Empreendedorismo
Empreendedorismo na terceira idade: nunca é tarde para começar
Postado em: 28 de Setembro de 2022 às 15:13 Por Redação
Existe um momento certo para empreender? De acordo com alguns donos de negócios da terceira idade, não.
O empreendedorismo tem feito cada vez mais sentido para os idosos, que têm investido em negócios próprios como alternativa para manter uma vida mais ativa e complementar sua renda mensal.
É isso que comprova o levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE em 2021.
O estudo mostra que 7,3% do total de empreendedores brasileiros possuem mais de 65 anos de idade.
Dia Internacional da Terceira Idade
Celebrado em 1º de outubro, o Dia Internacional da Terceira Idade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para abordar a qualidade de vida dos mais velhos e propor iniciativas nas áreas da saúde, educação, lazer, esporte etc., a fim de manter a integração dos idosos na comunidade.
O empreendedorismo na terceira idade também é uma forma de inclusão da população idosa, que quer contribuir com seu trabalho e continuar presente na sociedade.
Essa tem sido a direção que muitos aposentados escolheram seguir para preencher seu tempo livre e, de quebra, fazer uma renda extra.
O que é preciso para empreender na terceira idade?
Abrir um negócio pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que não conseguiram realizar esse sonho quando eram mais jovens.
Agora, com mais tempo disponível, conhecimento do que se gosta e segurança financeira, fica mais fácil começar.
Ainda assim, empreender requer um certo grau de comprometimento e dedicação em qualquer estágio da vida.
Por isso, reunimos dicas de como começar a empreender para os idosos que buscam ter seu próprio negócio. Confira!
Planejamento é fundamental
Se planejar é a peça-chave para qualquer pessoa que deseja abrir um negócio.
Por isso, é importante fazer uma reserva financeira, estudar bem o ramo onde quer empreender e até mesmo o formato ideal de empresa, caso o idoso escolha se formalizar.
Os aposentados por tempo de contribuição ou por idade, por exemplo, podem optar por abrir um negócio no formato MEI (Microempreendedor Individual).
Invista em qualificação
Estudar nunca é demais! E a internet veio para facilitar o acesso a cursos, oficinas, livros e centenas de outros materiais de forma online e, muitas vezes, gratuita!
A Academia Assaí, por exemplo, oferece vários cursos online e gratuitos para quem busca se especializar e ter seu próprio negócio.
CLIQUE AQUI para conhecer nossas trilhas de capacitação online, gratuitas e com certificados!
Aposte em linhas de crédito para facilitar seus processos
Reflita sobre a possibilidade de usar linhas de crédito de bancos para comprar máquinas e materiais que serão necessários na rotina do seu empreendimento, para investir ou terceirizar serviços de marketing para a divulgação do seu trabalho ou até mesmo para contratar funcionários.
Nada disso precisa ser uma regra, mas esses são passos importantes se você busca o crescimento do seu negócio!
Faça amizade com a tecnologia
Sabemos que nem sempre é fácil para a terceira idade se adaptar a computadores e celulares.
Mas tentar se familiarizar com essa tecnologia, com certeza, será um facilitador para o seu negócio!
Caso você não domine os aparelhos digitais e a Internet, peça ajuda a alguém que entenda do assunto e tente aprender como manuseá-los.
Ou, se possível, invista em um curso de informática e aprenda do zero com professores qualificados.
Não tenha medo de errar
Erros são comuns na vida de todos os empreendedores e servem para agregar ainda mais experiência na sua jornada profissional.
Busque aprender com os erros e tenha determinação para continuar aprendendo. Investir em um negócio exige planejamento, mas acima de tudo, coragem e paciência para continuar.
Esse conteúdo inspirou você a abrir seu próprio negócio? CLIQUE AQUI e faça o curso gratuito Todos Podem Empreender da Academia Assaí.
Lá, você irá aprender tudo o que precisa para ter seu próprio empreendimento!