Atualidades
Cuidados que você deve ter ao vender bebida alcoólica no seu negócio
Postado em: 31 de Agosto de 2022 às 19:16
Se você vende bebidas alcoólicas no seu negócio, precisa adotar algumas boas práticas e cumprir o que diz a lei sobre a comercialização de bebidas.
Confira!
BOAS PRÁTICAS PARA VENDER BEBIDAS ALCOÓLICAS
Bebida alcoólica, só para maiores
Em primeiro lugar, você deve saber que é proibido vender bebida alcoólica para menores de 18 anos em todo o Brasil.
Se você descumprir essa lei, pode se complicar com a justiça. Para evitar problemas, coloque um aviso em um local bem visível do seu estabelecimento, informando que a venda de bebidas alcoólicas a menores é proibida.
Se o seu negócio tiver funcionários, certifique-se de que eles estejam cumprindo a lei.
E, ao atender clientes jovens, adote o hábito de pedir para que apresentem o RG antes de vender ou servir a bebida. Uma rápida olhada ao RG do cliente confirma a idade dele e evita que você venda bebida alcoólica à pessoa errada.
Comunique aos clientes que é preciso beber com moderação
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não existe limite seguro para o consumo de bebida alcoólica e os danos à saúde aumentam de acordo com a quantidade consumida.
O consumo de álcool também é a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil. Estima-se que mais de 40% dos acidentes fatais sejam causados pela combinação de álcool e direção.
Por isso, é importante incentivar o consumo de álcool com moderação. No seu estabelecimento, comunique isso aos clientes.
Perto do caixa ou do bar, você pode colar um cartaz escrito “Beba com moderação”, “Aprecie com moderação” ou “Se beber, não dirija”. Alguns fornecedores de bebidas já enviam cartazes com frases como essas para que fiquem visíveis nos estabelecimentos.
Mas você também pode personalizar a comunicação no seu negócio. Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode usar a frase “Só exagere na pizza! Beba com moderação”.
E se você tem um cardápio com vários drinks diferentes, pode deixar esta mensagem no cardápio: “Beba menos, beba melhor!”. Além de reforçar a importância de beber com moderação, ela comunica aos clientes que as suas bebidas são a melhor opção.
Vendedor ambulante, fique atento à legislação do seu município
A venda de bebidas alcoólicas nas ruas e locais públicos, por vendedores ambulantes, está sujeita às leis de cada estado e município.
Por isso, se você deseja vender bebidas em um isopor ou abrir uma barraca de bebidas, consulte a prefeitura do seu município e se informe. Com isso, você não corre o risco de vender ilegalmente e ter seu trabalho interrompido.
Aprenda mais sobre a legislação específica para o seu negócio no curso AMBULANTES, da Academia Assaí. Ele é gratuito, online e oferece certificado!
Conheça também o curso BARES E LANCHONETES e aprenda estratégias de divulgação, precificação e muito mais!