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É Bolo de Rolo - Academia Assaí

É Bolo de Rolo: como a confeitaria pernambucana conquistou o Brasil

Postado em: 27 de Outubro de 2023 às 16:00 Por Redação

De Pernambuco para o Mato Grosso do Sul. Do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para o Brasil! 

No Mês do Empreendedor, nada mais proveitoso do que contar a história de uma empreendedora que transformou um sonho em realidade com seu bolo de rolo.

A confeiteira Karoliny Araújo é a prova de que o empreendedorismo não tem fronteiras. Com seu negócio de bolo de rolo, ela conquistou o Prêmio Academia Assaí 2023 na categoria Ambulantes a nível nacional.

Agora, Karoliny é uma inspiração para todos os que sonham em ter seu próprio negócio! Ela é a criadora do É Bolo de Rolo!, um empreendimento de alimentação que vende bolos de rolo deliciosos e variados em Campo Grande.

E aí, está interessado em conhecer a história de Karoliny Araújo, do seu negócio É Bolo de Rolo! e suas dicas para empreendedores alimentícios? Fique conosco e vamos nessa!

A pernambucana que conquistou o Mato Grosso do Sul com seu bolo de rolo

É Bolo de Rolo, vencedor nacional ambulantes - Prêmio Academia Assaí 2023

Karoliny iniciou o bate papo comentando como ela foi parar a mais de 3 mil km de casa, do Pernambuco para a região Centro-Oeste do Brasil. “Minha família tinha uma produtora cultural que atuava na parte fonográfica e realização de eventos. Enxergamos uma possibilidade de explorar o mercado no Mato Grosso do Sul e eu viajei a Campo Grande com o objetivo de passar 6 meses”.

Contudo, com a veia do empreendedorismo dentro de si, após se distanciar da área profissional que estava inserida, ela notou uma lacuna no segmento de alimentação. “Em 2022, que deveria ser meu ano sabático, avaliando o mercado, percebemos uma outra carência na área de alimentação. Foi aí que eu e uma amiga decidimos abrir o É Bolo de Rolo!”.

Essa carência que as amigas perceberam foi por meio de uma pesquisa online com palavras chave conectadas ao termo “bolo de rolo”, além de buscar junto a comunidade nordestina local. “Após isso, fomos a Campo Grande ver o que a confeitaria tradicional oferecia em padarias e cafés”

Ainda, segundo a confeiteira, “algumas padarias e cafés tinham algo semelhante ao bolo de rolo, mas não a receita original”.

Após muita pesquisa, começou a fase de mão na massa. E aí, inicialmente, o negócio foi ganhando corpo através de divulgações. “Divulgamos aos nossos contatos no WhatsApp, grupos de condomínio, marketplace do Facebook e através do nosso perfil no Instagram”

O grande “boom” do É Bolo de Rolo! veio mediante às participações em feiras livres que tem na cidade. “Além de ser um canal de venda físico, se tornou também um excelente meio de divulgação em pontos estratégicos de Campo Grande”, avaliou Karoliny.

O segredo do bolo de rolo: insumos de qualidade e escolhas certeiras

A confeiteira pernambucana, que agora pode-se dizer um pouco sul-mato-grossense também, afirma que o seu produto é elaborado a partir da receita original do bolo de rolo de Pernambuco. “Na confeitaria, podemos brincar com texturas e sabores. Mas, quando se trata de uma iguaria que é patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco tombado pela Unesco, precisamos assumir o tradicionalismo que cabe a esse título”.

Embora o negócio possua um mix com mais de 20 produtos entre sabores, tamanhos e derivados, o carro chefe do É Bolo de Rolo! é o bolo de rolo tradicional de goiabada. Mas não pense que é fácil fazê-lo, viu? O passo a passo da produção é quase um experimento científico.

“Para garantir a autenticidade do produto, temos que usar o percentual certo de lipídio, a farinha de trigo mais fina e uma série de detalhes que faz toda a diferença na produção final”.

Não basta uma comida gostosa, o atendimento de qualidade é um diferencial 

Uma das razões da escolha de Karoliny bolo de rolo é porque é uma receita que faz parte da cultura. Então, levar um pouco do sabor de Pernambuco para o Mato Grosso do Sul, que é um lugar tão diferente, seria uma experiência bem interessante.

Contudo, sabemos que existem outros pilares fundamentais na hora de vender, né? E o atendimento ao cliente é um deles. Em relação a isso, Karoliny comentou: “o nosso objetivo é promover uma experiência pernambucana autêntica. Não apenas no paladar, mas também no atendimento, tendo em vista que, culturalmente, o povo pernambucano é muito acolhedor”.

Bom, e a estratégia se estende em várias frentes. “Aplicamos isso na comunicação em nossas redes sociais e em nosso atendimento pessoal nas feiras e eventos”, contou.

Ainda, Karoliny nos revelou um dos segredos na hora de encantar o cliente desde o primeiro contato. “Quando estamos em atendimento, aquele tempo é dedicado ao cliente, não a venda em si, mas a pessoa”. E ela conclui: “o primeiro objetivo não é vender e sim encantar. Uma saudação amistosa, demonstrar interesse nele são estratégias que fazem a diferença. Buscamos criar vínculos para estimular a fidelização”.

Essa dica, sem sombra de dúvida, é para anotar e não esquecer, hein?!

Como a cultura e gastronomia pernambucana inspiram o É Bolo de Rolo!

