Negócios

Noeli superou desafios para empreender na confeitaria

Postado em: 23 de Dezembro de 2021 às 16:52 Por Jhonatan Alves

Noeli e seu negócio de confeitaria foram um dos 15 destaques do Prêmio Academia Assaí 2021! Para empreender, ela precisou de resiliência! Confira a história inspiradora:  

A gastrônoma e confeiteira, Noeli Angelita Araujo Borges Fernandes, 37 anos, moradora de Rolândia – PR, teve que superar um grande impacto para empreender com a ‘Abeille Gourmet Confeitaria Artesanal’. Formada em gastronomia desde 2008, ela havia sofrido um acidente, o que a afastou do mercado de trabalho. Após o ocorrido, ela começou a estudar mais sobre confeitaria e viu uma oportunidade.

“Mesmo com a limitação física ocasionada pelo acidente, comecei a desenvolver um trabalho informal, fazendo pães de mel e trufas para vender para os amigos. Aos poucos fui recuperando a mobilidade e fui avançando no mercado. Em 2014, quando voltei a morar perto da minha família no sul, meu pai começou a me ajudar com as vendas”, contou a empreendedora.

doces noeli

Dali para a frente, ela sabia que aquela seria uma oportunidade para continuar a trabalhar. “Em 2017 formalizei o negócio: eu produzia e meu pai vendia. Conhecemos algumas pessoas do setor de turismo e passamos a fazer algumas feiras pelo Estado, mas ainda seguíamos com o trabalho diário como ambulante.”

No meio da história, a trajetória dos empreendedores foi bruscamente afetada pela pandemia de coronavírus e com o negócio de Noeli, não foi diferente. “Com a chegada da pandemia, nossas atividades ficaram paradas completamente por aproximadamente 8 meses. Então, um amigo nos indicou um produto para trabalharmos com parcerias e tivemos que trilhar um novo caminho para conquistar pontos de venda”, relatou.

Pai noeli

Ela ainda complementou como segue atualmente seu negócio. “Hoje estamos atendendo encomendas de doces para festas, voltando aos eventos gastronômicos com nossos famosos pães de mel, palhas italianas, entre outros e com diversos pontos de revenda dos nossos bombons pela cidade”, comemorou.

Para ela, a maior dificuldade em empreender nos dias de hoje é lidar com o digital. “Hoje, com tantas vitrines digitais, a competitividade no setor é muito grande e eu tenho muita dificuldade em usar as mídias digitais para divulgar meu trabalho. Com isso, sinto que perdemos muitos clientes de encomendas e não avançamos muito neste segmento.”

mae noeli

Mas, isso não desanima Noeli, que a cada dia vê na sua profissão uma maneira de levar alegria às pessoas. “Nosso slogan é ‘produzindo sabores, revelando emoções’, e acho que é nele que eu falo mais do meu prazer em empreender. Desenvolver receitas, criar sabores novos, surpreender as pessoas que tinham certas ressalvas sobre um doce, isso é muito prazeroso”, enfatizou.

Além disso, com o negócio, a empreendedora pode estar mais perto da família. “Eu posso estar sempre com minhas filhas, participar da vida delas de uma maneira intensa, que eu jamais poderia se tivesse uma rotina fixa. O que não representa trabalhar menos, mas é a flexibilidade que eu tenho em poder ajustar minha rotina a rotina delas que faz a diferença.”

Premio cursos noeli
Após o Prêmio 2021, Noeli foi convidada a ministrar cursos de confeitaria

PRÊMIO 2021 – Após ser informada sobre o Prêmio 2021 por uma funcionária que ministra cursos no Assaí, a empreendedora decidiu participar e se tornou uma entre os 15 destaques da edição. “Eu fiquei muito orgulhosa em saber que ganhamos, pois muitas vezes passamos nossas dores de empreendedor sozinhos, sem ter alguém para nos dar um apoio ou chamar atenção para algo que estamos errando. A premiação me ajudou a desesperar menos e a manter mais o foco no que importa”, salientou Noeli.

Com o apoio financeiro e demais prêmios que recebeu no Prêmio Academia Assaí 2021, a empreendedora não perdeu tempo. “Comprei um equipamento para ajudar na produção, paguei uma dívida da empresa, investi um pouco na melhoria da marca e agora estou estudando a compra de outro equipamento para um novo produto que desejo trabalhar em 2022”, disse.

Para os empreendedores, ela deixa um recado. “Se planejem a curto, médio e longo prazo.  É a primeira lição, pois eu comecei sem pensar muito, sem saber onde queria chegar e isso me fez perder muito tempo e mercado. Além disso, é muito importante estudar, porque geralmente começamos sozinhos e vamos levando tudo enrolado, mas precisamos cuidar das finanças, dos custos, da divulgação, das vendas, da produção e ninguém nasceu ‘expert’ em tudo isso, então estude para saber pelo menos o mínimo para tocar seu empreendimento de forma saudável”, finalizou.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Noeli pode seguir o perfil do Instagram @abeillegourmetchocolat

E aí, gostou dessa história incrível? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Ki Sabor
Qualy
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor