Brigadeiro de dendê
Brigadeiro de dendê
Receita realizada por: Aline Chermoula
A história da Chemoula Cultura Culinária
Uma viagem entre o sertão baiano, o continente africano e Nova Orleans, no Sul dos Estados Unidos. É desse intercâmbio que surgem dois dos pratos mais queridos da Chermoula Cultura Culinária: o gumbo e o jambalaya. Mulher negra, baiana e sertaneja, como se descreve, Aline Chermoula, 37 anos, hoje tem sua própria marca, que conecta pesquisa ao desenvolvimento de pratos que resgatam saberes africanos e sertanejos na cozinha.
A história do cardápio
por: Aline Chermoula
Aline ficou muito conhecida por ensinar o jambalaya. Espécie de paella, típica de Nova Orleans, com influências africanas, espanholas e ameríndias, é feito com camarão, alho-poró, pimentão, alecrim, arroz e frango. Depois de um tempo com os estudos em história percebeu que queria ser tornar chef e deixou o curso logo após conseguir uma bolsa integral pelo ProUni. As vivências majoritariamente com cozinha europeia que teve nesse período potencializaram ainda mais a vontade de romper com essa fronteira.
Depois dessas raízes construídas em mais de catorze anos de trabalho, Aline sonha em romper os limites de território e ser referência na pesquisa ancestral pelo continente base de seu trabalho.
Ingredientes:
- 1 Lata de leite condensado
- ½ Colher de sopa de gengibre ralado
- 2 Colheres de sopa de azeite de dendê
Modo de preparo:
Junte os ingredientes numa panela; Cozinhe em fogo baixo, por 18 ou 20 minutos; Mexa até começar a desgrudar do fundo da panela; Espere esfriar e enrole; Para a cobertura use coco queimado ou coco fresco ralado.