Atualidades
Tendências de consumo a 2022: o ano do autocuidado
Postado em: 10 de Novembro de 2021 às 14:31 Por Jhonatan Alves
As tendências de consumo a 2022 para o mercado de alimentação, seguem uma linha mais natural com crescimento do comércio de alimentos que priorizem benefícios à saúde física e mental. Confira abaixo as dicas!
Com o avanço da tecnologia, já é claro que as tendências de consumo online estão dominando o mercado. As novas gerações gastam por impulso, ainda mais se forem engajadas corretamente pelos meios digitais. As gerações mais novas não possuem fidelidade a marcas e conseguem experimentar com muito mais facilidade, o que permite uma pluralização de negócios muito maior do que anos atrás, quando uma só marca dominava o mercado de um produto específico.
As gerações que encontramos hoje são: a baby boomer (nascidos entre 1940 e 1960), a geração X (nascidos entre 1960 e 1980), a geração Y ou millennials (nascidos entre 1980 e 1995) e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Dentro dessa classificação, os baby boomers e a geração X são propensos a consumir fora dos ambientes virtuais e as gerações Y e Z, online.
Quando se trata de comida, a alimentação saudável será cada vez mais solicitada, com forte influência do veganismo. Muitas pessoas não se tornarão veganas, mas passarão a consumir alimentos e produtos com certificação vegana, ou seja, que não envolvem maus-tratos de animais ou qualquer outro tipo de exploração na sua produção. Processos artesanais estão voltando também. A valorização de pães artesanais, bem como os gelatos (sorvetes tradicionalmente italianos), toma conta dos grandes centros e logo chegará às cidades interioranas.
O delivery continua forte, mas as pessoas começarão – com a redução das mortes por conta da pandemia de Covid-19 – a procurar mais ambientes abertos que permitam a reunião de várias pessoas sem a preocupação do uso de máscaras.
Produtos que proporcionem autocuidado também estarão lotando as prateleiras e os sites por aí. Alimentos que produzem bem-estar mental estarão em alta em 2022. A sensação de cuidar de si será uma aposta muito provável para aumentar as vendas do próximo ano.
Mindful Eating
A alimentação está completamente relacionada com as emoções. Dentro deste conceito e em meio a crescente onda de diagnósticos de doenças psicossomáticas, nasce o mindful eating, que em tradução literal significa: comendo de mente vazia.
O processo envolve ter consciência da sua alimentação e do momento em que vai se alimentar. Prestar atenção na comida que ingera. Se atentar ao processo de mastigação e saboreio, sem culpas, mas também sem distrações como as telas e ou qualquer outra coisa.
Para iniciar no mindful eating, as pessoas devem ter a mente aberta e os estabelecimentos serem mais ‘clean’ com intuito de oferecer uma experiência tranquila de alimentação, sem a intenção dos lugares serem liberados logo aos próximos clientes.
Além disso, existe a preocupação de oferecer alimentos saudáveis que fornecem benefícios à saúde.
E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, siga-nos nas redes sociais e ouça o nosso podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI.