Negócios

Black Friday: oportunidades para empreendedores de alimentos

Postado em: 07 de Novembro de 2020 às 06:00 Por Redação

Segundo os buscadores do Google, a Black Friday têm tudo para ser uma das maiores em vendas via internet. 

A Black Friday é um evento anual que acontece em novembro, especificamente na última semana do mês. Nela, clientes procuram pelas melhores ofertas e variedades de produtos, enquanto empreendedores e marcas desejam vender a maior quantidade possível, fazendo dessa uma das datas mais importantes para o comércio.

Em 2020, o Google divulgou ao jornal O Estado de S. Paulo dados que comparam o volume de buscas na Black Friday de 2020 com o ano de  2019, e registrou um aumento de 40% nas pesquisas relacionadas ao setor de alimentos e bebidas, categoria que até 2019 não demonstrava crescimento nessa data. 

Descontos e ações na Black Friday

Antes de definir os descontos de produto promocional, alguns aspectos devem ser observados. O primeiro é com relação ao custo e cuidados que você deve analisar para que suas vendas não resultem em prejuízos financeiros.

O segundo ponto é pensar quais vantagens e ações farão sentido para o seu público alvo. Por isso, separamos para você os principais tipos de ações promocionais desta data.

1 - Cashback:  É o famoso “dinheiro de volta”, ou seja, ao realizar a compra o cliente recebe parte do valor para ser usada na próxima compra.

2 - Frete grátis: Com um aumento de 118% nas buscas do Google, outro tipo de ação interessante é a entrega gratuita. Você pode pensar em diversos formatos para valer essa condição, porém a mais comum a famosa “frete grátis para compras acima de xxx”. Essa tática induz o cliente em muitos casos, fazendo com que ele realize mais compras do que o planejado para conseguir a entrega grátis.

3 - Venda casada: essa é uma técnica antiga do varejo. Nela, ao efetuar a compra de um produto ou serviço, o cliente ganha outro. Como não é comum o setor alimentício realizar promoções nesta época, essa ação pode ser favorável ao seu negócio. Mas, de qual modo? O dono de uma barraquinha de lanches, por exemplo, pode fazer uma promoção em que anuncia “compre um x-salada e a bebida é por nossa conta”. Neste sentido, você pode pensar em como harmonizar seus produtos e assim engajar suas vendas.

Valorize seus clientes mais antigos

Embora a Black Friday seja uma oportunidade para a captação de novos clientes, ao divulgar um produto ou serviço que está com valor promocional, lembre-se de priorizar aqueles que fortalecem seu negócio, enviando a divulgação dos produtos promocionais primeiramente para eles. O contato direto com clientes mais antigos demonstra a importância que eles têm para o seu negócio, sendo até mesmo uma ferramenta de fidelização. 

Organização

A intenção é fazer com que as vendas aumentem durante a Black Friday 2020, certo? Para isso, organize com antecedência suas tarefas e demandas, bem como estoque, recebimento de pedidos, cobranças e entregas.

Vale lembrar que a venda de um produto fora de estoque pode ocasionar situações de desconforto tanto para o cliente quanto para o seu negócio, por isso, um checklist pode ajudar a manter o controle de todos os materiais. Neste artigo falamos um pouco mais sobre o tema, confira!

Entregas da Black Friday em meio à pandemia

Certifique-se que todas as entregas ocorram de maneira segura, tanto para você quanto para seu cliente. A higienização dos produtos é essencial, além disso, caso realize as entregas presencialmente lembre-se do uso de máscaras e álcool gel constantemente. 

Aumentar o volume de vendas nesse período é o que todo empreendedor busca, mas, tão importante quanto isso, é trabalhar a fidelização do cliente. Para te ajudar nisso, separamos 5 dicas para fidelizar clientes depois da Black Friday. Para mais dicas, ouça também o episódio Empreendedores de alimentação devem investir na Black Friday?, do nosso podcast Negócio em Dia.
 

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí