Empreendedorismo
Dicas para aumentar o ticket médio do seu negócio
Postado em: 20 de Agosto de 2020 às 05:00 Por Redação
Saiba como calcular o ticket médio e confira como aumentar o seu lucro
Avaliar os resultados do seu negócio é essencial para ter sucesso. Entre os diversos indicadores financeiros, o ticket médio é um dos mais importantes. Fácil de conferir, ele gera informações para avaliar a sustentabilidade do seu negócio.
Em linhas gerais, o ticket médio representa o valor médio que cada cliente consome durante o período que você deseja avaliar, que pode ser de um dia, uma semana, um mês ou um ano. O cálculo é simples: total de vendas ÷ total de clientes = ticket médio do período.
Por exemplo, você quer saber qual o seu ticket médio diário. Para chegar ao resultado você precisa da quantidade de clientes que atendeu e a soma do que eles pagaram. Sendo assim, se você teve cinco clientes durante um dia, suponha que cada um gastou os seguintes valores: R$25,00 + R$28,00 + R$15,00 + R$22,00 + R$10,00. Somados, o total de vendas foi de R$100. Para chegar ao consumo médio, calcule: R$100,00 ÷ 5 = R$20,00 foi o seu ticket do dia.
Logo, fica fácil compreender que, quanto maior for o valor gasto por seus clientes, maior será o seu ticket médio.
Como usar a informação para estabelecer uma estratégia?
A informação isolada de quanto os seus clientes consumiram em um dia específico, em um primeiro momento, pode não ser tão significativa para você. No entanto, a importância dessa informação existe quando comparada com outros períodos.
Se no decorrer da semana, o ticket médio da segunda-feira apresenta o resultado mais baixo, você pode fazer uma promoção exclusiva para impulsionar as vendas nesse dia da semana.
Com essa informação você também pode analisar quais as ações e produtos têm contribuído mais ou menos com os seus resultados. Avaliar, por exemplo, promoções, o resultado de lançamento de um novo produto ou se destacar o produto nas redes sociais impulsionou as vendas.
3 dicas para aumentar o seu ticket médio
Combo de produtos
É uma estratégia básica, mas muito eficiente para aumentar a lucratividade. Porém, para que o combo seja atrativo para os seus clientes, as vantagens precisam ser muito claras.
Vale criar um combo de uma refeição completa – almoço, bebida e sobremesa – mas, também, oferecer alguns itens adicionais, como o molho e porções extras, por valor promocional.
Ofereça promoções sazonais
Quando identificado um período que o movimento diminui, uma excelente alternativa é desenvolver promoções sazonais. Podem ser ofertados cupons de descontos para usar nestes dias, promoções exclusivas ou brindes.
A ideia é estimular que os clientes do dia, consumam um valor maior, para que o baixo movimento seja compensado por um ticket médio mais alto.
Relacionamento com o cliente
Estratégias para melhorar a satisfação do seu cliente são muito importantes para que ele continue comprando de você. Para isso, tenha em mãos algumas informações para identificar quem são eles, como, por exemplo, seus contatos, o que compram regularmente, quais os períodos em que mais consome. Ao conhecer mais os seus clientes, você pode enviar promoções direcionadas, baseadas no perfil de consumo. Também pode oferecer produtos exclusivos ou frete grátis para os clientes regulares.
Além disso, o programa de fidelidade pode ser um grande incentivo tanto para os clientes retornarem quanto para consumirem mais. Ganhar algum prêmio em função de um determinado valor gasto pode se tornar um incentivo para que o cliente compre uma sobremesa ou peça um produto que não tinha planejado, aumentando, consequentemente, o seu ticket médio.
Quer mais dicas para impulsionar as suas vendas? Confira a matéria COMO SE PROGRAMAR PARA VENDER EM FERIADOS