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Atelier Tal Mãe, Tal Filha: o amor pela confeitaria une mãe e filha
Postado em: 27 de Outubro de 2023 às 11:00 Por Redação
Você já ouviu falar do Prêmio Academia Assaí? É uma premiação que reconhece os melhores empreendedores de alimentação do Brasil em diferentes categorias, como ponto fixo, vendas por encomenda e ambulantes.
Junto a isso, aproveitando o Mês do Empreendedor, hoje nós vamos conhecer uma das vencedoras regionais da premiação, que se destacou na categoria de vendas por encomenda. Ela é Terezinha Tavares, uma confeiteira de Bangu, no Rio de Janeiro, que comanda o Atelier Tal Mãe, Tal Filha, um negócio que produz delícias personalizadas para todos os momentos e tipos de eventos.
Ao longo do bate papo, Terezinha nos contou um pouco sobre a sua trajetória, os seus desafios e as suas dicas para quem quer se aventurar e ter sucesso no mundo da confeitaria.
Confira a entrevista a seguir e se inspire com essa história de sucesso!
A confeiteira que venceu desafios e conquistou o sucesso no mundo da confeitaria
Terezinha inicia a conversa falando sobre sua grande paixão pela culinária, mas nem sempre trabalhou no segmento alimentício. “Já tinha minha profissão como maquiadora e cabeleireira. Montei um salão durante um tempo, trabalhei em salão de cabeleireiro de outras pessoas”.
No início de tudo, a finalista do Prêmio Academia Assaí 2023 começou a vender pavê em potinhos para ajudar no enxoval, como uma renda extra, enquanto estava grávida da sua filha. Eram diversos sabores, um mais gostoso que o outro. Creme, chocolate, abacaxi... E segundo a empreendedora, “o custo dos potinhos de pavê era pequeno. Como saía bastante nas vendas, o retorno financeiro era garantido”.
Até que, entre idas e vindas, ela decidiu de vez empreender na confeitaria. “Eu gosto de trabalhar na cozinha, de fazer doce. Ali me descobri de verdade, como pessoa”.
Desafios de ser uma empreendedora feminina
Como empreendedora feminina, Terezinha enfrentou alguns desafios. "As pessoas não dão credibilidade ao trabalho da empreendedora mulher", conta. "Infelizmente, as pessoas gostam de diminuir a mulher que trabalha em casa e sustenta o seu lar".
Ainda sobre os desafios de empreender no mercado alimentício sendo mulher, Terezinha afirma que “por mais que a gente trabalhe muito, mesmo assim as pessoas nos olham de maneira pejorativa ‘ah, ela só faz bolo’. Isso me incomoda e me deixa triste”.
Uma confeiteira que acredita no dom culinário
Papo vai, papo vem, e Terezinha nos contou que seu talento confeiteiro é de família. “Minha tia trabalhava na confeitaria, a minha mãe também. Então, eu sempre estava na cozinha ajudando minha mãe e minha tia”.
Em seguida, ela explicou que sua filha também faz parte desta talentosa linhagem familiar. “Eu faço o bolo, faço o recheio. Mas na hora da confeitagem é a minha filha que faz”. Ainda, Terezinha lembrou de um episódio em que sua filha Amanda tinha 14 anos, e uma cliente solicitou um bolo. “Aí, minha filha falou: mãe, deixa eu confeitar esse bolo? E respondi: mas Amanda, você sabe confeitar? E ela respondeu que sim. Ficou perfeito o bolo!”.
Como vimos, Amanda, hoje com 23 anos, é uma parte importante do negócio. "A minha filha é a mente pensante do Atelier Tal Mãe, Tal Filha", conta Terezinha. “Ela vem com as ideias, busca as coisas novas, principalmente na Argentina, onde tem muita referência boa. Quando ela decide, me pergunta o que eu acho. Aí, vou para a cozinha executar as novidades”.
Inclusive, a empreendedora revelou que começou a vender sacolés gourmet por conta de sua filha. “Eu não trabalhava com sacolé gourmet. Ela viu que tinha uma pessoa que fazia e me mostrou. A partir daí, fui à cozinha (tinha apenas uma lata de leite condensado), fiz uma receita e foi um sucesso de vendas!”.
Durante a conversa, Terezinha se emociona falando sobre a filha Amanda. “É uma parceria! Eu posso ficar o dia inteiro aqui falando para você a respeito dela. Ela é criativa e inteligente. Ela é tudo para mim!”.
Dicas para empreendedores de alimentação que estão começando
A dica inicial é: começar com o que tem na própria cozinha. E ela explica: “Foi assim que eu comecei. Eu vejo o material, sei o que tem dentro de casa e foi assim que fui fazendo”. Porém, o principal ponto segundo Terezinha é gostar de botar a mão na massa. “Se você gosta, vai encontrar o caminho. Nada é fácil. Na internet tem muita ilusão sobre ganhar dinheiro. É uma luta diária, mas vale muito a pena!”.
E outra dica muito importante é estudar o seu bairro e os concorrentes. “Às vezes existem outras confeiteiras na região, então é importante conhecer o bairro para trabalhar com um diferencial, buscando se aperfeiçoar”.
Sobre o seu processo criativo, Terezinha conta que o seu Atelier possui uma tabela de sabores pronta, o que facilita na hora do cliente realizar o pedido. Mas quando ela desenvolve novos sabores, ela busca tendências na internet. “Vejo na internet as novidades. Vou criando e testando a receita a partir do que já existe. Até mesmo as embalagens, buscando inovar na personalização através de um laço, no nome do cliente. Fica tudo muito bonito!”.
Sucesso na lata da Moça
Em 2021, pela primeira vez em 100 anos, o Leite Moça retirou a icônica camponesa do rótulo para dar espaço a personagens reais e à diversidade. Sete mulheres brasileiras e suas histórias. Uma delas foi Terezinha e sua filha Amanda.
“Falar disso me enche de emoção. Quando saímos na lata foi um sonho. Foi a primeira receita, o pavê… estava na lata”.
Porém, Terezinha relatou que no início não ajudou muito, pelo contrário. “Nós sofremos muitos ataques por eu ser uma mulher gorda e tatuada. Num primeiro momento, eu levei um choque!”.
Contudo, a história mudou depois da dupla trabalhar a imagem do Atelier na lata de leite Moça. E deu super certo a propaganda nas redes sociais do Atelier! “Até hoje as pessoas falam ‘olha a menina da lata!’. Principalmente quem está no meio da confeitaria”.
“Trabalho o atendimento de forma personalizada”
Nesse momento que a conversa avança para um tema fundamental no empreendedorismo de alimentação, o atendimento ao cliente, Terezinha chama sua filha Amanda para que ela explique melhor suas estratégias, pois é Amanda que lida com essa tarefa no dia a dia.
“A gente trabalha de forma personalizada, justamente com os produtos por encomenda, principalmente os bolos”.
De acordo com Amanda, o atendimento do Atelier dá a oportunidade do cliente escolher desde a massa do recheio até a quantidade e o sabor. “Por exemplo: duas camadas de chocolate e uma de coco. Ele pode escolher a forma que quiser. A decoração do bolo, as cores do bolo, eles podem escolher tudo de forma personalizada”.
Um dos diferenciais do Atelier Tal Mãe, Tal Filha, segundo Amanda, é a confiança que os clientes adquiriram no trabalho delas. “Eu gosto muito que eles acreditam no nosso trabalho. Ah, às vezes tem um modelo de bolo que eu nunca fiz, mas na maioria das vezes o cliente confia no potencial e no trabalho do Atelier”.
Outro ponto alto do atendimento ao cliente para o sucesso do negócio é a simpatia. “É preciso estar sempre feliz atendendo. Inclusive, os clientes percebem e costumam dizer à minha mãe ‘sua filha é muito simpática’. Eu fico responsável por essa parte do atendimento, enquanto minha mãe fica na cozinha montando os produtos e desenvolvendo novas receitas”. Ainda, Amanda afirma que “acredita estar fazendo um ótimo trabalho”.
