Negócios
Celebrando o Dia do Bartender com Graciela Rodrigues
Postado em: 04 de Outubro de 2024 às 12:09 Por Redação
Neste Dia do Bartender, conversamos com Graciela Rodrigues, do Maria Maria Bartenders, para discutir sua trajetória na coquetelaria, os desafios enfrentados e o que está por trás do sucesso no mundo dos drinks.
Os desafios no início da jornada
Graciela relembra os primeiros obstáculos que enfrentou ao ingressar no mundo da coquetelaria. “O primeiro de todos os motivos, como mulher, foi de me colocar, estudar, treinar e mostrar que meu trabalho é feito e entregue com excelência, assim como outros profissionais bons da área de eventos, independente de gênero", conta.
Segundo ela, o processo também envolve encontrar seu espaço no setor. "Acredito que um segundo desafio que todo bartender iniciante passa, é de buscar entender em qual perfil de bartender você se encaixa, pois temos várias possibilidades de trabalhar na área", explica.
A evolução do papel do bartender
Para Graciela, a profissão evoluiu significativamente, com uma crescente valorização da criatividade e inovação. "Os bartenders e a indústria têm acreditado e investido em oportunidades para que os bartenders desenvolvam sua criatividade, trabalhando sempre em parceria", reflete.
Além disso, os campeonatos de drinks, cada vez mais populares, são uma vitrine de inovação: "Temos criados formas de chegar no público final sempre com novidades, e criações de drinks com suas mais diversas inspirações".
Tendências e favoritos no cardápio
Quando o assunto são as tendências, Graciela destaca o impacto dos drinks sazonais. “Com certeza acompanhar os drinks clássicos da temporada são o nosso melhor trabalho, nada melhor do que trampar com drinks que combinam com a época de calor que vem chegando", afirma.
No topo da lista dos favoritos, estão o Gin Basil Smash e o Bramble. Em relação aos clássicos que continuam a fazer sucesso nos eventos, Graciela menciona: "Temos praticamente um ranking de clássicos queridinhos dos brasileiros: Fitzgerald, Caipirinha (sempre em alta e queridinha), e Negroni".
Criatividade na coquetelaria
Graciela revela que, apesar de ser mais "executora de receitas", também se permite explorar novas combinações de ingredientes. “Já me peguei misturando ingredientes aleatórios do bar que originaram deliciosas receitas”, diz, referindo-se a um de seus drinks de maior sucesso, feito com vodka infusionada com coco, abacaxi e açúcar.
Para a empreendedora, para se destacar como bartender, é preciso ir além da técnica.. “Bartender é vendedor, 'psicólogo', degustador, e precisa gostar de trabalhar com gente", enfatiza.
Segundo ela, a hospitalidade e a capacidade de criar uma conexão sincera com o cliente fazem toda a diferença: "O bom bartender pra mim é o que cria aquela relação sincera e de cuidado junto ao cliente... e aquela sincera e boa conversa".
Como conselho, Graciela deixa, especialmente para mulheres que desejam ingressar na coquetelaria: “Às mulheres que desejam seguir carreira, persistam, resistam, pois o caminho ainda que embora pareça mais inclusivo que alguns bons anos atrás, ainda escondem seus resquícios de machismo".
Ela acredita que, com perseverança e dedicação, é possível vencer esses obstáculos e conquistar um espaço de destaque.
No mundo da coquetelaria, onde a criatividade e o atendimento ao cliente se encontram, Graciela Rodrigues é um exemplo de dedicação, excelência e paixão pelo que faz.
Celebrar o Dia do Bartender é reconhecer o esforço, o talento e a arte envolvida em cada coquetel preparado. Cheers!