Negócios

Empreendendo em 2022: seu novo negócio além do sonho

Postado em: 10 de Novembro de 2021 às 18:14 Por Jhonatan Alves

Empreender envolve mais do que simplesmente começar um negócio novo. Para amenizar riscos e ter mais chances de sucesso é necessário investir em tempo de aprendizagem! Confira!

O sonho de empreender é presente na vida de muitos brasileiros. Durante a pandemia de coronavírus foram quase 14 milhões de novos empreendedores que surgiram pela necessidade ou porque agarraram uma oportunidade. Para se abrir um novo negócio é necessário muito planejamento e preparação, a fim de que o negócio seja um sucesso.

A Academia Assaí trouxe aqui um guia em matéria para quem quer iniciar um novo negócio. Para este material, conversamos com o consultor de Negócios do Sebrae Jundiaí - SP, Marco Antônio Ramos, que deu dicas especiais aos futuros empreendedores, para que não errem na hora de colocar o sonho em prática.

01 - Procure ajuda especializada

Ajuda especializada empreender

A primeira dica de Marco é que os interessados em abrir um negócio, primeiro procurem ajuda especializada para direcionar os passos. “Para minimizar os ricos é importante que o empreendedor busque uma instituição especializada em pequenos negócios como o Sebrae, por exemplo, que oferece cursos gratuitos, presenciais e online”, destacou o consultor.

Um espaço que oferece formação gratuita aos empreendedores é a Academia Assaí, que além de cursos gratuitos, orienta e dá dicas especiais via rede sociais aos empreendedores.

LEIA: Conheça a história de quem decidiu empreender durante a pandemia     

LEIA: Capacitação é a palavra-chave do sucesso do empreendedor

 

02 - Tenha um bom Plano de Negócios

Plano de negócios empreender

Assim como no âmbito pessoal, ter planos e estratégias para seus negócios é fundamental. Esse plano vai direcionar os primeiros passos do seu negócio, olhando a curto, médio e longo prazo, o que sua empresa poderá oferecer de novo no mercado.

No portal da Academia Assaí você encontra orientações de como iniciar seu plano de negócios, mas é importante um acompanhamento para que ele seja efetivo ao seu novo negócio. CLIQUE AQUI E ACESSE A MATÉRIA SOBRE PLANO DE NEGÓCIOS

LEIA: Dicas de como abrir o próprio negócio

03 - Características de um novo empreendedor em 2022

Características empreender

Planejamento e organização soam até repetitivos, mas de acordo com Ramos, sem eles é impossível ser um empreendedor. “Para ser um empreendedor é necessário ser bom em planejamento e em organização, ou caso não seja precisa desenvolver essas habilidades”, pontuou.

Além disso, o consultor de negócios ainda frisou que uma forte rede de contatos, disciplina e resiliência são outras características de peso para empreender com qualidade.

LEIA: Comportamento empreendedor

LEIA: Características do empreendedor de sucesso
 

04 – Desafio e Diferencial

Diferencial competitivo

Empreender por empreender já não é mais suficiente. Para se tornar um empreendedor em 2022 é necessário inovar e trazer à clientela algo novo no mercado, ou que ainda está em crescimento e poucas pessoas comercializam.

“É preciso que o empreendedor se questione: qual meu diferencial competitivo? Isso é necessário para que agregue valor ao seu produto ou serviço. A competitividade está grande e o mercado já não comporta tanta gente fazendo a mesma coisa”, enfatizou o consultor Marco.

LEIA: O Que é Marketing e porque é tão importante ao seu negócio

LEIA: O empreender dos jovens: conquista de espaço pelo olhar digital

 

05 – Benefícios em ser um empreendedor

Empreender Benefícios

Apesar dos muitos desafios, ser empreendedor permite que o indivíduo possa trabalhar sua autonomia. “O empreendedor nunca vai trabalhar sozinho, mas sempre terá autonomia para fazer escolhas”, disse Ramos.

Planejar com suas características, ter acesso ao lucro bruto, responsabilidade empresarial e até mesmo gerar oportunidades de emprego e renda, esses são outros benefícios do empreender.

Estar em um negócio é maravilhoso, mas também pode ser exaustivo. Por isso, antes de qualquer coisa verifique se sua saúde mental está em dia. Arcar com a responsabilidade do empreender muitas vezes faz com que os sonhadores desistam. Acesse a matéria do Portal da Academia Assaí sobre saúde mental e já se prepare para ser um novo empreendedor. Link abaixo.

CLIQUE: 10 DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

LEIA: Otimismo e pé no chão para empreender melhor  

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão
Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Ki Sabor
Qualy
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor