Dicas

Dia do sorvete: a tendência dos gelatos e sorbets

Postado em: 22 de Setembro de 2021 às 09:51 Por Jhonatan Alves

Sorvetes são uma grande paixão nacional. Duas variedades vêm ganhando o coração dos brasileiros com opções mais cremosas e saudáveis em comparação aos famosos potes de 2 litros. 

A primavera se revela um ótimo período para a venda de sorvetes, por conta das temperaturas que começam a se elevar no Brasil e pela flexibilização de passeios ao ar livre pós pico da pandemia da covid-19. Além disso, o Dia do Sorvete é celebrado no dia 23 de setembro, um dia após o início da primavera.

Da China para a Europa, esse foi o primeiro caminho que o sorvete encontrou para se popularizar. Por meio da viagem de Marco Polo à China, em 1271, as receitas de gelo, leite, arroz e frutas ficaram conhecidas, mas só se espalharam no século XVI (16), quando chegaram em Paris e de lá para o mundo todo.

Duas grandes sensações para o momento no mundo dos sorvetes são os gelatos e sorbets. Duas variações dos sorvetes comuns, mas que a cada dia têm ganhado mais fãs ao redor do mundo. As principais diferenças, são:

Gelato: o gelato é um típico sorvete italiano, que em terras brasileiras só é gelato se seguir a receita original, com as quantidades certas de leite, creme e açúcar, e menos gordura, sendo mais leve e cremoso. Gelato traduzido do italiano para o português é sorvete.

 Outra diferença do gelato é que sua produção é de maneira artesanal.

Sorbet: o sorbet também é feito de maneira artesanal, mas sua base é de água, parecendo uma grande raspadinha de frutas mais cremosa. Normalmente os sabores de sorbet são de frutas, ervas e topins tropicais, que combinam melhor com a base de água. Além disso, é uma característica do sorbet que seu sabor não seja artificial.

Apostamos que vocês já querem umas receitinhas de gelato e sorbet. Normalmente, para se obter qualquer um dos dois é necessário uma maquininha de bater sorvete, mas como sabemos que quase ninguém tem uma dessa de bobeira em casa, a gente adaptou alguns processos das receitas! A gente é brasileiro e não desiste nunca! Vamos às receitas:

Gelato de leite

sorvete gelato

Ingredientes
400 ml de leite integral
100 ml de creme de leite fresco
80g de açúcar cristal
1 colher de extrato de baunilha

Modo de preparo

Coloque todos ingredientes em uma panela. Aqueça a panela no fogo até dissolver o açúcar e começar a fazer bolhas no cantinho da panela. Após isso, desligue o fogo e despeje o líquido em um recipiente e faça um banho-maria invertido, ou seja, coloque o recipiente com o preparo dentro de um balde de gelo. Depois de esfriar por completo, coloque no freezer por três horas.

Retire do freezer e bata ainda gelado na batedeira até dobrar de tamanho.  Volte por mais 03 horas no freezer. Retire e repita o processo na batedeira. Após isso, é so despejar no pote de consumo e saborizar com frutas picadas, caldas e chocolates para servir.

Essa receita é demorada e exige paciência. Ela rende cerca de 500 gm de gelato, que pode ser vendido a R$ 30.

 

Sorbet de frutas vermelhas

Ingredientes
500 gm de frutas vermelhas (morangos, amoras e framboesa)
02 colheres de açúcar mascavo ou demerara
Suco de 01 limão
50 ml de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao congelador por 1 hora e sirva em seguida.

Essa receita rende 500 gm de sorbet que pode ser vendido a R$ 20,00.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, siga nossas redes sociais e ouça o podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Kisabor
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor