Empreendedorismo

Dia das Mães: como planejar as vendas para a data?

Postado em: 22 de Abril de 2022 às 15:30 Por Jhonatan Alves

Preparando o negócio para o Dia das Mães? A gente tem dicas valiosas para você neste período! Leia na matéria abaixo!

O Dia das Mães é uma data incrível para vender e lucrar. Só em 2021, a data comemorativa gerou um faturamento de R$ 6,4 bilhões no e-commerce, segundo dados do relatório da Allin.

O valor foi 14% maior que a receita de 2020 e a média do ticket gasto nas compras cresceu 21% fechando em R$ 476,90. Para 2022, de acordo com estudos da Behup, a intenção de compra dos brasileiros está em 76%; em 2021 foram 59%.

Confira abaixo nossas dicas para um mês das mães de sucesso!

1 - Entre no clima do Dia das Mães

É clichê, mas funciona. Adote decorações, luzes, cartões e até mesmo um cheiro diferenciado à sua loja. Caso seu negócio seja online, você pode começar a usar cores como o vermelho, o marrom, formatos de corações, imagens de mães e filhos, para despertar na sua audiência o sentimento de pertencimento àquele lugar e data.

Importante pensar nos vários formatos de família e as figuras que podem personificar as mães do século 21: avós e avôs que criaram os netos como filhos, mães solo, pais que fazem o papel de mães, e uma infinidade de outros formatos familiares.  

2 – Faça boas campanhas

Se aproxime do seu público e entenda o que ele quer. Lembre que quem compra os presentes de Dia das Mães, não são as mães, mas os filhos, então sua campanha tem que falar com esse público!

É importante usar a criatividade para não ficar preso a estereótipos. Sempre se pode inovar incluindo as tradições!

Planeje o estoque com base em outros anos de venda ao Dia das Mães e se atente em oferecer várias maneiras de pagamento: à vista, no débito, crédito, via PIX, enfim.

3 – Ofereça preços realmente atrativos

Essa é a hora de negociar com fornecedores! Se você vende, eles também! Além disso, tente evidenciar a promoção de um produto com pouca saída, mas que você tenha estoque e precisa que saia.

Você pode oferecer frete grátis, cupons de desconto para determinados produtos, menos parcelas e mais desconto, crie kits promocionais, exemplo: se você tem uma pizzaria e a pessoa pedir uma pizza gigante para o dia das mães tem X descontos na doce em forma de coração; kit com cupcakes e um par de brincos; entre outros.

4 – Aposte nas redes sociais

Se seu negócio não está na internet já passou da hora! As redes sociais têm o poder de espalhar seu produto e marca. Elas são uma fonte poderosa que pode atrair seguidores, que podem virar clientes.

As promoções devem ser evidenciadas nesta época de data comemorativa. Traga esse público para mais perto, faça quizzes, stories, vídeos e posts com conteúdo relacionado às mães, mas sem a intenção de vender.

Ex: Qual frase sua mãe mais falava na sua infância? Quem nunca passou pela humilhação da mãe buscar na rua para jantar? Qual comida lembra sua mamãe?

Esse tipo de conteúdo nostálgico aproxima cliente do negócio por trazer a humanização para o ambiente digital e gerar identificação.

Dia das Mães
Dica: embalagens diferenciadas podem tornar sua venda ainda mais especial

5 – Experiência é tudo

Seu cliente merece toda atenção. Ele está escolhendo um presente para uma das pessoas mais importantes da vida dele e confiou no seu produto para cumprir essa tarefa! Por isso, proporcione ao seu cliente uma experiência completa!

Se possível ofereça um brinde, algo que faça aquele cliente se sentir valorizado e que valorize a mãe dele também. Você pode fazer parcerias com outros empreendedores de áreas diferentes para essa troca.

O atendimento deve ser focado em satisfazer o desejo do cliente. É bom conversar, saber o que o cliente realmente procura. Às vezes numa conversa, você poderá sugerir até um produto mais especial de seu catálogo e por consequência lucrar um pouco mais.

Mas, lembre: não seja insistente e inconveniente! É bom ter uma medida entre a cordialidade e a chatice.

Em 2021, o canal mais utilizado entre cliente e vendedor foi o WhatsApp, ele foi usado em 68% dos atendimentos. Explore esta plataforma e a faça ser eficiente para seus clientes neste Dia das Mães.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça agora o podcast ‘Negócio em Dia’, ambos disponíveis AQUI.  

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