Dicas
Conteúdo PatrocinadoComo fazer fritura sequinha e crocante
Postado em: 11 de Novembro de 2022 às 16:37 Por Redação
Fritar alimentos parece um processo simples. Mas a verdade é que uma boa fritura tem alguns segredos.
É preciso conhecer alguns truques para deixar os alimentos sequinhos e crocantes, do jeito que todo mundo gosta.
Confira as dicas que a Academia Assaí preparou e diga adeus à fritura encharcada!
Escolha a panela certa
O primeiro passo para fazer uma boa fritura é escolher a panela correta. Para a sua própria segurança (e para facilitar a limpeza do fogão mais tarde), escolha uma panela funda, para que o óleo não espirre muito e nem corra o risco de transbordar.
Com relação ao tamanho, a panela não precisa ser grande. Ao escolher uma panela menor, você utiliza menos óleo para manter o alimento imerso e economiza no ingrediente. Se possível, escolha panelas de inox com fundo grosso, que distribuem o calor de maneira uniforme.
Temperatura do óleo
Nem frio, nem quente demais: o óleo deve estar na temperatura certa! Se o óleo estiver frio, o alimento tende a ficar murcho e encharcado. Já se estiver muito quente, ele acaba queimando por fora enquanto fica cru por dentro. A temperatura ideal é de aproximadamente 180 graus.
Para saber se o óleo está na temperatura correta, você pode usar alguns truques. Um deles é inserir uma colher de madeira dentro da panela. Quando o óleo começar a borbulhar em volta da colher, é porque está na temperatura correta para fritura.
No lugar da colher de madeira, você também pode usar um pedacinho de massa ou do alimento que for fritar e esperar que ele comece a borbulhar. Mas o ideal é que você tenha um termômetro culinário que possa medir a temperatura com precisão. Este é o método mais correto e seguro!
Para manter a temperatura, evite colocar muitos alimentos para fritar ao mesmo tempo. Isso pode deixar sua fritura encharcada.
Prefira fritar aos poucos e sempre use uma escumadeira para colocar os alimentos na panela. Isso evita que o óleo espirre.
A escolha do óleo para fritura
Chegamos ao ponto mais importante de uma boa fritura: a escolha do óleo! Óleos vegetais são mais resistentes a altas temperaturas se comparados a gorduras de origem animal, como banha e manteiga. Entre os óleos disponíveis hoje no mercado, prefira aqueles com sabor neutro, que não interferem no sabor da sua receita.
A Liza tem opções ideais para garantir frituras irresistíveis, como o ÓLEO DE ALGODÃO LIZA e o ÓLEO DE PALMA LIZA. Conheça as características e benefícios de cada um:
O ÓLEO DE ALGODÃO LIZA tem excelente custo-benefício. Extraído das sementes de algodão, ele é duplamente filtrado, rende mais que o óleo de soja, é resistente a altas temperaturas e não deixa cheiro e fumaça no ambiente. Como ele rende mais, representa mais economia para o seu negócio!
O ÓLEO DE PALMA LIZA também rende mais e é muito versátil: por ter sabor suave, pode ser usado em receitas doces e salgadas e doces. Além de ser usado em frituras, ele pode ser incorporado em várias outras preparações: massas de tortas e pães, biscoitos, massas e até sorvetes! Um verdadeiro coringa na cozinha.
Outro truque para frituras sequinhas é usar óleo na quantidade certa. Ele deve ser suficiente para envolver toda o alimento. Usar pouco óleo também faz a receita ficar encharcada.
Embora esta seja uma prática comum, o óleo usado não deve ser reutilizado, pois fica escuro e pode ser prejudicial à saúde. Use sempre óleo novo para as suas frituras.
Depois de fritar
Para retirar o alimento da panela, use uma escumadeira e deixe-o escorrendo sobre um escorredor de frituras, que tem formato de grade. Se for usar papel absorvente, troque o papel constantemente, para que ele não fique encharcado e deixe sua fritura gordurosa.
Se for adicionar sal (ou açúcar, no caso de doces), faça isso depois de fritar, nunca antes. E aí é só servir! Seguindo todas essas dicas, você garante uma fritura perfeita para encantar e fidelizar seus clientes!