Atualidades

Dia do Orgulho LGBTQIA+: construa um negócio mais inclusivo

Postado em: 18 de Junho de 2021 às 08:00 Por Redação

No próximo dia 28 de junho é celebrado mundialmente o Dia do Orgulho LGBTQIA+, movimento que tem o intuito de conscientizar sobre a importância do combate à homofobia e a “transfobia”.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ tem o objetivo de rever pensamentos e comportamentos que prejudicam a evolução da sociedade e, principalmente, aqueles que fazem parte da comunidade LGBTQIA+.

O papel dos cidadãos e empreendedores é de trabalhar para que todos se sintam seguros, respeitados e incluídos de forma justa, valorizando a diversidade. 

Em teoria, esse cenário seria o ideal para todos e, para o empreendedor, um negócio mais inclusivo e diverso pode representar um aumento significativo nos lucros do seu negócio.

Entretanto, como citamos no episódio 44 do nosso podcast, Negócio em Dia, mais da metade dos assassinatos de LGBTQIA+ no mundo ocorre no Brasil, segundo o relatório Grupo Gay da Bahia – GGB. Esse número corresponde à morte de um LGBTQIA+ a cada 26 horas em nosso país, superando até mesmo países que criminalizam a comunidade com pena de morte.

Qual é meu  papel como empreendedor diante deste cenário? Como marca, é preciso ir além de simplesmente publicar um post nas redes sociais em datas comemorativas. É preciso demonstrar, por meio de palavras, atitudes e atendimento, que o seu negócio é contra ações que diminuam ou prejudiquem pessoas em casos de LGBTfobia, demonstrando isso no dia a dia, por meio do posicionamento da marca. 

Por isso, no conteúdo de hoje, traremos diversas informações e ações para que você possa refletir, mudar, posicionar-se e construir um negócio mais inclusivo e diverso para além do Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Entendendo a sigla LGBTQIA+

LGBTQIA+ representa um movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para a comunidade. O primeiro passo para construir um negócio mais inclusivo é entender o que cada letra representa.

L = lésbicas: corresponde a mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

G = gays: representa homens que sentem atração afetiva/sexual por outros homens.

B = bissexuais: homens e mulheres que sentem atração por ambos os gêneros.

T = transexuais: a transexualidade não está relacionada à orientação sexual, mas, sim, à identidade de gênero. Desse modo, a letra “T” representa transgêneros, transexuais e travestis, pessoas que não se identificam com o gênero de seu nascimento.

Q = queer: pessoas do gênero “queer” transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens, defendendo que a orientação sexual e a identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

I = intersexo: uma pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. Isso acontece devido às suas combinações biológicas e ao seu desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc. –, que não se enquadram na norma binária do masculino ou feminino.

A = assexual: a pessoa assexual não sente atração sexual por outras pessoas, independentemente do gênero, não vendo relações sexuais como prioridade ou necessidade.

+ = é utilizado para a inclusão de outros grupos e variações de sexualidade e gênero, como pessoas pansexuais, que sentem atração por pessoas, independente do gênero.

Para algumas pessoas, a sigla LGBTQIA+ representa apenas letras. Porém, o objetivo da sigla e do movimento é que um número cada vez maior de pessoas se sintam representadas e participantes da sociedade. Não é à toa que a sigla já passou por diversas alterações desde sua primeira versão, criada em 1994, conhecida como GLS (gays, lésbicas e simpatizantes).

Hoje, cada letra representa um grupo de pessoas em nossa sociedade que sofre diferentes tipos de violência, simplesmente por não se adequar àquilo que foi tido como o “padrão na sociedade”.

Como construir um negócio mais inclusivo

Agora que você entendeu o que cada letra representa, é hora de avaliar práticas e atitudes que promovem e incentivam a diversidade dentro e fora do seu negócio.

