Mandazi
Mandazi
Receita realizada por: Teresinha Gabeline
A história da Sabores de Família
Entre as idas e vindas dos hospitais e cirurgias para tratar sua deficiência, sempre tinha algo que confortava o coração de Teresinha Maria durante a infância. A moradora da zona Leste de São Paulo, hoje com 48 anos, conta que era o bolo de fubá cremoso de sua avó – também Teresinha – que fazia os dias da criançada e do resto da família cheios de amore cuidado. “Até hoje gosto de fazer o bolo dela para os meus filhos. É como se eu pudesse reviver o amor da minha avó e toda atenção que ela nos dava”, relembra. E se as melhores memórias afetivas estão ligadas à culinária, o reconhecimento profissional, também, como mostra a história do Sabores de Família.
Tendo como ponto-chave a simplicidade na cozinha para encantar os mais variados gostos, ela se formou em nutrição e foi de estagiária júnior à gerente da cozinha na multinacional em que trabalhava.
Foi depois de ganhar seu segundo filho, Fábio, que ela decidiu ser dona do próprio buffet. “Hoje eu entro em algumas reuniões com grandes empresas para oferecer os serviços e representar minha própria marca, quem eu sou e o meu trabalho. Isso fez toda diferença e é motivo de satisfação e orgulho.”
Teresinha montou seu buffet com a ajuda do esposo e de pessoas próximas. Depois da produção da primeira festa para uma amiga, ela já fechou a agenda inteira do mês seguinte. Foram cerca de trinta encomendas para eventos.
A mudança, como ela mesma diz, foi de corpo, alma e coração, e lhe ajudou a curar alguns traumas do passado com a área. O Sabores de Família nasceu em 2012 e Teresinha contou com a ajuda da mãe. Foram anos de curso e de redes de contato que ela já tinha para fazer o negócio crescer. O Consulado da Mulher, um dos lugares em que estudou, foi a porta de entrada para desenvolver trabalhos em eventos de empresas, como Consul, Brastemp, além de realizar a festa junina da AACD e do Sesc Itaquera.
A história do cardápio
por: Teresinha Gabeline
Durante o desenvolvimento do buffet ela explica que não quis ter um cardápio fixo. As conversas com os clientes são essenciais para pensar em tudo que vai na festa, das coisas mais simples até as mais inusitadas. O que mais chamou a atenção nesse sentido foi o repolho agridoce de um casamento. “O casal estava com dificuldade de encontrar um buffet que aceitasse montar o casamento por ser uma união homoafetiva. Até me perguntaram com jeito se eu faria, mesmo sendo evangélica. E assim, eu fiz e o prato do casamento deles foi uma grande sensação”, conta rindo. “Eu fiquei meio receosa de misturar risoto com repolho agridoce, mas era uma memória afetiva dos dois, então tinha que ter. E não é que deu certo?”
Feito com vinho branco, o repolho roxo agridoce tem um sabor temperado e suave que não lembra nem um pouco as saladas de repolho que você pode estar acostumado. Usado como acompanhamento, ela dá a dica de que o sabor pode ficar ainda melhor com carne de porco ou frango.
Já o bolo da avó Teresinha, é feito primeiro com o cozimento do fubá, formando uma massa fofinha e crocante com gostinho de erva-doce no fundo. A união de carinho e sabor para os cafezinhos e festas em família.
Ingredientes:
- 3 Xícaras de farinha de trigo
- 1 Ovo
- 20 Gramas de fermento de pão
- ½ Xícara de açúcar
- ½ Xícara de leite de coco
- 1 Colher de sopa de óleo vegetal
- 1 Colher de sopa de cardamomo
- ½ Xícara de açúcar
- 1 Colher de café de canela para cobertura
- 1 Óleo para fritura
- 1 Papel toalha para escorrer a fritura
Modo de preparo:
Dissolva o fermento na água junto ao leite de coco. Adicione o açúcar e misture bem. Logo após acrescente o óleo e mexa bem, reservando em seguida. Adicione gradualmente a mistura de ovos e a xícara restante de farinha, enquanto se mistura, até obter uma massa que não seja muito pegajosa.
Após isso, transfira a massa para uma área plana e sove a massa de 10 a 15 minutos, até ficar macia e elástica. Em seguida cubra a massa e deixe descansar por 45 minutos. Depois desse tempo divida a massa e a abra com um rolo e com uma faca afiada corte em retângulos. Aqueça o óleo e frite, escorra em papel toalha e em seguida passe no açúcar com canela.
Essa receita era feita pela minha avó que lembrava de sua infância e dos cafés da tarde em família, e até fizemos essa receita para acompanhar nosso bate papo em família.
Pasta de amendoim:
Ingredientes:
- 100 gramas de amendoim sem pele
- 50 ml de azeite ou quanto baste
- Salsa a gosto
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador até virar uma pasta. Molho de pimenta pode usar um de sua preferência.