Negócios

Ferramentas de organização para facilitar seu 2022

Postado em: 09 de Novembro de 2021 às 17:36 Por Jhonatan Alves

Organize seu negócio com ajuda dessas dicas e ferramentas para um 2022 de muito sucesso!

2022 já está aí! E o(a) empreendedor(a) certamente já tem planos para o novo ano! Mas, caso você queira uma ajuda para organizar seus negócios ou mesmo iniciar um, a Academia Assaí vai ajudá-lo(a) com isso. Separamos algumas dicas e ferramentas especiais para empreender e se organizar em 2022. 

Empreender sempre envolve riscos, sejam eles menores ou maiores, por isso, é importante estar atento ao planejamento e à pesquisa de mercado, a fim de que suas expectativas estejam alinhadas aos resultados possíveis dentro do seu ramo de atuação. 

Um passo inicial para empreender e se organizar é ter consciência de qual é o seu negócio. Se você vende ou vai vender doces, por exemplo, é importante ter um bom conhecimento a respeito do assunto. Fica inviável a comercialização de doces de confeitaria se você nunca fez sequer um brigadeiro. 

Outro ponto fundamental é estudar o mercado da área em que você empreende ou vai empreender, ou seja, entender as demandas e as novidades para não se perder naquilo que o(a) agrada. Temos certeza de que os papais e mamães adorariam que os filhos consumirem apenas legumes e verduras, mas há um apelo da garotada por outros tipos de alimentos, ou seja, a demanda é outra se comparada à vontade dos pais. No caso de um pequeno negócio de alimentação, quem dita as regras da comercialização são os clientes.

No sentido financeiro, o assunto chama mais atenção porque tudo depende disso – do investimento dar certo. Mas há uma maneira mais fácil de gerir esse risco: com a ajuda de anotações. Manter uma planilha de cálculos de custos fixos e variáveis é importante para não se perder e conseguir manter as contas em dia. Para fazer uma planilha assim, basta, mensalmente, listar todos os gastos fixos, como contas de água, luz, internet, gás, folha de funcionários (se houver), e os gastos variáveis, como taxas, dinheiro extra para emergências, aumento nas contas de custo fixo, entre outros. Distribuindo tudo de maneira facilitada para visualização, fica mais fácil controlar os gastos e entradas. 

Além disso, também há a necessidade de manter uma rotina de divulgação e marketing para os seus produtos. Para os empreendedores do ramo de alimentação, separamos um e-book especial para fortalecer essas ações no ambiente digital, o “Redes Sociais Descomplicadas para o Pequeno Negócio”, que você pode baixar clicando AQUI.    

Mesmo diante de todas essas dicas, é importante respeitar seu tempo sob a ótica da missão, da visão e do valor. Esses três pilares devem nortear seu negócio com base naquilo que você predeterminou quando decidiu abrir sua empresa. A missão é aquilo que você quer cumprir, o porquê da sua empresa existir. A visão é o que você projeta a partir da empresa, o que ela quer ser onde está estabelecida, e os valores são os princípios básicos de comportamento da empresa, como, por exemplo, o respeito à preservação ambiental, a ética, o compromisso com a inovação, etc.

Sendo assim, respeitando as dicas mencionadas acima, uma maneira de se organizar é com a ajuda da tecnologia. 

Anote aí as dicas de aplicativos para se organizar!

Google Keep

Keep organização
Esse aplicativo serve como um bloco de notas que se integra a outros serviços do Google, como o Gmail e o Calendar. Dentro dele, é possível fazer listas e anotações e adicionar imagens e arquivos de sons. 

Trello
Trello organização
Esse aplicativo, que também pode ser usado em computadores, é ótimo para gerenciar trabalhos em conjunto. A partir de quadros, as demandas podem ser supridas e acompanhadas nas colunas de cada indivíduo ou setor de uma empresa. Ele permite compartilhamento de links, imagens, vídeos, entre outros. 

