Negócios

Ana Paula inova com seu ‘Antiquário Bar & Café’ em São Paulo

Postado em: 02 de Março de 2022 às 16:58 Por Jhonatan Alves

Este conteúdo faz parte da série ‘Empreendedoras Academia Assaí’, que traz informações, entrevistas e dicas para as mulheres empreendedoras do Brasil! A iniciativa da Academia Assaí visa homenagear as mulheres e promover o empreendedorismo feminino! 

Quem imaginaria escolher um antiquário para almoçar? Pois a empreendeedora Ana Paula Tavares, de 36 anos, imaginou e há três anos tirou a ideia do papel. Dona do 'Antiquário Bar & Café', Ana inovou e sem medo de arriscar apostou todas suas fichas no negócio que seria seu maior orgulho.

No início de tudo, Ana Paula tinha as economias no banco e dois cartões de crédito para investir no sonho. “Comecei com pouco, mas com ajuda da minha mãe e irmão começamos a empreender”, contou a empresária.

A ideia era que o espaço fosse aconchegante para os compradores de arte e antiguidades, um local onde pudessem sentar e tomar um café. “Minha ideia era essa e acabou que hoje minha maior receita é com o bar e restaurante, mas a essência ainda continua com as peças do antiquário”, disse Ana ao comemorar o atual sucesso de seu estabelecimento.

O empreendedorismo sempre foi o sonho de Ana, três anos antes do antiquário, ela já havia aberto sua empresa de restauração de artes e antiguidades. Entretanto, o mercado não dava moleza e de acordo com ela, é difícil ser empreendedora no Brasil.

“Não é fácil ser empreendedora em nosso país, há poucos incentivos e falta de educação empreendedora, sem falar na burocracia. Para as mulheres isso se torna mais complicado e para uma mulher trans como eu, os desafios são maiores ainda. O machismo e a transfobia atrapalham bastante, tive de encará-los e continuo encarando para fazer meu negócio crescer”, destacou.

Ela ainda citou episódios em que viveu o preconceito de perto. “Já teve fornecedores que não acreditaram que eu poderia ser a dona do meu negócio. Tive um vizinho perseguidor na internet. Passei por inúmeras situações, mas meu sonho estava acima de qualquer coisa.”

Outro fator que tornou o empreender desafiador foi a pandemia de coronavírus, Ana Paula quase teve sua água cortada e por pouco não foi retirada de seu espaço. “Tive que me virar para pagar a água estando com as portas fechadas, o mundo todo estava. Renegociei meu aluguel e bati o pé para não sair do meu estabelecimento. Eu sei que só estou de pé por insistência mesmo”, relembrou a empreendedora sobre a crise que a pandemia desencadeou.

Antiquario Bar e Cafe

REDE DE APOIO – Mesmo com toda dificuldade, Ana Paula encontrou nas pessoas próximas o amparo que precisava. Quando abriu seu 'Antiquário Bar & Café', teve ajuda de profissionais para capacitar seus funcionários. “Eu não tinha dinheiro para fornecer capacitação para meus funcionários, mas pude contar com um chef e uma equipe especialista em atendimento para dar uns toques e ensinar a gente a tocar o negócio”.

Hoje, é Ana quem aconselha e divide sua experiência. “Acho que a comunidade toda deve se unir e ajudar as minorias sociais. É mais que trocar uma foto de perfil no mês da visibilidade trans. É você apoiar um negócio, contratar pessoas que fazem parte das minorias e dividir conhecimento, como faço com um amigo gay que está abrindo seu primeiro salão de cabelereiro”, salientou a empresária.

Taça Antiquario bar cafe

Por fim, Ana aconselha a quem quer investir e se tornar um empreendedor. “Não desista e seja estratégico e inteligente. Não aja com o coração e emoção, mas foque nas questões racionais.”

Para saber mais sobre Ana Paula e seu negócio, siga o perfil do Instagram @antiquariocafe

E aí, gostou desta história? Para não perder nada, acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda