Atualidades
Balcão Único: o sistema desburocratizado de abertura de empresas
Postado em: 23 de Agosto de 2021 às 10:09 Por Jhonatan Alves
O Balcão Único chega para desburocratizar a abertura de empresas e logo estará disponível para todo o Brasil. Veja abaixo:
Já foi a época em que para se abrir uma empresa demorava-se dias ou mesmo meses. Agora, tudo é mais descomplicado e está a um toque ou clique de distância. Com a proposta do Governo Federal em parceria com os governos Estaduais e Municipais, o Balcão Único, chega para acelerar ainda mais este passo.
A academia Assaí foi em busca de mais informações, para ajudar você que quer se tornar um empreendedor a utilizar essa ferramenta. Confira abaixo as orientações dadas pelo Governo Federal à utilização do sistema:
O Balcão Único é uma integração de dados entre os órgãos de cada esfera dos governos. Com o novo programa totalmente on-line, os novos empreendedores poderão abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências ou deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar.
De acordo com o site da Receita Federal, por meio desta inovação, a coleta de dados necessários para o funcionamento de uma empresa é feita pelo preenchimento de um formulário eletrônico único. Antes, o empreendedor tinha que entrar em quatro portais diferentes – dois no governo federal, um no estado e um no município – para realizar o registro e dar início ao funcionamento da empresa, além de realizar outros sete procedimentos medidos pelo Banco Mundial.
Como acessar
O sistema está disponível por enquanto à capital paulistas, mas logo se espalahará por todo Brasil. Para utilizar o Balcão Único, basta realizar o login por meio da plataforma de autenticação Gov.Br e selecionar o método. Para São Paulo o login é via Junta Comercial do estado.
Algumas das ações que envolvem o Balcão Único, são: recebimento das respostas necessárias da Prefeitura; registro da empresa; obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; desbloqueio do cadastro de contribuintes; recebimento das licenças e até cadastro dos empregados que serão contratados.
Desde a implementação do Balcão Único em janeiro de 2021, foram abertas 9.467 empresas. O tempo médio de análise dos documentos é de 48 minutos e 59 segundos, um relâmpago em comparação aos quase quatro dias solicitados anteriormente para abertura de empresas.
E aí, gostou da nossa dica? Para não peder nenhum conteúdo siga nossas redes sociais e ouça o podcast 'Negócio em Dia', disponíveis AQUI.