Negócios
Black Friday: oportunidades para empreendedores de alimentos
Postado em: 07 de Novembro de 2020 às 06:00 Por Redação
Segundo os buscadores do Google, a Black Friday têm tudo para ser uma das maiores em vendas via internet.
A Black Friday é um evento anual que acontece em novembro, especificamente na última semana do mês. Nela, clientes procuram pelas melhores ofertas e variedades de produtos, enquanto empreendedores e marcas desejam vender a maior quantidade possível, fazendo dessa uma das datas mais importantes para o comércio.
Em 2020, o Google divulgou ao jornal O Estado de S. Paulo dados que comparam o volume de buscas na Black Friday de 2020 com o ano de 2019, e registrou um aumento de 40% nas pesquisas relacionadas ao setor de alimentos e bebidas, categoria que até 2019 não demonstrava crescimento nessa data.
Descontos e ações na Black Friday
Antes de definir os descontos de produto promocional, alguns aspectos devem ser observados. O primeiro é com relação ao custo e cuidados que você deve analisar para que suas vendas não resultem em prejuízos financeiros.
O segundo ponto é pensar quais vantagens e ações farão sentido para o seu público alvo. Por isso, separamos para você os principais tipos de ações promocionais desta data.
1 - Cashback: É o famoso “dinheiro de volta”, ou seja, ao realizar a compra o cliente recebe parte do valor para ser usada na próxima compra.
2 - Frete grátis: Com um aumento de 118% nas buscas do Google, outro tipo de ação interessante é a entrega gratuita. Você pode pensar em diversos formatos para valer essa condição, porém a mais comum a famosa “frete grátis para compras acima de xxx”. Essa tática induz o cliente em muitos casos, fazendo com que ele realize mais compras do que o planejado para conseguir a entrega grátis.
3 - Venda casada: essa é uma técnica antiga do varejo. Nela, ao efetuar a compra de um produto ou serviço, o cliente ganha outro. Como não é comum o setor alimentício realizar promoções nesta época, essa ação pode ser favorável ao seu negócio. Mas, de qual modo? O dono de uma barraquinha de lanches, por exemplo, pode fazer uma promoção em que anuncia “compre um x-salada e a bebida é por nossa conta”. Neste sentido, você pode pensar em como harmonizar seus produtos e assim engajar suas vendas.
Valorize seus clientes mais antigos
Embora a Black Friday seja uma oportunidade para a captação de novos clientes, ao divulgar um produto ou serviço que está com valor promocional, lembre-se de priorizar aqueles que fortalecem seu negócio, enviando a divulgação dos produtos promocionais primeiramente para eles. O contato direto com clientes mais antigos demonstra a importância que eles têm para o seu negócio, sendo até mesmo uma ferramenta de fidelização.
Organização
A intenção é fazer com que as vendas aumentem durante a Black Friday 2020, certo? Para isso, organize com antecedência suas tarefas e demandas, bem como estoque, recebimento de pedidos, cobranças e entregas.
Vale lembrar que a venda de um produto fora de estoque pode ocasionar situações de desconforto tanto para o cliente quanto para o seu negócio, por isso, um checklist pode ajudar a manter o controle de todos os materiais. Neste artigo falamos um pouco mais sobre o tema, confira!
Entregas da Black Friday em meio à pandemia
Certifique-se que todas as entregas ocorram de maneira segura, tanto para você quanto para seu cliente. A higienização dos produtos é essencial, além disso, caso realize as entregas presencialmente lembre-se do uso de máscaras e álcool gel constantemente.
Aumentar o volume de vendas nesse período é o que todo empreendedor busca, mas, tão importante quanto isso, é trabalhar a fidelização do cliente. Para te ajudar nisso, separamos 5 dicas para fidelizar clientes depois da Black Friday. Para mais dicas, ouça também o episódio Empreendedores de alimentação devem investir na Black Friday?, do nosso podcast Negócio em Dia.