Sustentabilidade
ESG: estratégias sustentáveis para ter um diferencial competitivo
Postado em: 23 de Outubro de 2023 às 10:00 Por Redação
Você já ouviu falar em ESG? Essa sigla, em inglês, significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança.
Bom, trata-se de um conjunto de critérios que avalia o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade, à responsabilidade social e à ética nos negócios. E no setor alimentício, isso não é diferente.
Mas o que isso tem a ver com o seu empreendimento alimentício? Tudo, oras! Afinal, cada vez mais os consumidores estão atentos às práticas dos negócios que se preocupam com o meio ambiente, com as pessoas e com a transparência.
Por essa razão, adotar os princípios do ESG pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio de alimentação, além de trazer benefícios para a sociedade e para o planeta. Quer saber como? Siga a leitura para aprender algumas dicas de aplicação do ESG no seu empreendimento.
ESG: a chave para a sustentabilidade e o sucesso do seu negócio de alimentação
Como você viu no início do texto, ESG é uma sigla que representa três fatores que são importantes para a sustentabilidade de uma empresa, sendo uma forma de medir o impacto nas dimensões: ambiental, social e governança.
E tais dimensões englobam aspectos como:
Ambiental
Redução de emissões de gases de efeito estufa, uso eficiente de recursos naturais, gestão de resíduos, preservação da biodiversidade, entre outros fatores.
Social
Respeito aos direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança dos trabalhadores, qualidade dos produtos e serviços e relacionamento com a comunidade por exemplo.
Governança
Ética e integridade, transparência e prestação de contas, combate à corrupção e participação dos stakeholders.
Quais são os benefícios da ESG para pequenos empreendimentos alimentícios?
No fim das contas, o ESG é importante porque reflete o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Além disso, o ESG pode trazer vantagens competitivas para as empresas, como:
- Aumento da reputação e da confiança dos clientes, fornecedores, investidores e sociedade em geral;
- Melhoria da eficiência operacional e da inovação, por meio da adoção de práticas mais sustentáveis e tecnológicas;
- Redução de riscos e custos, por meio da prevenção de problemas ambientais, sociais e legais;
- Atração e retenção de talentos, por meio da valorização das pessoas e da criação de um ambiente de trabalho saudável e diverso;
- Acesso a novos mercados e oportunidades de negócios, por meio do alinhamento com as demandas e tendências globais.
Aplique o ESG no seu negócio!
Existem diversas práticas ESG que podem ser adotadas pelo seu negócio de alimentação, viu? Mesmo com orçamentos limitados.
Anote aí alguns exemplos:
Ambiental
Utilize embalagens biodegradáveis ou recicláveis para os seus produtos; evite o desperdício de alimentos; faça a coleta seletiva dos resíduos; e utilize fontes renováveis de energia.
Social
Neste ponto, busque oferecer produtos saudáveis e de qualidade para os seus clientes; capacite e valorize os seus colaboradores; promova a diversidade e a inclusão no seu time; apoie projetos sociais na sua comunidade.
Governança
Por fim, siga as normas sanitárias e fiscais do seu segmento; tenha uma política de ética e integridade; seja transparente nas suas informações e resultados; dialogue com os seus stakeholders.
No decorrer do blog, você percebeu que com um pouco de planejamento e esforço, é possível implementar ações que tenham um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na governança.
Lembre-se que o ESG não é uma moda passageira, mas uma tendência irreversível.
Comece com pequenas ações: não é preciso fazer tudo de uma vez. De grão em grão, por meio de pequenas ações e iniciativas, você ganha experiência e o seu negócio se tornará referência no segmento de atuação vencendo a concorrência.
Por isso, investir no ESG é investir no futuro do seu negócio e da sociedade. Conte com a Academia Assaí para te apoiar nessa jornada!