kelewele versão pierry

kelewele versão pierry

Receita realizada por: José Augusto

A história da Pierry Delivery

Admirador da culinária espanhola, o chef de cozinha José Augusto de Oliveira Filho, 37 anos, mais conhecido como Augusto Pierry, se considera um amante da gastronomia. Morador do Jardim Calux, em São Bernardo do Campo, Pierry teve o primeiro contato prático com a cozinha na adolescência, quando passava o dia na casa da avó materna e a ajudava no preparo das refeições.

Naquela época, aprendeu a fazer bolos de laranja, fubá e chocolate. Aos dezoito, conseguiu um emprego como ajudante de serviços gerais em uma cozinha industrial e, sempre que era possível, observava o preparo das refeições.

“Gostava de sentir o aroma das comidas e analisar as misturas dos temperos. Porém, o que me fascinava era a agilidade do cozinheiro na hora de cortar os alimentos.”

Autônomo desde 2015, ele organizava festas, casamentos e feijoadas aos fins de semana em eventos da região, como futebol de várzea e rodas de samba. Contudo, sem as comemorações e encontros presenciais devido à pandemia do coronavírus, precisou reinventar suas receitas.

Assim,teve a ideia de criar o Pierry Delivery, com dois lanches artesanais que ele prepara na cozinha de casa: o Porco Pizza, feito de pernil, e o El Toro, com carne de costela desfiada.

A história do cardápio

por: José Augusto de Oliveira Filho

A invenção veio depois que Pierry foi a um evento, em 2019, e viu um porco na brasa. “O leitão estava assando, forrado com recheio de queijo, bacon e tomate. As pessoas comiam e falavam ‘o porco pizza’. Fiquei com essa ideia na cabeça e criei o lanche”, comenta.

O prato é servido no pão francês crocante e redondo, recheado com uma porção de pernil desfiado e bem temperado, acompanhado da textura cremosa da pasta de alho com repolho fatiado, alface-americana, molho barbecue caseiro, queijo prato e farofinha. Um lanche grande e saboroso, com a carne bem suculenta e que, combinada ao queijo derretido, resultam em um sabor formidável.

O segundo lanche, El Toro, retrata o famoso evento de tourada na Espanha, que o empreendedor gosta de assistir nos filmes. Com pão francês e costela assada e fatiada, o prato recebe ainda maionese defumada, alface-americana e creme de dois queijos (requeijão e parmesão) reduzidos na cerveja. A mistura da carne com a couve crispy fica crocante e apetitosa.

O chef conquistou a vizinhança por causa do cheiro bom que exalava, vindo da carne temperada com ervas frescas. Na porta da casa, não tem placa de divulgação, mas ele faz a propaganda nas redes sociais.

“Os vizinhos passavam e elogiavam o aroma gostoso. Alguns, um pouco mais curiosos, perguntavam: ‘O que você está preparando?’”. Dessa forma, de boca a boca, o chef foi adquirindo clientes no bairro, amigos e a indicação de outras pessoas. O público dele é formado por jovens e famílias que, nos fins de semana, optam por comer pratos rápidos.

Além dos lanches, Pierry também faz sobremesas. O destaque são as fatias húngaras, pãezinhos doces cortados no formato de caracóis e recheados com coco ralado. A massa, leve e macia, fica úmida por causa do recheio. Com De quebradinha doze unidades, está disponível nos sabores tradicional com coco ou com cobertura de chocolate.

Augusto quer investir mais no ramo de pratos rápidos e está desenvolvendo mais duas opções de lanches, também inspirados na culinária espanhola. O chef prioriza no atendimento aos clientes do bairro e da região, o tratamento pessoal e diz que “a empatia é a chave do empreendedorismo”. Costuma colocar na embalagem dos lanches frases como “Obrigado pela preferência” e “Bom apetite”. Isso tem gerado elogios quando os clientes retornam e novas indicações.

Ingredientes:

  • 4 Bananas da terra média
  • 50ml Azeite de dendê
  • 50g Cebola picada
  • 10g Gengibre ralado
  • 2 Pimenta de cheiro
  • 1 Salsa a gosto
  • 1 Pitada de sal

Modo de preparo:

Descasque e corte as bananas e reserve. Em uma panela coloque o azeite de dendê, a cebola, a pimenta de cheiro e o gengibre e refogue por 2 minutos. Acrescente a banana e a pitada de sal e vá mexendo com uma colher de pau até ela começar a desmanchar, mexa até ficar um purê grosso e consistente.

Purê pronto, coloque em um recipiente retangular que dê para ficar com uma altura de uns 3 centímetros, faça uma marcação de quadrado superficialmente na massa e leve ao freezer por 2 horas.

Após duas horas, retire do freezer e com o auxílio de um cortador ou uma faca modele os cubos coloque ainda congelado na Airfryer na potência de 200 graus por 15 minutos.

Pasta de amendoim:

Ingredientes:

  • 100 gramas de amendoim sem pele
  • 50 ml de azeite ou quanto baste
  • Salsa a gosto

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador até virar uma pasta. Molho de pimenta pode usar um de sua preferência.