Atualidades
Bolsa Empreendedor Oferece Auxílio a Trabalhadores Informais
Postado em: 26 de Agosto de 2022 às 17:10
Trabalhadores informais e MEIs que moram no estado de São Paulo podem receber um auxílio no valor de 1 mil reais. Para ter acesso ao benefício, a pessoa interessada deve se inscrever no Bolsa Empreendedor, um programa do Governo de São Paulo criado para apoiar empreendedores informais, até o dia 18 de setembro.
Os selecionados irão participar de um curso oferecido em parceria com o SEBRAE e se formalizar como MEI (microempreendedor individual), caso ainda não sejam formalizados.
Quem pode participar e como se inscrever?
Para se inscrever no Bolsa Empreendedor, é preciso:
- residir no estado de São Paulo;
- ter mais de 18 anos;
- saber ler e escrever;
- ser MEI ou trabalhador informal;
- ser inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
A iniciativa é aberta a todos os que cumprem esses requisitos, mas a prioridade é para pessoas com baixa renda, mulheres, jovens entre 18 e 35 anos, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Os interessados devem se inscrever pela internet, no site www.bolsadopovo.sp.gov.br. Na inscrição, o candidato tem que informar seu nome, RG, CPF, data de nascimento, NIS, renda familiar, escolaridade, emprego e CNPJ (caso já seja MEI). Além disso, deve informar se prefere realizar o curso de manhã, à tarde ou à noite.
Quais são os benefícios da Bolsa Empreendedor oferece?
O objetivo do programa Bolsa Empreendedor é oferecer auxílio e capacitação aos selecionados, além de incentivar a formalização.
Quem for selecionado a receber o benefício deve participar de um curso online de empreendedorismo do SEBRAE, com carga horária média de 10 horas e duração de uma semana.
As instruções para acesso ao curso, como data, horário e acesso à sala virtual, são enviadas pelo Sebrae via e-mail ou SMS depois da aprovação do candidato.
Os alunos ainda recebem orientações sobre formalização como MEI, que garante acesso a direitos como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.
Como é feito o pagamento?
A bolsa-auxílio de R$ 1.000 é paga em duas parcelas de R$500.
Para receber a 1ª parcela, o beneficiado deve ter pelo menos 80% de presença no curso online do Sebrae e se formalizar como MEI até 2 dias após o término do curso. Caso o aluno já seja formalizado, ele deve estar com o MEI ativo.
Para receber a 2º parcela do pagamento, o MEI deve permanecer ativo.
Já me inscrevi, e agora?
Fique de olho no seu e-mail e nas mensagens que recebe no celular! Todos os selecionados recebem uma mensagem de convocação, por e-mail ou SMS. A participação no programa acontece no mês seguinte à convocação. Ou seja, se você se inscrever em setembro irá participar do curso em outubro.
Se você é morador de São Paulo e já é ou deseja ser MEI, não perca esta chance!