Sem dúvidas, se o Atelier Tal Mãe, Tal Filha é um sucesso, pode ter certeza que o atendimento é um dos pontos fortes do negócio!
O exemplo de como o Prêmio Academia Assaí pode transformar negócios
Em 2023, Terezinha foi uma das 30 vencedoras da 6ª edição do Prêmio Academia Assaí. "Sobre o Prêmio Academia Assaí é fácil falar. Foi uma alegria!", conta. "Às vezes eu estou dormindo, e acordo pensando que ainda estou lá. É uma experiência que nunca vou esquecer, um sonho realizado”, completou.
Terezinha ainda explicou um pouco mais sobre o que fez a diferença ao participar da Semana de Imersão em São Paulo: “O tratamento que recebemos ao longo da semana de imersão foi fantástico. Desde as meninas que nos receberam, passando pelos mentores e outros profissionais. Eles nos trataram com delicadeza e carinho. Isso para mim é muito importante”.
Já sobre os aprendizados e novidades que obteve, a confeiteira afirmou que já está colocando em prática os ensinamentos para transformar seu negócio de alimentação. “Quando você olha, você percebe onde está errando e onde tem que mudar. Quando voltei para o Rio, falei com a minha filha para mudarmos algumas coisas”. E concluiu: “Estamos colocando várias coisas em prática e vou trazer muita coisa boa para o meu Atelier”.
Visão no futuro para alcançar seu sonho
A dupla carioca sonha em expandir o Atelier Tal Mãe, Tal Filha e vender suas criações por todo o Rio de Janeiro. Porém, o primeiro passo será um freezer expositor no Atelier. "Estamos vendo a oportunidade de colocar no espaço e vamos começar com a revenda de sacolés gourmet em pontos pelo nosso bairro e região", conta Terezinha. “Vamos dar toda a assistência necessária para os revendedores, ajudando na divulgação, com banners. Não é só entregar o produto para o revendedor, teremos estratégias personalizadas para ajudá-los".
E dessa forma, Terezinha disse que vai juntar o dinheiro das revendas para investir em melhorias no serviço do Atelier Tal Mãe, Tal Filha.
Caminhando para o fim do delicioso bate papo, ela contou sobre o sonho de ter uma Kombi cor de rosa para sair pelas ruas do Rio vendendo suas delícias gourmet. “Primeiro será um carro mais popular, que vamos personalizar, para chegar lá na Kombi. A Kombi é um sonho”. E após conquistar a Kombi cor de rosa, Terezinha já sabe exatamente onde vai para realizar suas vendas. “Nosso sonho é levar a Kombi nas beiras da praia, em faculdades, em locais que tenham grande público”.
Amanda ainda completou a fala da mãe dizendo que o desejo é fazer com que a Kombi cor de rosa do Atelier seja conhecida em todo o estado do Rio de Janeiro. “A primeira confeitaria a rodar as ruas do Rio levando doce até o cliente. Mas também teremos nossos pontos fixos em que ficaremos com a Kombi em locais de muita movimentação”.
Por fim, a nova confeiteira do pedaço conclui a entrevista afirmando que vão trabalhar muito para chegar nessa meta. “A gente já tem todo o projeto da Kombi, orçamento e valores. E para alcançar esse sonho vamos começar com um carrinho mais popular, rodando, ficando mais conhecidas para que, em breve, a nossa Kombi possa rodar o todo o Rio de Janeiro”, finalizou.
Como vimos no decorrer da entrevista, Terezinha e Amanda são um exemplo de empreendedorismo feminino. Com dedicação e trabalho duro, elas construíram um negócio de sucesso na área da confeitaria. Elas foram vencedoras regionais do Prêmio Academia Assaí 2023 na categoria de vendas por encomenda e, com o prêmio, puderam investir no seu Atelier e ampliar sua clientela.
Confira mais detalhes sobre a 6ª edição do Prêmio aqui!
Enfim, o Atelier Tal Mãe, Tal Filha é um exemplo de como o amor pela culinária pode unir gerações e encantar os paladares da clientela. Experimente e comprove: tal mãe, tal filha, tal delícia e qualidade!