Empreendedorismo
De salão de beleza e lava car para padaria
Postado em: 06 de Agosto de 2020 às 14:38 Por Redação
Conheça a história do casal curitibano que adaptou a casa e a rotina para produzir pães caseiros
Até o dia 28 de março, no mesmo terreno da casa de Francielle e Felipe Rossini em Curitiba (PR), ela atendia em um salão de beleza e ele em um lava car. Como muitos pequenos empresários, o casal dependia do dinheiro que entrava no dia a dia para fechar as contas no final do mês.
Quando precisaram suspender as atividades profissionais para frear os avanços da pandemia, eles se viram diante de um dilema: aguardar o decreto municipal liberar as atividades, enquanto contraiam dívidas para arcar com as despesas diárias, ou mudar de área para poder continuar trabalhando durante o período. Para eles, o caminho foi adaptar a cozinha da casa e começar a atuar no setor da alimentação.
“O Felipe decidiu fazer pão porque é um produto de primeira necessidade. Como ele está presente diariamente na mesa do brasileiro, as pessoas comprariam com frequência”, conta Francielle.
Apesar de nunca ter feito pão, eles acreditaram no próprio potencial. Aprenderam pela internet as técnicas de panificação e, em pouco tempo, começaram a elaborar produtos diferentes, tanto no sabor quanto na apresentação.
Para conquistar os clientes, Francielle tirou fotos dos produtos e divulgou para os contatos de clientes do salão de beleza e do lava car que tinha no WhatsApp. O sucesso de vendas dos pães foi o sinal que eles precisavam para investir ainda mais na ideia.
Sem ter tempo a perder, a pequena cozinha do casal foi tomada por pães, formas e embalagens para a entrega. Na medida em que as encomendas aumentavam, eles buscaram maneiras de fazer mais e melhor. “Do desenvolvimento das receitas, o cálculo do custo do produto até chegar o preço final, a escolha dos fornecedores com preços acessíveis, a apresentação do produto e, ainda, as entregas seguindo as novas normas de higiene e distanciamento social, tudo isso precisou ser aperfeiçoado dia após dia”, enfatiza a empreendedora.
No começo a produção de pães possibilitou manter o padrão de vida, suprindo as necessidades básicas do casal. Após a divulgação da história de empreendedorismo pelo telejornal local e no programa de TV, Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, a vida deles mudou para melhor. “Com a visibilidade conquistada com o programa, conseguimos investir mais no nosso negócio e melhorar o padrão de vida, tanto financeiro quanto mental e emocional.”
Sem medo de crescer
Após alguns meses, a cozinha da casa ficou pequena para atender a demanda dos 400 clientes cadastrados. O caminho foi alugar um espaço próximo da residência do casal e montar uma cozinha exclusiva para a produção de pães.
Para que Francielle e Felipe se dediquem exclusivamente a produção dos pães, eles terceirizaram o serviço de delivery. Cheios de sonhos e planos para o futuro, já pensam nos próximos passos para o negócio. “No futuro, gostaríamos de abrir um café para que os clientes consigam degustar os produtos aqui no nosso espaço”, compartilha Francielle.
Neste caso, o maior desafio não foi adaptar as atividades da empresa e nem os seus produtos, mas para mudar de área, eles precisaram adaptar a vida, a rotina e a própria casa. Outro importante ensinamento do casal é que eles não tiveram medo de se reinventar para expandir mesmo durante a crise.
Histórias como essas inspiram quem está em busca de novas alternativas para vencer a crise. Acompanhe a série AdaptaAÇÃO aqui no Portal Academia Assaí Bons Negócios.