Dicas
Cachaça: como surpreender clientes com drinks modernos e saborosos
Postado em: 13 de Setembro de 2023 às 08:00 Por Redação
No Brasil, o Dia Nacional da Cachaça é celebrado em 13 de setembro, uma data que presta homenagem a uma das bebidas mais emblemáticas do país.
Então, hoje é um dia muito especial para os amantes da cachaça, a bebida típica brasileira que conquista paladares pelo mundo afora.
Mas você sabia que a cachaça pode ser um ótimo ingrediente para incrementar o seu negócio de alimentação?
Isso mesmo, se você tem um restaurante, um bar, uma lanchonete ou qualquer outro estabelecimento que ofereça comida e bebida, você pode aproveitar essa data para criar drinks deliciosos e originais com cachaça e atrair mais clientes.
Se você é um pequeno empreendedor e deseja incluir drinks com cachaça em seu cardápio, fique conosco, pois vamos dar algumas dicas de como você pode fazer isso de forma simples, criativa e lucrativa. Confira!
Cachaça: como empreender com elegância e sabor
A cachaça é uma bebida típica brasileira, feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar. É um produto que tem uma longa história e uma grande diversidade de sabores, aromas e cores.
“Porém, como transformar essa paixão nacional em um negócio lucrativo e sofisticado, Academia Assaí?”
1. Conheça os tipos de cachaça e suas características
Como dissemos anteriormente, a cachaça é uma bebida destilada feita a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar. Existem dois tipos principais de cachaça: a branca e a envelhecida.
A cachaça branca é aquela que não passa por nenhum processo de envelhecimento em madeira, sendo engarrafada logo após a destilação. Ela tem uma cor transparente e um sabor mais forte e ardente.
É ideal para fazer drinks refrescantes e cítricos, como a caipirinha, o mojito e o rabo de galo.
Já a cachaça envelhecida é aquela que fica armazenada em barris de madeira por um período que varia de alguns meses a vários anos. Ela adquire uma cor amarelada ou dourada e um sabor mais suave e complexo, com notas aromáticas que dependem da madeira utilizada.
A sugestão da vez é fazer drinks mais sofisticados e encorpados, como o negroni, o old fashioned e o manhattan.
2. Escolha as cachaças adequadas para o seu público e o seu cardápio
Depois de conhecer os tipos de cachaça, você precisa escolher quais delas vão fazer parte do seu estoque e do seu cardápio. Para isso, leve em conta o perfil do seu público-alvo, o conceito do seu negócio e as opções de comida que você oferece.
Por exemplo, se você tem um negócio voltado para um público mais jovem e moderno, que busca diversão e novidades, vale apostar em cachaças brancas de boa qualidade e em drinks coloridos e criativos, que misturem frutas, ervas, especiarias e outros ingredientes inusitados.
Agora, caso você tenha um negócio voltado para um público mais maduro e exigente, que busca sofisticação e elegância, invista em cachaças envelhecidas de diferentes madeiras e em drinks clássicos e refinados, que valorizem o sabor e o aroma da bebida.
Uma terceira opção é para um público variado e eclético, que busca opções para todos os gostos e ocasiões, você pode ter uma carta de cachaças diversificada e em drinks versáteis e equilibrados, que combinem com diferentes tipos de comida.
3. Crie drinks exclusivos com a sua marca
Uma forma de se destacar da concorrência e fidelizar os seus clientes é criar drinks exclusivos com a sua marca, que tenham a ver com a sua proposta e com a sua personalidade.
Para isso, você pode usar a sua criatividade e experimentar diferentes combinações de cachaça com outros ingredientes, como sucos, xaropes, licores, refrigerantes, água tônica, água de coco, leite condensado...
Você também pode usar elementos decorativos para dar um toque especial aos seus drinks, como frutas cortadas, folhas de hortelã, canela em pau ou cravo-da-índia.
O importante é que os seus drinks tenham um nome atrativo, uma apresentação caprichada e um sabor delicioso. Assim, você vai conquistar os seus clientes pelo paladar e pela visão!
4. Divulgue os seus drinks nas redes sociais
A última dica, mas não menos importante, não se esqueça de divulgar os seus drinks nas redes sociais para atrair mais clientes para o seu negócio, viu?
Você pode usar plataformas como o Instagram, o Facebook e o TikTok para postar fotos e vídeos dos seus drinks, mostrando como eles são feitos, quais são os ingredientes e qual é a história por trás deles.
Você também pode criar promoções e sorteios para incentivar os seus seguidores a experimentarem os seus drinks e a compartilharem as suas experiências com os seus amigos. Dessa forma, você vai aumentar o seu alcance e a sua reputação online!
Pois é, o Dia Nacional da Cachaça é uma oportunidade para celebrar a riqueza da cultura brasileira e explorar as possibilidades que essa bebida oferece aos empreendedores de alimentação.
Gostou das nossas dicas? Então, não perca tempo e comece a preparar os seus drinks com cachaça para comemorar essa data especial em grande estilo. E se você quiser saber mais sobre outras bebidas maravilhosas, continue acompanhando o blog da Academia Assaí.
Boas vendas!