Atualidades
Brasil bate recorde de abertura de empresas em 2021
Postado em: 28 de Março de 2022 às 10:43 Por Jhonatan Alves
De acordo com A Receita Federal e com o Sebrae, são mais de 3,9 milhões de pequenas empresas abertas em 2021
Os dados são impressionantes. Oito em cada 10 empresas abertas no Brasil durante 2021 eram microemprendedores individuais (MEI). O estudo dos dados guaidos pela Receita Federal e Sebrae indica também que 682 mil novas microempresas foram criadas - aquelas que faturaram entre R$ 97,2 mil e R$ 360 mil, isso revela um crescimento de 17% a mais se comparado com os números de 2020.
Uma das causas deste fenômeno é que ser MEI (Microempreendedor Individual) oferece muitos benefícios aos empreendedores, como crédito facilitado, menos gastos com impostos, direitos previdenciários e a pessoa que decide seus prórios horários se tornando patrão de si mesmo.
No total, o Brasil fechou 2021 com mais de 17 milhões de empresas ativas. Isso refletiu na melhora do ambiente dos negócios, que deslancham com mais oportunidades a cada ano. Os últimos três anos, afetados pela pandemia de coronavírus, influenciou os órgãos responsáveis para que a abertura de empresas fosse desburocratizada e passasse de nove dias para apenas dois dias.
“O quadro de aumento de micro e pequenas empresas no Brasil está ligado ao alto desemprego, com a retomada econômica e com a criatividade e vontade do brasileiro de ter um negócio próprio, isso é uma tendência”, disse Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP à CNN.
E aí, gostou dessa matéria? Não perca nada de nossos conteúdos e acesse nossas redes sociais e também o podcast 'Negócio em Dia', ambos diosponíveis AQUI.