcar, dourando no forno... Tudo isso vai aguçar a clientela.
E aí, gostou das nossas dicas? Para mais conteúdo como este, acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.