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Black Friday 2023: dicas para preparar seu negócio e ter sucesso
Postado em: 03 de Novembro de 2023 às 19:36 Por Redação
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados para os empreendedores de alimentação. Neste ano, ela acontecerá no dia 24 de novembro.
Se você tem um negócio de alimentação, esse é o momento perfeito para aproveitar a oportunidade de impulsionar as vendas, atrair novos clientes e lucrar.
Milhares de pessoas se planejam para aproveitar as ofertas desse período, sendo assim, o seu negócio não pode ficar de fora.
Contudo, para ter sucesso nessa data de grandes descontos, é preciso se planejar. Por isso, você vai conferir a seguir dicas valiosas para se preparar e conquistar ótimos resultados nesta Black Friday!
Como se preparar para a Black Friday
Antecipe suas promoções
Uma ótima estratégia para a Black Friday é anunciar suas ofertas com antecedência para criar expectativa e gerar interesse nos seus clientes.
Utilize as redes sociais, e-mail e seu site, caso tenha, para comunicar as promoções e os descontos especiais que você planeja oferecer.
Se você tem um negócio de ponto fixo, também pode investir em cartazes, placas e informar aos clientes pessoalmente sobre as ofertas que você vai oferecer na Black Friday.
Aqui, o segredo é criar expectativa!
Ofereça promoções atrativas
Na Black Friday, os clientes esperam descontos significativos. Por isso, certifique-se de que suas ofertas sejam atrativas e competitivas para não oferecer uma “black fraude”.
Avalie seu estoque e considere reduzir os preços de itens populares, ou ainda, criar combos especiais que ofereçam uma excelente percepção de valor para os seus clientes.
Prepare sua equipe
É comum que o aumento do fluxo de pedidos aumente na Black Friday - inclusive, esse é o momento mais esperado!
Então, garanta que sua equipe esteja bem treinada e pronta para atender todos os seus clientes.
Treine-os para lidar com situações de alta demanda e garanta que todos estejam familiarizados com as promoções e produtos em oferta, para evitar ruídos de comunicação e longa espera.
Otimize seus canais de venda online
Se você realiza vendas online, prepare-se para oferecer um serviço eficaz e sem problemas.
Para isso, certifique-se de que seu site ou canais de venda online estejam otimizados para a alta demanda desse período.
Você pode fazer isso verificando se os links funcionam corretamente, se o processo de pagamento é simples e eficiente, e ainda, se as informações de estoque são claras e precisas.
Tomar essas atitudes irá evitar que problemas técnicos atrapalhem suas vendas durante o dia da Black Friday.
Tenha estoque suficiente
Nada é mais frustrante para os clientes do que encontrar um item em promoção e descobrir que ele está esgotado.
Sabendo disso, garanta que seu negócio tenha estoque suficiente dos produtos em promoção para suprir a alta demanda.
Você pode tentar calcular a demanda esperada na Black Friday e fazer pedidos com seus fornecedores com antecedência, para evitar frustrações e sustos no grande dia.
Pós-venda e fidelização
Aqui vai uma dica de ouro: não esqueça do pós-venda!
Não investir no pós-venda é um erro simples, mas que centenas de empreendedores cometem e, assim, prejudicam o relacionamento com a clientela.
Por isso, mesmo após o fim da Black Friday, lembre-se de continuar interagindo com seus clientes para garantir uma boa relação e fidelização.
Ofereça incentivos, como cupons de desconto, para fazer com que voltem a comprar do seu negócio e se tornem clientes regulares.