Negócios

Padaria Santa Tereza, a padaria mais antiga do Brasil, no podcast Negócio em Dia, da Academia Assaí

Padaria mais antiga do Brasil: conheça a Padaria Santa Tereza

Postado em: 22 de Março de 2024 às 17:23 Por Redação

Com mais de 150 anos de história, a Padaria Santa Tereza, localizada em São Paulo-SP, é a mais antiga do Brasil. A padaria mantém receitas centenárias e aposta nas redes sociais para conquistar novos clientes.

No Centro Histórico da capital paulista há um importante pedaço da história do empreendedorismo brasileiro no setor de alimentação. Atrás de uma elegante fachada, em um prédio de dois andares, está localizada a Padaria Santa Tereza, que é reconhecida como a padaria mais antiga do Brasil em funcionamento.

O podcast Negócio em Dia, da Academia Assaí, recebeu a atual gestora da Padaria Santa Tereza, a sócia-proprietária Natália Maturana, que compartilhou alguns dos segredos de sucesso da padaria mais antiga do Brasil. Ouça o episódio completo:

Tradições centenárias

Fundada em 1872, a Padaria Santa Tereza mantém até hoje em seu cardápio algumas iguarias que são oferecidas desde que abriu as portas, ainda na época do Império. Destacamos a coxa creme - coxa de frango empanada e suculenta - e a canja, um item que, segundo Natália, é procurado até mesmo nos dias mais quentes de verão.

Coxa creme da Padaria Santa Tereza em São Paulo, a padaria mais antiga do Brasil
Algumas das delícias da Padaria Santa Tereza, incluindo a famosa coxa creme. Foto: Instagram Padaria Santa Tereza

Além das receitas centenárias, outra tradição da Padaria Santa Tereza é prezar pelo atendimento aos clientes. Tamanha é a proximidade com a clientela que, de acordo com Natália, alguns clientes recorrentes não precisam nem fazer o pedido: “Nossos funcionários já sabem o que eles vão querer e levam até eles em suas mesas”.

CONHEÇA O CURSO "PADARIAS E CONFEITARIAS": ONLINE, 100% GRATUITO E COM CERTIFICADO. CLIQUE AQUI E COMECE AGORA!

A padaria mais antiga do país está sob a administração da família Maturana desde a década de 1990. O avô de Natália era um desses clientes fiéis da Santa Tereza e tinha o sonho de adquirir a padaria, que finalmente se concretizou. Até hoje, a administração é familiar.

A primeira sede da padaria já não existe mais e a mudança para o endereço atual ocorreu na década de 1940.

A Padaria Santa Tereza tem dois espaços. No primeiro andar fica o balcão, onde são servidos lanches rápidos. O segundo andar, que foi inaugurado em 2006, tem mesas onde é possível se sentar com calma, seja para um café da manhã, almoço ou para um cafezinho a qualquer hora do dia. O ambiente é aconchegante e preserva a arquitetura original do casarão histórico, convidando os clientes a uma viagem no tempo enquanto apreciam os sabores da padaria.

Fachada da Padaria Santa Tereza, no Centro Histórico de São Paulo, a padaria mais antiga do Brasil
A fachada da padaria mais antiga do Brasil, no Centro Histórico de São Paulo. Foto: Instagram Padaria Santa Tereza

Presença nas redes sociais

Além da clientela fiel, que frequenta a Padaria Santa Tereza há anos - até mesmo décadas - um novo perfil de público tem sido cada vez mais frequente no local, especialmente no período pós-pandemia: são clientes que chegam através das redes sociais. “Antes da pandemia, nós não trabalhávamos muito com as redes sociais”, conta Natália, em entrevista ao podcast Negócio em Dia.

Durante a pandemia, diante de todas as dificuldades que esse momento impôs aos comerciantes, a Padaria Santa Tereza apostou no potencial das redes sociais. O resultado, conta Natália, é percebido em números: 

“Em um sábado, nós recebíamos uma média de 400, 450 pessoas. E hoje, depois de trabalhar tanto o marketing e usar as redes sociais, nós atendemos entre 600 e 700 pessoas. São pessoas que nunca vieram na padaria antes e me falam ‘eu vim conhecer porque vi no TikTok, no Instagram’. Tem dado um retorno muito legal”.

Natália Maturana, da padaria Santa Tereza, a padaria mais antiga do Brasil
Natália Maturana, sócia-proprietária da Padaria Santa Tereza

O objetivo da empreendedora é consolidar a Padaria Santa Tereza como um ponto turístico do Centro de São Paulo. Afinal, ser uma padaria com mais de 150 anos e continuar se reinventando sem perder a autenticidade são atributos muito especiais.

Não deixe de ouvir o episódio completo do podcast Negócio em Dia com Natália Maturana. Ela falou de outros acertos e de erros que já cometeu na administração da padaria, das vantagens e desafios de empreender em família e muito mais! CLIQUE AQUI e ouça agora!