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Lasanha à bolonhesa

Como montar um cardápio de massas artesanais

Postado em: 23 de Fevereiro de 2023 às 12:56 Por Redação

É difícil resistir a uma boa massa! Alimentos como o macarrão e a lasanha ocupam o pódio da lista de preferências alimentares de muitos brasileiros.

Há anos, o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de massas, ao lado da Itália e dos Estados Unidos.

De acordo com o último estudo divulgado pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), referente a dados de 2021, a indústria de massas e biscoitos faturou mais de R$ 50 bilhões em 2021.

O setor de massas, especificamente, registrou aumento de 11,5% em faturamento.

Diante desse cenário otimista, que tal abrir um negócio de massas artesanais? É uma ótima oportunidade de negócio e não exige um investimento inicial muito alto.

O primeiro passo é aprender a fazer uma boa massa caseira. E o segundo é montar um cardápio atrativo!

5 dicas de como montar seu cardápio de massas artesanais e apostar neste negócio

Espaguete caseiro para vender

  1. Conheça as preferências do público

A variedade de massas que podem ser feitas a partir de uma mesma receita é gigante!

Cada tipo de massa acompanha melhor determinados tipos de molho, e algumas massas podem ser recheadas, como o ravióli, o canelone e o rondelli.

Para montar um cardápio eficiente, o primeiro passo é levar em consideração as preferências gerais dos brasileiros.

Segundo dados da Abimapi, o tipo de massa mais consumido no Brasil é macarrão espaguete, seguido pelo fusilli (também chamado de macarrão parafuso) e pela lasanha. Logo atrás vêm o macarrão penne e o talharim.

Ao abrir um negócio de massas, considere essas variedades. Mas não pare por aí: ofereça também massas recheadas, que não são facilmente encontradas nos supermercados.

Afinal, o público que procura por massas artesanais busca algo diferente, para ir além do macarrão de todos os dias. Seu diferencial está aí.

Como vender massas artesanais

  1. Estude a clientela da sua região

Para definir os sabores, faça uma pesquisa de acordo com o perfil de público que você irá atender.

Se for atender em regiões com consumidores de maior poder aquisitivo, inclua receitas com ingredientes especiais, como queijo gorgonzola, nozes, queijo brie, tomate seco e damasco.

Mas não deixe ter molhos básicos, que agradam a todos os paladares: ao sugo, branco, quatro queijos e à bolonhesa.

Caso você esteja em uma região em que os clientes não podem pagar muito caro por uma massa, aposte em opções de melhor custo-benefício, mas ainda assim deliciosas: recheios com frango, molho pesto e molhos com bacon, como o carbonara, são ótimas opções.

Massa fresca colorida: faça e venda

  1. Explore o potencial das massas coloridas e integrais

Além dos recheios e molhos, você pode diversificar seu cardápio com massas coloridas com ingredientes naturais.

Para fazer uma massa verde, use espinafre. Beterraba cozida deixa a massa naturalmente rosada, e você pode usar batata roxa para fazer um nhoque super colorido.

Além de adicionar cor e tornar seus produtos mais atraentes, esses vegetais deixam suas massas mais nutritivas, pois acrescentam vitaminas.

E por falar em massas nutritivas, uma das principais tendências do mercado de alimentação em 2023 é o de alimentação saudável.

Pensando nisso, ofereça ao menos uma opção de massa feita com farinha integral, que é facilmente encontrada hoje no mercado e muita bem aceita por grande parte da população.

Macarrão com molho de tomate

  1. Use os melhores molhos e extratos de tomate

Algumas das massas mais clássicas levam molho de tomate. Seja em um tradicional molho ao sugo, um suculento molho à bolonhesa ou em um sofisticado molho rosé, o tomate é a estrela de diversas receitas.

Por isso, existem dois produtos que não podem faltar em seu estoque: o Extrato de Tomate Elefante, que adiciona cor e sabor a molhos cremosos e recheios; e um bom molho de tomate Pomarola ou Tarantella, que é pronto para uso e tem o poder de facilitar e garantir o padrão de qualidade da sua produção.

O extrato de tomate Elefante contém apenas três ingredientes: tomates selecionados, sal e açúcar. Sua textura cremosa é ideal para molhos mais consistentes. E por se tratar de um extrato de tomate, que é super concentrado, tem excelente rendimento.

O molho de tomate Pomarola é o preferido dos brasileiros e já virou sinônimo de qualidade. Está disponível em diversas versões, incluindo o Pomarola Manjericão, Pomarola Parmegiana e Pomarola Bolonhesa.

Já o molho de tomate Tarantella tem ainda mais tomates e ingredientes selecionados, além de um excelente custo-benefício. Conheça a linha completa de molhos Tarantella e traga esse sabor especial para as suas massas.

Aprenda a vender massas artesanais

  1. Ofereça combos

Uma ótima maneira de divulgar seus produtos é oferecendo combos com preços atrativos para os clientes.

Você pode oferecer, por exemplo, combos de massas com duas opções de molho, combos com bebidas, combos de massas recheadas e kits com sobremesa.

Falando nisso, você sabia que é possível fazer massas com sabores doces? Algumas sugestões são: canelone com recheio de queijo e goiabada e conchiglione com recheio de coco e calda de chocolate. Mas as possibilidades são infinitas!

Para não assustar a clientela, aposte em combinações clássicas de sabores, como as já citadas queijo e goiabada e coco com chocolate, além de banana com doce de leite e abacaxi com coco.

Em resumo, para começar com um cardápio atraente, ofereça ao menos uma opção de massa longa (espaguete ou talharim), uma opção de massa curta (fusilli ou penne), três sabores de lasanha (por exemplo: à bolonhesa, quatro queijos e presunto e queijo), uma opção de massa integral e duas massas recheadas (como rondelli e ravióli, por exemplo) com recheios variados.

Para surpreender a clientela, inove oferecendo uma opção de recheio doce. E ofereça combos para atrair os clientes e mostrar todo o potencial dos seus produtos.

Após definir o cardápio, elabore uma ficha técnica para padronizar cada receita. A ficha técnica serve para garantir a qualidade do produto final, e é fundamental, também, para a precificação dos seus produtos.

Curtiu essas dicas? Agora é colocar a mão na massa - literalmente - e divulgar seu negócio de massas artesanais!

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