Mapeando “barreiras”

O primeiro passo para criar um negócio mais inclusivo e diverso é entender o contexto em que ele está. Qual é a imagem que a sua marca passa aos clientes? Qual é o seu público consumidor e o que é preciso extrair, adaptar ou reinventar para que seu empreendimento seja visto e tenha atitudes que condizem com o respeito às pessoas LGBTQIA+?

99% das pessoas LGBTQIA+ se sentem inseguras no Brasil, de acordo com um relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Isso significa que é preciso readequar seu negócio para que, cada vez mais, as pessoas representadas por esse movimento se sintam à vontade, acolhidas e seguras por sua marca.

Conheça os termos e as expressões corretas 

Se uma pessoa da comunidade chega ao seu estabelecimento e, por algum motivo, seus funcionários ou até mesmo você demonstrar que não sabe exatamente como se referir a ela, isso demonstra que seu negócio é despreparado ou desinformado. 

Além de ser um momento extremamente desconfortável, principalmente para o cliente, não saber quais termos ou expressões utilizar pode macular a imagem do seu negócio perante a comunidade. 

Nesse sentido, busque se aprofundar em termos utilizados na comunidade, bem como em quais são as expressões incorretas ao se referir a uma pessoa LGBTQIA +. Ainda:

  • Saiba quais perguntas são ofensivas.
  • Quais palavras não utilizar.
  • Conheça conceitos como orientação sexual, relacionada ao interesse afetivo e/ou atração física de alguém, identidade de gênero, que diz respeito ao gênero com o qual uma pessoa se identifica, e expressão de gênero, que se refere à maneira como a pessoa se expressa, veste-se ou se apresenta. 
  • Em caso de erros, peça desculpas, mostre-se disposto a aprender o uso de palavras e expressões corretamente.

Acesse os artigos abaixo listados para aprofundamento das questões de gênero e do que nunca perguntar ou falar a uma pessoa LGBTQIA+:

O que nunca perguntar a uma pessoa gay ou lésbica?

O que nunca perguntar a uma pessoa trans?

Avalie a equipe e instrua suas ações

Se você conta com uma equipe de trabalho em seu negócio, é importante estar atento ao comportamento individual de cada membro dela. Isso porque um colaborador resistente à causa ou até mesmomal instruído pode criar uma imagem negativa do seu negócio em relação a questões LGBTfobia.

Você pode começar avaliando as atitudes no dia a dia, bem como expressões, termos e tom de voz ao referir-se a questões do público LGBTQIA +. De modo geral, pessoas resistentes à causa costumam demonstrar isso explicitamente. Também é fundamental saber distinguir quando alguém fala algo por desinformação e quando está sendo preconceituoso.

Você também pode promover debates abertos, a fim de conhecer melhor os membros da equipe e instruí-los corretamente, levantando pautas e temas que possam construir um negócio mais inclusivo, não apenas no Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Crie um negócio mais inclusivo não somente no atendimento

Criar um negócio inclusivo não é apenas “ser receptivo” ao atendimento de pessoas LGBTQIA+. Mais do que isso, é fundamental estimular e dar oportunidades de trabalho a pessoas da comunidade, colocando em ação a construção de um ambiente mais diverso, interna e externamente.

38% das empresas brasileiras têm restrições para contratar pessoas LGBTQIA+. Dar oportunidades às pessoas da comunidade beneficia não somente à causa como também à credibilidade do seu negócio, afinal de contas, como mostra uma pesquisa da consultoria Mckinsey, empresas que se preocupam com a diversidade de gênero são 21% mais lucrativas.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado mundialmente no dia 28 de junho, porém, os movimentos, debates e ações para fortalecer a diversidade de gênero ocorrem durante todo o mês. Que tal aproveitar a data e reorganizar seu negócio a favor dessa causa?

Fique de olho em nossas redes sociais e saiba como construir um negócio cada vez melhor. E se quiser conhecer uma história inspiradora de empreendedorismo LGBT conheça a Simone e sua parceira Alana clicando AQUI.

 

 

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí