Negócios
Conheça a importância do rótulo na identidade do seu produto
Postado em: 06 de Março de 2023 às 15:00 Por Redação
Uma coisa que nunca pode faltar em um produto de consumo (seja nos alimentos ou bebidas que você vende artesanalmente) são os rótulos.
A rotulagem é o primeiro encontro entre o produto e o consumidor. Logo, é uma parte muito importante da embalagem que fornece informações vitais para a identificação na hora da compra.
Um rótulo tem o poder de revelar o conteúdo de um produto antes de ser aberto, de oferecer informações sobre a marca que o distribui e de captar totalmente a atenção dos clientes.
Por isso, a Academia Assaí quer mostrar a importância dos rótulos nas embalagens do seu produto artesanal, além de desempenhar um papel tão importante na promoção da sua marca.
Convidamos você a continuar a leitura!
O QUE É UM RÓTULO
O rótulo é parte integrante da embalagem de um produto, que informa a que marca pertence, onde e quando foi fabricado, qual o seu tipo de uso e o conteúdo que contém.
Dessa forma, os rótulos personalizados se tornam o principal meio de comunicação entre você como produtor e sua clientela.
Hoje em dia, os rótulos têm uma funcionalidade muito maior do que apenas dar informações.
Em vários produtos alimentares, por exemplo, se tiverem espaço, são adicionadas receitas personalizadas.
O objetivo é muito claro: gerar uma comunicação mais próxima com quem compra e, assim, ter mais motivos para voltar a comprar o seu produto.
Rotulagem de produtos alimentares
Qualquer produto embalado destinado ao consumo humano é regulado por normas de higiene e saúde.
A sua rotulagem deve incluir informações detalhadas sobre suas características, conservação e propriedades nutricionais.
Confira algumas informações fundamentais que você deve incluir na embalagem do seu produto:
- O nome legal do alimento;
- A lista de ingredientes , exceto em produtos que vêm de um único ingrediente;
- Alérgenos;
- Duração ou data de vencimento;
- Condições de conservação e/ou utilização;
- Informações de contato da empresa de alimentos;
- Local de origem;
- Instruções de uso;
- Informação nutricional;
- Volume de álcool.
Características e tipos de rótulos
Também é essencial saber que tipos de rótulos você pode utilizar no seu produto.
Geralmente, os rótulos são classificados de acordo com a função que cumprem:
Informativos
São aqueles rótulos que sua empresa deve utilizar para auxiliar o consumidor na decisão de compra do produto de acordo com suas características, pois fornecem as informações básicas e necessárias sobre o artigo.
Promocionais
São aqueles que contêm temas e frases promocionais como mensagem principal e deixam em segundo plano as informações básicas para o cliente.
Também podem ser classificados de acordo com o material e seu processo de fabricação, ou seja:
- Autoadesivos;
- Destacados;
- Códigos de barras;
- Em papel;
- Metálico;
- Sintético;
- Colado pela umidade.
Exemplificando, as garrafas usam mais etiquetas adesivas, pois são perfeitas para esse item porque não são danificadas pela umidade.
Em produtos como os de produção artesanal, o rótulo é o elemento diferenciador e mostra previamente a qualidade do produto.
Com os avanços e a evolução das necessidades do mercado, os rótulos cumprem funções e usos que vão além de fornecer informações básicas, uma vez que os clientes prestam atenção tanto à aparência física do item quanto à sua qualidade.
Lembre-se: a qualidade só pode ser avaliada após a compra. Portanto, o rótulo do seu produto desempenha um papel fundamental na decisão de compra de potenciais clientes.
Não esqueça de consultar as informações que os rótulos devem conter para atender aos requisitos para sua comercialização, além de buscar aproveitá-los para atrair a atenção dos consumidores e promover as vendas, certo?!
Curtiu as dicas sobre a importância do rótulo no seu produto?
Aqui na Academia Assaí é assim, dicas, curiosidades, cursos e muito mais! Acompanhe nosso site, as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do empreendedorismo alimentar.
Até a próxima!