Evernote
Evernote_organização

É um sistema de notas já consagrado no mercado. Com formato de post-its, ele é mais visual e permite a criação de tarefas e subtarefas. Além de ter buscas dentro do aplicativo, ele também guarda textos para serem lidos mais tarde – e não necessita de internet. 

TickTick
TickTick organização

Possui abas para tarefas de trabalho e da vida pessoal. Você pode gerir, ao mesmo tempo e em um só aplicativo, todas as áreas da sua vida. O aplicativo tem integração com o e-mail. Além disso, com ele, é possível criar um filtro com a opção de etiquetas, para que fique mais fácil de achar as demandas dentro do aplicativo.

 Organizze
Para as finanças, um aplicativo que não pode faltar é o Organizze. Ele permite a criação de categorias como aluguel, empréstimo e outros. Gera gráficos simples de acordo com as informações inseridas nele e tem a função de criar alarmes para pagamentos de contas que estão a vencer, além de dar a opção ao usuário de poder traçar metas financeiras.  

Monitoramento global é o segredo
Monitoramento organização

Para se ter um 2022 organizado, por mais aplicativos que se use, o importante é estar por dentro de tudo o que acontece no seu negócio e o que pode afetá-lo. A onisciência, ou seja, saber tudo, não é uma habilidade humana, mas existem meios para se manter inteirado sobre os assuntos que envolvem seu negócio. 

Em primeiro lugar, você deve estar a par e ter um bom relacionamento com todas as “pontas” do seu empreendimento: desde o fornecedor e o cliente até a mãe da cliente que deu um pitaco na encomenda do bolo ou mesmo aquela criança que sugeriu que seu restaurante tivesse um espaço para brincar. Todos são importantes e podem agregar conhecimento a respeito do seu negócio, seus produtos e seus serviços. 

De um ponto de vista geral, caso você queira receber notícias do mundo todo sobre determinado tema, use o recurso Google Alerts, que, após você definir um termo, toda vez que aquela palavra aparecer em um texto ou site na internet, você será notificado via e-mail. 

Outra maneira é se inteirar por meio de revistas “nichadas”, que nada mais são do que revistas e jornais que falam só sobre um assunto específico. Atualmente, com a queda dos produtos impressos, quem faz esse trabalho são os influencers (criadores de conteúdo) e os perfis de Instagram focados em um só tema. Há inúmeros nomes da confeitaria na internet, por exemplo, que podem ser uma referência para novos boleiros e doceiros de primeira viagem. 

Manter uma aproximação com a clientela pode garantir uma organização melhor de fluxos. Ou seja, quando se está perto do cliente, você entende as reais demandas e pode explorar esse universo com mais propriedade. Tenha um canal para conversação com os clientes – pode ser pelo WhatsApp ou mesmo por meio de outras redes sociais – para que haja interação e trocas envolvendo mais do que comprar, simplesmente. Desperte um sentimento de cooperação mútua: o cliente compra porque precisa e você oferece o melhor para aquela necessidade, despertando, assim, aproximação e gratidão. 

Capacitação para organizar e gerir

Gerir_organização

É imprescindível que o(a) empreendedor(a) se aperfeiçoe para gerenciar e organizar seu negócio de maneira mais efetiva. Um estudo recente mostra que quem estuda mais tende a ser mais feliz. O levantamento foi conduzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e realizado em 15 países.

 De acordo com o estudo, as pessoas que estudam mais são mais felizes, porque desenvolvem habilidades, têm melhora na condição social e acessam conquistas sociais e profissionais com muito mais facilidade.

 Pensando nisso, a Academia Assaí oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento e, também, eventos a distância para os empreendedores focarem em seus produtos e vendas. O Portal Academia Assaí tem disponível, na aba “cursos online”, capacitações sobre mercearia, vendas por encomenda, pizzarias, empreendedorismo, dogueiros e superação de desafios e como enfrentar as crises. 

 O curso Bares e Lanchonetes já ganhou novas aulas e certificação garantida!

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí