Dicas
Salada de frutas para vender: confira dicas e receitas
Postado em: 13 de Outubro de 2022 às 11:12 Por Redação
Chegou a primavera! E, com o aumento das temperaturas, aumenta o consumo de frutas e saladas de frutas, essa sobremesa pra lá de refrescante.
Já pensou em aproveitar essa oportunidade para ganhar dinheiro? Fazer e vender saladas de frutas é fácil e pode te fazer faturar alto nesta temporada!
O Brasil é o país ideal para vender salada de frutas, pois temos uma grande variedade de espécies disponíveis, de Norte a Sul do país! Mas uma boa salada de frutas tem seus segredos.
As frutas precisam se manter frescas para que seu sabor e seus nutrientes sejam preservados. E, por se tratar de um alimento cru, que não passa nem por processo de cozimento e nem por congelamento, é preciso redobrar os cuidados com a higiene e segurança alimentar.
Mesmo assim, é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro sem precisar fazer um grande investimento. Vale a pena aprender as dicas e receitas que trouxemos pra você e oferecer saladas de frutas deliciosas para os seus clientes!
Salada de frutas para vender: confira dicas e receitas para impulsionar seu negócio
Planejamento
O primeiro passo para fazer saladas de frutas para vender é planejar seus horários de produção. Como é um alimento fresco, não dá para adiantar muito o preparo dos ingredientes.
As frutas têm que ser cortadas e embaladas pouco tempo antes de iniciar as vendas. Se você vai vender de manhã, o ideal é que a salada seja preparada bem cedo. Para vender à tarde e à noite, o preparo deve ser preferencialmente no começo da tarde.
Conseguiu planejar seus horários para começar a produzir?
Então é hora de pensar nas embalagens e equipamentos de que você vai precisar. Já adianto que não é preciso muita coisa para começar. Você vai precisar comprar copos plásticos com tampa para vender as saladas de frutas. Alguns tamanhos bons são de 200ml a 500ml.
Se você oferecer saladas de frutas com algum adicional (veja ideias abaixo), pense em um copo maior para acomodar. E não deixe de comprar colheres ou garfinhos descartáveis e guardanapos para oferecer aos seus clientes.
Uma opção mais sustentável é usar potes de vidro para vender as saladas de frutas.
Esses potes também são facilmente encontrados em casas de embalagens e podem ser esterilizados e reutilizados.
Essa embalagem não apenas é sustentável e protege bem as frutas, mas também fica super charmosa e agrega valor ao seu produto!
Além das embalagens, você vai precisar de tábuas, luvas de plástico para manipular as frutas, descascadores de frutas, recipientes e facas afiadas. Evite usar facas com cabo de plástico e madeira, e recipientes desses mesmos materiais.
Como são materiais porosos, eles retém micro-organismos que podem contaminar suas saladas de frutas. Use facas com cabo de metal e tábuas de vidro ou inox, por exemplo, que são fáceis de higienizar.
O próximo passo para começar a vender saladas de frutas é pensar no armazenamento e transporte dos copinhos. O armazenamento adequado é muito importante para manter sua salada de frutas fresca e saborosa.
Antes de iniciar a produção, as frutas que podem ir à geladeira devem estar geladinhas. Mas não use frutas congeladas, nunca. Frutas descongeladas ficam amolecidas e perdem o frescor.
E assim que for preenchendo os copos com a salada de frutas, mantenha-os na geladeira.
Você precisa de uma boa caixa térmica para armazenar as saladas de frutas para vender. Escolha uma que comporte confortavelmente a quantidade que você pretende vender.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para vender e lucrar com saladas de frutas, chegou a hora de aprender a fazer! Confira esta receita de salada de frutas e variações que você pode oferecer para inovar.
SALADA DE FRUTAS PARA 30 PESSOAS
Ingredientes
- 2 kg de banana-prata
- 2 kg de maçã
- 1 kg de laranja
- 1 kg de manga
- 1 kg de uva verde sem semente
- 750 g de morangos
- 1 mamão-formosa ou 2 mamões-papaia
- 1 limão
Modo de preparo
1. Comece lavando bem todas as frutas.
2. Em seguida, faça um suco com as laranjas e coe para não deixar passar nenhuma semente. Atenção: o suco de laranja deve ser preparado no dia. Se for feito com muita antecedência, ele pode amargar sua salada de frutas. Esprema um limão e misture ao suco de laranja. Despeje o suco em um recipiente grande e reserve.
3. Descasque as frutas que precisam ser descascadas. Deixe para descascar por último as bananas e as maçãs, que oxidam e ficam escuras em contato com o ar.
4. Assim que descascar essas frutas, corte as maçãs em cubos médios e as bananas em rodelas, e mantenha-as cobertas com suco de laranja. A acidez do suco evita a oxidação.
5. Acrescente as outras frutas, que devem ser cortadas em tamanhos parecidos.
6. Misture suavemente, com cuidado para não amassar as frutas. Está pronta a sua salada de frutas!
Esta receita rende cerca de 30 copos de 300 ml cada, mas esta é uma medida aproximada.
Agora, é só preencher os copos com a ajuda de uma concha e levar para a geladeira por pouco tempo antes de sair para fazer suas vendas.
Caso você tenha um estabelecimento fixo, mantenha a salada de frutas na geladeira até servir.
Sugestão de montagem
Para deixar sua salada de frutas ainda mais bonita e atrativa, você pode separar cada fruta em recipientes diferentes e fazer uma montagem por camadas, alternando as camadas por cores.
Incremente sua salada de frutas
Já ensinamos uma receita-base de salada de frutas. Mas esta é uma sobremesa que permite muitas combinações criativas e saborosas! Com a variedade de frutas disponível no Brasil, você pode substituir ou acrescentar outras frutas, como abacaxi, melão e kiwi, por exemplo. Dê preferência às frutas da época e às que são mais abundantes na sua região, para economizar.
Você também pode incrementar sua salada de frutas com outros ingredientes, agregando valor ao seu produto. Confira algumas sugestões:
- Para deixar sua salada de frutas mais adocicada, adicione um pouco de mel ou melado de cana ao caldo de laranja e misture bem.
- Dê um toque de crocância oferecendo saladas de frutas com granola ou sucrilhos. Para manter a crocância desses ingredientes, você pode oferecê-los em um saquinho à parte, colado ou amarrado ao pote de salada de frutas.
- Você também pode oferecer salada de frutas com iogurte natural, granola e geleia para adocicar essa combinação. Uma geleia de morango ou frutas vermelhas fica perfeita!
- Além disso, é possível usar leite condensado, leite em pó ou farinha láctea para quem é fã de saladas de frutas bem docinhas.
- Ou, em vez de usar o leite condensado puro, experimente fazer as 3 receitas de creme para salada de frutas que trouxemos abaixo. Elas vão deixar seus produtos ainda mais saborosos e especiais! Confira:
1. Creme de leite condensado que não vai ao fogo
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 1 pote de iogurte natural
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes com um batedor de claras ou uma espátula e sirva com a salada de frutas.
2. Creme de leite em pó
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado
- 2 caixas de creme de leite
- 4 colheres de sopa de leite em pó
- 1 colher de sobremesa de amido de milho diluído em um pouco de água
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e mexa sem parar até formar um creme encorpado. Despeje o creme sobre um prato e cubra com um filme plástico até esfriar. O filme plástico deve estar diretamente sobre o creme, para que ele não forme película. Depois de esfriar, é só usar o creme na montagem das suas saladas de frutas. Se quiser, decore com um pouco de leite em pó.
3. Creme de coco
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 100 ml (meio vidro) de leite de coco
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e mexa sem parar até formar um creme encorpado. Despeje o creme sobre um prato e cubra com um filme plástico até esfriar. Depois de esfriar, é só usar o creme na montagem das suas saladas de frutas. Se quiser, decore as saladas com coco em flocos ou em fitas.
Gostou dessas receitas? Agora é só colocar em prática todas as dicas que você conferiu aqui e vender saladas de frutas refrescantes e deliciosas. Esta sobremesa vai bem em qualquer momento do dia: de manhã, após o almoço, durante a tarde… é um prato cheio para vender bem!
Se você quer se lançar no mundo das vendas ambulantes ou aprender a lucrar mais com isso, increva-se no curso Ambulantes, da Academia Assaí! Ele é gratuito, online e oferece certificado. Clique AQUI e comece agora mesmo!