Negócios
4 possibilidades de negócios alimentícios empreender em casa
Postado em: 23 de Fevereiro de 2021 às 21:40 Por Redação
Muitas pessoas que trabalham com a venda de alimentos começaram empreendendo de casa, diretamente de suas cozinhas.
Segundo uma pesquisa do IBGE, o brasileiro gasta, em média, cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Além disso, com o aumento das vendas por delivery ocasionado pela pandemia, esse número pode ser considerado ainda maior.
Nesse cenário, muitas pessoas buscam empreender em casa, utilizando a própria cozinha como forma de fazer uma renda extra, ou trabalhar por conta própria.
Segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE, 53% dos negócios lançados durante a pandemia são voltados ao ramo alimentício. Se você já faz parte dessa estatística, acompanhe a leitura para obter novas ideias de negócio e ampliar sua renda.
Existem inúmeras vantagens de empreender no setor alimentício, ainda mais utilizando a própria cozinha. A variedade de opções de produtos que podem ser oferecidos, a entrega terceirizada por meio de aplicativos, a redução de custos com investimentos na montagem de estruturas iniciais e muito mais.
Se você deseja empreender em casa, utilizando sua cozinha e seus dotes culinários, este material foi feito para você! Confira abaixo algumas ideias de empreendimento e as principais buscas realizadas no site do SEBRAE.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que conhecimento sobre as preferências e exigências do público para o qual irá vender é fundamental. Aqui no blog da Academia Assaí Bons Negócios, temos diversos materiais que podem auxiliá-lo(a) nesse processo, como, por exemplo, o tema como mapear preferências de consumo para alcançar novos mercados. Ao terminar de ler esse material, busque outros temas em nossa galeria completa.
Agora, vamos ao que interessa:
1 - Refeições congeladas
Muitas pessoas preferem ganhar tempo e investir na compra de refeições congeladas para a semana toda, por isso, nossa primeira dica é a atuação nesse segmento.
A demanda nesse ramo cresceu graças ao segmento fit, voltado àqueles que desejam alimentar-se bem e deixar de lado o fast-food e outros alimentos ultraprocessados.
Além disso, você não precisa necessariamente atuar com alimentação saudável, mas, sim, elaborar pratos que possam ser congelados e vendidos em grande quantidade.
Aqui, vale caprichar na variedade dos pratos e pensar em um cardápio atrativo para a semana toda, voltado sempre ao interesse dos possíveis consumidores.
2- Pães e massas artesanais
Como citamos acima, o consumidor atual tem buscado alimentos que proporcionem algum benefício nutricional, dando preferência a pratos de origem caseira.
Sabe aquela receita que a sua avó escrevia na caderneta e guardava a sete chaves? É a hora de botar a mão na massa e usá-la para investir nesse segmento. A procura por pães e bolos de fermentação natural tem sido uma constante. Quem trabalha com a venda desse tipo de alimento, tem a oportunidade de destacar os ingredientes e os processos de criação, ajudando na divulgação e atraindo possíveis compradores.
3 - Marmitas
A venda de marmitas não é nenhuma novidade, entretanto, é um segmento que cresce e prospera. Aqui, é importante ressaltar que a concorrência poderá ser grande, contudo, existe mercado para muitos empreendedores, afinal de contas, a clientela está sempre em busca de novos temperos e sabores para o prato mais querido do Brasil: o PF, “prato feito”.
Além de dar ao seu feijão um toque único e diversificar as formas de pagamento, estar próximo de locais de grande movimentação e empresas também pode ser um diferencial para o seu negócio.
4 - Churrasco
Um dos eventos (e tradições) mais importantes para o brasileiro é o churrasco. De norte a sul do país, cada região tem seu jeito de preparar e servir essa famosa iguaria.
Aqui, são inúmeros os fatores que podem influenciar suas vendas, entre eles, a escolha e a variedade da carne, os temperos, os acompanhamentos, a qualidade no atendimento e afins.
Além disso, investir em pratos que atendam a outras necessidades também pode ajudá-lo(a) nesse processo. Já produzimos um conteúdo falando sobre a inclusão de pratos veganos no negócio e como isso pode ser vantajoso para as vendas. Clique aqui e confira.
Por fim, lembre: persevere, afinal de contas, todo início é difícil. Estude seu público, encontre a melhor forma de atender e cultivar os seus clientes e seja lembrado. Começar empreendendo em casa pode ser o primeiro passo para alcançar o sonho do negócio próprio.
Para ler mais materiais como este, acesse nosso site ou, se preferir, ouça nosso podcast Negócio em Dia em todas as plataformas de áudio.