Negócios
Mulheres Empreendedoras: a encantadora cozinha vegana de Shara
Postado em: 10 de Fevereiro de 2022 às 16:53 Por Jhonatan Alves
Este conteúdo faz parte da série ‘Empreendedoras Academia Assaí’, que traz informações, entrevistas e dicas para as mulheres empreendedoras do Brasil! A iniciativa da Academia Assaí visa homenagear as mulheres e promover o empreendedorismo feminino!
As delícias veganas de Shara Litelantes de Souza Oliveira, 24 anos, fazem sucesso em João Pessoa - PB. O empreender da jovem é inspiração para outras empreendedoras e empreendedores, que querem assim como Shara, investir em uma paixão.
A proposta inicial de Shara era compartilhar receitas e vivências de uma cozinha intuitiva e por isso, criou a ‘Flor de Coentro’, em 2020. “Foi a maneira que encontrei de ajudar pessoas e me ajudar também a fazer a transição do vegetarianismo para o veganismo”, contou a empreendedora que, na época, estava terminando o curso de direito, mas já havia se encontrado na culinária.
“Meu intuito sempre foi ter num prato ingredientes exclusivamente de origem vegetal, comida com gosto de abraço de mãe, mas com toques criativos”, e foi exatamente o que a empreendedora fez: pouco depois de divulgar a página de seu negócio, ela foi convidada para fazer um jantar de casamento todo vegano. “Me senti muito segura pra colocar minhas receitas para jogo. Em agosto de 2020, começamos a vender refeições”.
De lá para cá, Shara enfrentou muitas dificuldades, mas sem abandonar a determinação em fazer seu negócio crescer. “Não foi e não é nada fácil empreender. Exige muito estudo, organização, força e coragem. Costumava dizer que não queria empreender, mas foi o caminho mais curto que encontrei pra mostrar a todo mundo o que eu sei fazer com planta, sal, fogo, tempo e panela”, frisou a empreendedora, que também é filha de empreendedores.
Entre as maiores dificuldades para empreender, Shara revelou que desatrelar trabalho e ambiente doméstico é difícil para quem vive de encomendas. “Um dos maiores obstáculos para mim é a falta de recursos financeiros e de um espaço para montar uma cozinha profissional. Trabalho na minha própria casa e não é legal não separar ambiente de trabalho e ambiente de descanso.”
Mesmo diante de tudo isso, a empreendedora vê no seu trabalho, a oportunidade de ser a protagonista de sua própria história, sempre com apoio. “Meu maior prazer é perceber o tanto que as pessoas se importam e descobrir as mobilizações que nossas pessoas queridas fazem pra construir uma rede de apoio, entender que o trabalho tá valendo e que tá crescendo”, disse Shara.
Como conselho para novas empreendedoras, a jovem cozinheira fez questão de salientar sobre a quantidade de trabalho necessário. “Costumo dizer que é uma escolha em que se trabalha triplicado para alcançar resultados satisfatórios. Organização, apoio e planejamento são a chave”.
Empreendedorismo Feminino – Shara também destacou que ser mulher no empreendedorismo não é tarefa fácil, mas que reconhece seus privilégios. “Sendo mulher, é inevitável passar por situações de machismo e de descrença no trabalho. Afinal empreender no ramo culinário não é só cozinhar. Lidar com pessoas não é mil maravilhas. Reconheço que como mulher branca e cis gênero nunca sofri por conta de minha aparência”, declarou.
Ela ainda reforçou que o segmento do empreender vegano, tem um público diverso e costuma ser bem acolhedor em qualquer situação sensível. “É importante colocar também que, teoricamente, pessoas adeptas ao veganismo, têm uma consciência e uma mente mais aberta para muitas questões. Tenho a sorte de ter clientes - fiéis e em potencial - que entendem e legitimam papel de uma mulher no lugar onde estou”, finalizou Shara.
Para conhecer mais sobre Shara e seu negócio 'Flor de Coentro', siga o perfil no Instagram @flordecoentrojp
E aí, gostou dessa história incrível? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.