Tecnologia
Cardápio QR Code gera frustração: veja opções para o seu negócio
Postado em: 11 de Maio de 2022 às 13:23 Por Jhonatan Alves
A pandemia de coronavírus trouxe os cardápios QR code como medida sanitária, mas eles têm estressado a clientela que preza pela praticidade. Entenda!
A verdade é que durante a retomada dos atendimentos dos restaurantes, bares ou lanchonetes, o cardápio em QR Code foi proposto para evitar a contaminação pelo vírus – inibindo o repasse dos cardápios físicos de mão em mão.
Foi até que uma ótima ideia, se não fosse o tempo precioso e a falta de domínio com a tecnologia por parte dos estabelecimentos e mesmo dos próprios clientes.
Internet ruim, cardápios mal elaborados, tempo de carregamento da página demorado, locais sem Wi-Fi gratuito...
Enfim, uma série de pequenos estresses que seriam evitados apenas com uma conversa rápida.
Afinal, a tecnologia é boa, mas necessita de aprimoramentos, ainda mais no Brasil, que tem uma das internets mais caras e precárias do mundo, apesar de ter aumentado seu alcance para locais rurais e periféricos nos últimos anos.
O seu negócio precisa atender a clientela com o mínimo de fluidez, sem impedimentos que estressem o cliente - o qual muitas vezes está ansioso para se alimentar e não quer passar por obstáculos.
Vamos deixar algumas dicas preciosas para que você monte seu cardápio com qualidade e priorize a facilidade de leitura do cliente.
Tipo de cardápio para negócios de alimentação
1 – Cardápio plastificado
O velho e bom cardápio plastificado pode ser uma solução barata e prática ao seu negócio.
Para mantê-lo limpo é necessário desinfetar com álcool gel 70% toda vez que for repassado a um cliente e toda vez que for devolvido.
2 - Cardápio na parede
Um quadro com os pratos sempre é uma boa pedida!
Sempre presente em lanchonetes e fast foods, os quadros ou mesmo telões são opções para qualquer pessoa que encherga identificar seu pedido.
Mas é sempre bom ter opções que favoreçam a acessibilidade, com um cardápio em braile e mesmo com o preparo dos funcionários em Libras, que é a linguagem de sinais para pessoas com deficiência auditiva.
3 – Folders individuais
Essa é uma opção muito higiênica, porque o cliente tem seu próprio folder, pode levar para casa, guardar na bolsa, entre outros.
No entanto, não é uma solução generosa com o meio ambiente, já que gera mais descarte de papel. Uma alternativa é escolher produzir estes folders com material reciclável.
4 – Cardápio digital
Agora se você quiser manter o cardápio digital por QR Code, tudo bem. Sugerimos que você disponha de uma internet rápida e liberada aos clientes.
Além disso, você pode esquematizar com os atendentes para que enviem os cardápios via WhatsApp aos clientes, essa solução pode ser rápida e você ainda faz uma lista de contatos com os consumidores.
Outra ideia que necessita de avaliação financeira é o cardápio disposto em tablets para que os clientes façam o pedido.
Os tablets têm que ser programados para esta função, o que dispensa um grande gasto. A limpeza dos tablets neste caso, só pode se dar com álcool específico para eletrônicos e os clientes ainda devem higienizar as mãos com álcool gel 70%.
5 - Cardápio de PVC
É uma opção mais cara, mas que permite a higienização também após o uso. Vale o investimento se seu estabelecimento prioriza o conforto do cliente.