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É Bolo de Rolo, confeitaria pernambucana - Academia Assaí

O bolo de rolo é um tipo de bolo enrolado com recheio, que pode ser de goiabada, doce de leite, chocolate ou outros sabores. Ele tem origem portuguesa, mas foi adaptado pelos pernambucanos com o passar dos anos. Desde 2008, ele é considerado um patrimônio imaterial do estado e um símbolo da sua gastronomia tão diversa e saborosa.

Pensando nesse grande impacto da cultura pernambucana, Karoliny conta como ela incorpora este significado em suas vendas. “Nossos stands nas Feiras são temáticos na decoração. A bandeira de Pernambuco, inclusive, aparece antes do bolo de rolo, ela é um chamariz”, contou.

Como dá para perceber, o negócio do É Bolo de Rolo! busca evocar o seu pertencimento à cultura de Pernambuco. E a dona do empreendimento vai além, quando compartilha outras maneiras de usufruir disso positivamente em suas vendas. “Promovemos postagens com músicas nordestinas, explorando o colorido que só o nordeste tem. Utilizamos também em nossos uniformes e nas postagens de redes sociais”.

Ah, e claro, não poderia passar batido o sotaque, né? 

“O sotaque é algo natural que se tornou parte atrativa na É Bolo de Rolo!”. Segundo Karoliny, uma curiosidade é que o seu negócio possui clientes que fazem pedidos justamente para escutar seu sotaque pernambucano. “Isso remete às experiências que os clientes tiveram em férias no nordeste ou até mesmo relembram raízes daqueles que saíram de lá há muito tempo”, concluiu a confeiteira.

Prêmio Academia Assaí: sua trajetória rumo à premiação nacional

O Prêmio Academia Assaí ocorre anualmente e tem papel importante no reconhecimento e valorização dos negócios de alimentação pelo Brasil. Em cima disso, perguntamos para Karoliny, vencedora nacional, como foi sua caminhada até conquistar a principal premiação da categoria Ambulantes

“Fiquei muito atenta ao cronograma devido ao conhecimento que seria compartilhado. Como as atividades eram à noite e durante a semana, tive certa facilidade em conciliar as tarefas com a nossa rotina”.

Ao longo do Prêmio, em suas diferentes fases, os classificados ganharam prêmios especiais, que contribuem para o desenvolvimento do negócio. E isso foi fundamental para o É Bolo de Rolo! evidenciou Karoliny. “Confesso que as premiações das etapas anteriores foram incentivadoras demais! Até então, estávamos trabalhando sem capital de giro, e isso pesa um pouco no dia a dia, pois gera uma pressão em torno da venda e retarda o processo de produção”.

Posteriormente, os 30 vencedores regionais cumpriram uma semana de imersão em São Paulo, onde puderam aprender diversos temas fundamentais para o crescimento do negócio, junto a profissionais referência no segmento de alimentação.

“A semana de imersão ampliou o meu entendimento para potencializar o meu negócio. Confesso que fui para ela destinada a ganhar, porque no momento em que chegamos, só um investimento financeiro poderia nos ajudar a escalar a produção e vendas”, confessou.

Como uma vencedora nacional, o É bolo de Rolo! levou para casa R$ 10 mil, fora as outras premiações em dinheiro que foram fornecidas nas fases anteriores, que Karoliny já ressaltou a importância.

“Fiquei pensativa se seria eu mesmo a vencedora da categoria ambulante quando o Fábio (Gerente de Sustentabilidade do Assaí Atacadista) disse que era alguém de Campo Grande. Uma sensação indescritível! Soou como uma aprovação de fase. Ainda hoje, quando lembro, me emociono”.

Confira mais detalhes sobre a 6ª edição da premiação aqui!

Bolo de rolo de sucesso: dicas finais para empreender e conquistar o mercado

Para encerrar, perguntamos para a confeiteira pernambucana algumas dicas que ela poderia fornecer para quem tem o desejo de empreender do zero ou quer alavancar suas vendas.

“É importante que o empreendedor enxergue o seu propósito com clareza e que tenha um equilíbrio entre razão e emoção”. Karoliny diz que muitos negócios acabam prejudicando o seu desenvolvimento quando o empreendedor não sabe dosar os sentimentos.

“Percebo em muitos negócios uma tônica mais emocional, o que reflete no amadorismo e impossibilita o crescimento. Outros, só pensam em vendas e números. Nesse caminho, exclusivamente racional, não geram conexão que pode catalisar o crescimento”, afirmou a empreendedora.

E ela prosseguiu com as dicas. Anote aí! “O empreendedor precisa desenvolver a habilidade de enxergar o seu negócio de cima, com uma visão mais macro. Oferecer algo de qualidade é obrigação, é básico e não é diferencial”

Então, Karoliny dá a receita do caminho correto a seguir. “Capacitação nunca é demais!”. A dona do É Bolo de Rolo! reforça o quão essencial é investir no seu próprio crescimento. 

“Com princípios e valores estabelecidos em seu propósito, você finca raízes e mantém a mente aberta para coisas novas, sem perder de vista o que realmente deseja”.

Esperamos que você tenha gostado da entrevista e que tire lições de aprendizado da trajetória da empreendedora pernambucana. 

Nós ficamos muito felizes em conhecer a história da Karoliny e do É Bolo de Rolo!. Ela é um exemplo de como a Academia Assaí pode transformar vidas e impulsionar negócios. 

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