Dicas
Como montar uma pesquisa de satisfação para o seu negócio
Postado em: 16 de Janeiro de 2021 às 09:00 Por Redação
Você já ouviu falar ou sabe como montar uma pesquisa de satisfação?
Para muitos, esse tipo de estratégia é considerada uma das melhores formas de entender os interesses, o comportamento e as preferências do consumidor.
Para quem empreende, a pesquisa de satisfação pode ser um guia para medir o nível de satisfação do cliente, avaliar melhorias, encontrar novas oportunidades e obter feedbacks para possíveis ajustes.
Por isso, apresentamos alguns modelos para que você entenda como montar uma pesquisa de satisfação eficiente. Confira!
Pontuação de satisfação do cliente
A maneira mais fácil e econômica de montar uma pesquisa de satisfação é diretamente no seu ponto de venda.
Para isso, prepare um pequeno formulário com perguntas objetivas que se encaixem no propósito do questionário, como, por exemplo, se você deseja entender como está sendo o atendimento no seu estabelecimento ou, ainda, deseja incrementar algum ingrediente ou prato no seu negócio.
No primeiro exemplo, você pode incluir uma nota de 0 a 5 para o atendimento e, no segundo caso, incluir opções de múltipla escolha para os pratos que já estejam sendo pensados como uma nova opção. É importante que as perguntas nem o questionário sejam muito extensos.
Pesquisa de satisfação online
Existem diversas formas de criar uma pesquisa de satisfação online. Se lidar com a internet parece coisa de outro mundo para você, fique tranquilo. Plataformas gratuitas como o Google Forms e o Forms Microsoft são desenvolvidas para tornar tudo mais prático e funcional na hora de montar um formulário.
Além disso, você pode levar sua pesquisa a outros níveis de alcance no formato online, tendo em mente que até aqueles que ainda não conhecem seu estabelecimento ou negócio poderão ser impactados por esse formulário.
O ideal é usar essa estratégia para entender como aumentar sua clientela ou, ainda, atribuir novos pratos ao seu cardápio, baseando-se nas preferências do seu consumidor.
Pesquisa NPS
Usada pelos gigantes do varejo, a NPS (Net Promoter Score) é uma das métricas mais utilizadas para mensurar a qualidade do atendimento, dos produtos e dos serviços.
A proposta desse modelo é captar a probabilidade de recomendação do produto ou serviço para familiares ou amigos por meio de notas de 0 a 10. Esse tipo de pesquisa é capaz de conseguir altos índices de respostas, uma vez que, basicamente, é feita apenas uma pergunta.
Por meio de uma pesquisa de satisfação bem estruturada, você faz com que seu negócio caminhe cada vez mais alinhado às vontades dos seus consumidores, tornando a sua jornada empreendedora cada vez mais bem-sucedida.
Para ler outros materiais como este, fique por dentro de tudo o que acontece no blog da Academia Assaí Bons Negócios. Até breve!