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Celebrando a cerveja com um toque artesanal: Cervejaria Walfänger
Postado em: 07 de Agosto de 2024 às 11:34 Por Redação
Para entender melhor esse universo da cerveja, conversamos com Raoni Balieiro, proprietário da Cervejaria Walfänger, em Ribeirão Preto (SP).
Como tudo começou
Raoni contou que a ideia de iniciar uma cervejaria começou em 2011, impulsionada pela visão do seu pai, que trabalhava no mercado de eventos e viu o potencial de crescimento da cervejaria artesanal.
“A concepção da marca foi em 2011. Walfänger é o nosso sobrenome em alemão, que significa baleiro, ou caçador de baleias. Nós começamos por iniciativa do meu pai, que viu o crescimento da cervejaria artesanal e enxergou um mercado com muito potencial”, explicou Raoni.
A primeira experiência prática aconteceu em 2013, em um sítio em Brodowski (SP), onde a família Balieiro montou uma nano cervejaria.
“Contratamos um mestre de formação germânica e meu irmão também era prático cervejeiro. Meus pais trouxeram receitas da Alemanha, inspiradas em um monastério no sul de Munique, na Bavária”, relatou.
Desafios no caminho
Abrir uma cervejaria artesanal não é tarefa fácil, por isso, Raoni destacou a burocracia como um dos maiores obstáculos.
“O desafio de começar uma cervejaria é muito grande, principalmente por causa da burocracia. Na nossa época, as exigências para uma microcervejaria eram as mesmas que para uma grande cervejaria. Levamos quase dois anos para viabilizar nossa planta em Bonfim Paulista”, relembrou.
Depois de tanto tempo com processos burocráticos, chegou a melhor parte: as cervejas.
O catálogo da Cervejaria Walfänger começou com três estilos clássicos: Helles, Doppelbock e Weizen, inspirados no monastério de Munique.
Com o tempo, eles expandiram suas opções. “Lançamos a German Pilsner, que em 2019 foi eleita a melhor Pilsen do Brasil”, comentou Raoni.
A importância do Brewpub
Um dos pontos altos da Cervejaria Walfänger é o seu brewpub, um espaço que combina restaurante e cervejaria.
“Desde o começo, sabíamos da importância de ter um brewpub. Nosso espaço tem uma divisória de vidro que permite aos clientes verem a fábrica e o processo produtivo. Isso cria uma imersão na nossa marca”, destacou.
Já a divulgação da cervejaria é feita principalmente através de materiais em pontos de venda e marketing online.
“Entendemos que é importante estar presente e próximo ao consumidor. Isso é um dos maiores benefícios da cerveja artesanal, a proximidade com o consumidor”, afirmou Raoni.
Conselhos para futuros cervejeiros
O conselho de Raoni para quem deseja abrir um negócio de cerveja é: “Faça um plano de negócio bem consistente e robusto. Cuide do quintal de casa, esteja presente e próximo ao consumidor. A expansão vem naturalmente”, finalizou.