Atualidades
Conheça mais sobre o novo Pix
Postado em: 09 de Novembro de 2020 às 10:50 Por Redação
Lançado pelo Banco Central, o Pix é uma nova forma de transferência bancária e pagamentos instantâneos para facilitar transações financeiras no dia a dia
Novidade para quem precisa fazer transferências bancárias e pagamentos de forma simplificada, o Pix é uma nova modalidade criada pelo Banco Central para que bancos e instituições financeiras possam facilitar a vida de seus usuários.
O Pix começa a funcionar oficialmente a partir do dia 15 de novembro e é provável que todas as grandes agências bancárias, fintechs e instituições financeiras já disponibilizem o serviço a partir da data.
As fintechs são modelos de bancos digitais que também atuam como gerenciadoras financeiras e são facilitadoras tanto para empresas quanto para consumidores. Para saber mais sobre esse modelo de negócios, confira aqui a matéria sobre o assunto.
COMO FUNCIONA O PIX?
O Pix vai permitir a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos, além de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana. Isso significa que você poderá transferir dinheiro e pagar contas inclusive aos finais de semana, feriados e de madrugada.
Para quem trabalha com a venda caseira de alimentos e precisa organizar muitas contas e fornecedores, por exemplo, é uma ótima alternativa, pois você poderá fazer pagamentos a qualquer hora e, ainda, de forma mais barata, segundo a previsão de lançamento do Pix.
Por outro lado, você também poderá receber pagamentos de forma mais ágil e prática, já que os clientes poderão usar o Pix e transferir o valor da compra na hora para a sua conta.
Além disso, não será preciso ter nenhuma conta nova ou baixar um aplicativo específico. Como é uma iniciativa do Banco Central, a sua instituição financeira deverá disponibilizar esse recurso para você na hora de selecionar as opções de pagamento/transferência.
Atualmente, as formas mais comuns de transferência são o TED e o DOC, mas cada um deles cobra uma taxa para você transferir o dinheiro de acordo com o seu banco, e ainda possuem critérios específicos para que você consiga usá-los:
TED - Permite transferências de qualquer valor e o dinheiro cai na hora se o TED for realizado antes das 17h
DOC - Permite transferências de até R$ 4.999,99 e só cai no dia seguinte, podendo demorar mais tempo caso seja feito após às 22h.
Por isso, o Pix se torna tão vantajoso!
PIX É PARA TODOS
O Pix será uma nova forma de pagamento para qualquer usuário de conta financeira, basta que o pagador (quem envia o pagamento) e o recebedor (quem recebe o dinheiro) tenham uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech. E não precisa ser conta corrente, segundo o Banco Central.
Essas transações poderão ser feitas:
- Entre pessoas físicas;
- Entre pessoas e estabelecimentos comerciais (pessoa física e pessoa jurídica);
- Entre estabelecimentos;
- Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.
COMO USAR?
Para utilizar esse novo modelo você precisa fazer a sua chave Pix. Cada usuário terá sua própria identificação para efetuar transferências utilizando esse recurso.
Você já consegue solicitar a sua chave Pix desde já pelos canais de atendimento do seu banco ou da instituição financeira, informando dados pessoais como CPF/CNPJ, e-mail e número de telefone, porém só poderá usá-la depois da data de lançamento, prevista para o dia 15 de novembro.
Outra forma de conseguir a chave Pix sem precisar passar seus dados é utilizando uma chave aleatória. Ela é formada por letras, números e símbolos gerados aleatoriamente e funciona como um login, que identificará a sua conta e habilitará a nova opção na tela do seu aplicativo. Tudo é feito pelo aplicativo do seu banco ou direto em uma agência credenciada.
A previsão é de que o Pix seja gratuito para pessoas físicas e para MEIs (microempreendedores individuais). Portanto, se você tem um empreendimento que se encaixa na categoria de microempreendedor individual, poderá fazer suas transferências de graça.
Em breve, vamos conhecer essa novidade e experimentar uma nova forma de pagamento que promete facilitar o dia a dia e reduzir o tempo e as taxas de transações bancárias com apenas um clique!
Fique de olho no portal Academia Assaí Bons Negócios para mais notícias e lançamentos para ajudar o seu negócio de alimentos!