Atualidades

Tendências de consumo a 2022: o ano do autocuidado

Postado em: 10 de Novembro de 2021 às 14:31 Por Jhonatan Alves

As tendências de consumo a 2022 para o mercado de alimentação, seguem uma linha mais natural com crescimento do comércio de alimentos que priorizem benefícios à saúde física e mental. Confira abaixo as dicas! 

Com o avanço da tecnologia, já é claro que as tendências de consumo online estão dominando o mercado. As novas gerações gastam por impulso, ainda mais se forem engajadas corretamente pelos meios digitais. As gerações mais novas não possuem fidelidade a marcas e conseguem experimentar com muito mais facilidade, o que permite uma pluralização de negócios muito maior do que anos atrás, quando uma só marca dominava o mercado de um produto específico.

gerações tendencias

 As gerações que encontramos hoje são: a baby boomer (nascidos entre 1940 e 1960), a geração X (nascidos entre 1960 e 1980), a geração Y ou millennials (nascidos entre 1980 e 1995) e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Dentro dessa classificação, os baby boomers e a geração X são propensos a consumir fora dos ambientes virtuais e as gerações Y e Z, online.

Cimida Tendências

Quando se trata de comida, a alimentação saudável será cada vez mais solicitada, com forte influência do veganismo. Muitas pessoas não se tornarão veganas, mas passarão a consumir alimentos e produtos com certificação vegana, ou seja, que não envolvem maus-tratos de animais ou qualquer outro tipo de exploração na sua produção. Processos artesanais estão voltando também. A valorização de pães artesanais, bem como os gelatos (sorvetes tradicionalmente italianos), toma conta dos grandes centros e logo chegará às cidades interioranas.

O delivery continua forte, mas as pessoas começarão – com a redução das mortes por conta da pandemia de Covid-19 – a procurar mais ambientes abertos que permitam a reunião de várias pessoas sem a preocupação do uso de máscaras.  

Produtos que proporcionem autocuidado também estarão lotando as prateleiras e os sites por aí. Alimentos que produzem bem-estar mental estarão em alta em 2022. A sensação de cuidar de si será uma aposta muito provável para aumentar as vendas do próximo ano.

Mindful Eating

mindful eating tendências

A alimentação está completamente relacionada com as emoções. Dentro deste conceito e em meio a crescente onda de diagnósticos de doenças psicossomáticas, nasce o mindful eating, que em tradução literal significa: comendo de mente vazia. 

O processo envolve ter consciência da sua alimentação e do momento em que vai se alimentar. Prestar atenção na comida que ingera. Se atentar ao processo de mastigação e saboreio,  sem culpas, mas também sem distrações como as telas e ou qualquer outra coisa. 

Para iniciar no mindful eating, as pessoas devem ter a mente aberta e os estabelecimentos serem mais ‘clean’ com intuito de oferecer uma experiência tranquila de alimentação, sem a intenção dos lugares serem liberados logo aos próximos clientes.  

Além disso, existe a preocupação de oferecer alimentos saudáveis que fornecem benefícios à saúde.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, siga-nos nas redes sociais e ouça o nosso podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI.

 

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí