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Como oferecer uma experiência de consumo inesquecível para o cliente
Postado em: 08 de Novembro de 2020 às 06:00 Por Redação
Mais do que vender, pequenos negócios de alimentação devem buscar oferecer uma boa experiência de consumo, a partir de novos desejos e necessidades
A partir das tendências de consumo para 2021, é fundamental falarmos sobre o que segue ganhando relevância na hora da decisão de compra: a oferta de uma boa experiência de consumo.
E para te ajudar a entender o que os clientes estão buscando e onde você pode investir para atualizar produtos, serviços e processos, de acordo com esses novos desejos e necessidades, preparamos alguns questionamentos que serão fundamentais durante todas as etapas de adaptação do seu empreendimento de alimentação.
Confira!
BUSQUE OFERECER UMA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO INCRÍVEL
É provável que esta não seja a primeira vez que você lê sobre a importância de oferecer aos clientes uma boa experiência de consumo. Ainda assim, continue com a leitura para aprendar mais sobre o tema!
Mais do que comprar, curtir a experiência
Fazendo parte das grandes tendências dos anos anteriores, esse é um ponto fundamental também para 2021. Mas afinal, como um pequeno negócio de alimentação pode investir na experiência de compra de seu público? Além de um atendimento de qualidade, alguns pontos podem te ajudar nesse processo, sendo eles: agilidade, produtos diferenciados e atenção a etapa de pós-venda.
Mostre como o consumidor pode entrar em contato com você, responda sempre os comentários, as avaliações e mensagens enviadas pelos clientes, para que sejam estabelecidos relacionamentos mais duradouros.
Outra dica apresentada por Luiz Rebelatto, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, foi a de divulgar trabalhos se preocupando com as pessoas, e não necessariamente com produtos ou serviços, destacando os princípios do seu negócio e valorizando o seu público, com brindes e promoções, por exemplo.
Em nosso podcast, temos episódios que podem te auxiliar na hora de se preparar para esses pontos e focar no crescimento do seu empreendimento. Ouça e veja qual é a estratégia mais viável para você.
O que realmente importa?
“Mais atenção ao que realmente importa”, esse tem sido o lema de grandes campanhas e ações de marcas importantes em todo o mundo.
Vivemos em uma sociedade que está mais preocupada em ter momentos e experienciar trocas, o que se reflete em novos desejos de consumo e mudanças diretas no mercado.
Por isso, na hora de repensar produtos e entregas, o entrevistado sugere que o empreendedor pergunte a si mesmo: “como posso transformar o consumo dos meus produtos e serviços em uma experiência pessoal, única e agradável? O que meu consumidor realmente quer? O que ele está procurando?”.
A partir destas necessidades, buscas e desejos, é possível começar a desenvolver produtos que transmitam os valores que o público já está procurando: segurança, bem estar e sustentabilidade.
Sua empresa deve estar contextualizada nesse processo e expressar esses valores e cuidados fará toda a diferença.
Para isso, Rebelatto destaca a relevância de uma comunicação bem executada e apresenta como exemplo as embalagens: “ofereça rótulos com informações como: a maneira correta de jogá-las fora, tabela nutritiva e alimentos que compõem o seu produto, informações de como e onde aquele alimento foi feito. Compartilhe essa história, pois o público está interessado nela.”.
É essencial que o seu produto seja de qualidade, mas é igualmente importante você manter uma boa relação com o público, oferecendo todas as informações que eles buscam e fazendo da compra uma prazerosa experiência de consumo.
Acompanhe a Academia Assaí e esteja sempre preparado para tais mudanças e possíveis oportunidades no mercado de alimentação!