Negócios

Da cozinha à sala de aula: chef Wellington empreende e ensina

Postado em: 13 de Maio de 2022 às 15:18 Por Jhonatan Alves

Do empreender ao ensinar, Wellington é exemplo que o trabalhador de alimentação pode estar em várias áreas e se destacar em todas elas!

Sabe aquela história que nos inspira a continuar batalhando por nossos sonhos? Então, a gente veio contar uma dessas para você que trabalha no ramo de alimentação e sonha em um dia dar aulas sobre o tema.

A maioria das pessoas têm boas lembranças da infância e para o chef, cozinheiro, confeiteiro e professor, Wellington Borges da Silva, de 29 anos, morador de Francisco Morato – SP, não é diferente. Ele relembrou com carinho os dias em que gostava de ver sua mãe cozinhando em casa.

empreende prato

“Sempre fui uma criança muito caseira, não gostava de brincar muito na rua e sempre ficava em casa com a minha mãe e gostava de ver ela cozinhando, era um cheiro maravilhoso que ficava pela casa. Então decidi que iria estudar cozinha”, lembrou.

Wellington seguiu firme no sonho. Anos mais tarde, em 2011, o jovem já terminava seu curso de técnico em Cozinha e Nutrição em uma escola técnica estadual e iniciava na carreira. “A partir disso sempre trabalhei e estudei sobre o tema alimentação. Em 2018, concluí a faculdade de gastronomia”, pontuou o chef.

empreende chef

Uma das primeiras aventuras no empreendedorismo de Borges, foi seu negócio de confeitaria, o @wellbsbolosedoces. Após abrir sua empresa, o reconhecimento pelo talento foi tanto, que não demorou para ele atuar em outra área também: a de professor de culinária.

“Abri minha empresa em um ano e no ano seguinte tive a oportunidade de começar a ministrar cursos em duas empresas renomadas, uma com foco em alimentação saudável e outra de cozinheiro e confeiteiro profissional”, frisou.

empreende bolos

A jornada para conciliar a vida de empreendedor e professor não é nada fácil. Wellington precisa se organizar e ficar atento às datas e produções.

“Tenho que ser muito organizado com os conteúdos das aulas e os pedidos dos clientes. Deixo três dias na semana para produção e entrega dos pedidos dos clientes e nos demais dias ministro as aulas. E sempre que possível compartilho minha vivência e experiência para os alunos”, revelou Borges.

Para os empreendedores que querem ingressar na carreira e um dia chegarem a dar aulas, o chef deixou um conselho. “Nunca deixem de estudar e aprender sobre as áreas que encontramos na gastronomia, pois com o passar dos anos surge muitas novidades e sempre temos que nos atualizar, além de ter paixão por passar conhecimento aos outros.”

Wellington_empreende

Apesar das inúmeras alegrias na profissão, Wellington não deixa de expressar alguns obstáculos que os trabalhadores de alimentação encaram. “Uma dificuldade que temos enfrentado na área de alimentação é o alto preço dos insumos para produção de produtos, isso afeta o valor final do nosso produto e infelizmente o cliente sente no bolso e muitas vezes deixa de comprar”.

Em contrapartida, o habilidoso cozinheiro não se deixa esmorecer e vê na clientela sua maior esperança. “Meu maior prazer é ver a reação de alegria e felicidade quando eles provam o prato ou doce, que fazem lembrar da infância ou momento marcante de suas vidas, até mesmo em presentear alguém ou ser presenteado, a alimentação une as pessoas de todas as formas”, finalizou o chef.

empreende_doces

Wellington já marcou presença em dois famosos programas de culinária da TV fechada no canal GNT, o ‘Sabor Jogo’ e o ‘Que seja doce’.  

E aí, gostou dessa história inspiradora? Para não perder nada, acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.  

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda