Empreendedorismo
Canvas: aprenda como estruturar um modelo de negócio competitivo
Postado em: 17 de Janeiro de 2023 às 16:56 Por Redação
Muitos empreendedores ainda não sabem como fazer um modelo Canvas ou como ele pode ajudar seus negócios.
Basicamente, o Canvas é uma ferramenta semelhante a uma tela e permite que você veja rapidamente todos os aspectos principais de um modelo de negócios.
É uma ferramenta bem visual que pode ser alterada a qualquer momento, permitindo que pontos do seu negócio tenham total adaptabilidade às mudanças.
Neste artigo vamos mostrar o que é um modelo de Canva e como você pode criar um para o seu empreendimento ter sucesso.
Preste bastante atenção nesse conteúdo, pois ao final dele você será capaz de realizar um modelo do Canvas com os dados do seu negócio, beleza?
O QUE É O MODELO CANVAS
O Canvas é uma ferramenta estratégica que te ajudará a conceituar seu modelo de negócio e representá-lo visualmente de maneira inovadora, de modo que qualquer pessoa da equipe possa entender facilmente.
Assim, com um Canvas você poderá detectar as alavancas de crescimento do seu modelo de negócio, visualizar as ideias, os principais parceiros para o seu negócio e as ações a serem realizadas, ok?
Tudo isso em um modelo com 9 blocos para integrar as atividades-chave e os componentes básicos de um plano de negócios para uma empresa.
E mais, a conceituação do modelo Canvas tem sua origem no design thinking. É uma visão conjunta, estruturada e simplificada do que sua empresa é ou será.
E aí, ficou interessado em saber quais são os 9 principais elementos que compõem o modelo Canvas?
COMO FAZER UM MODELO CANVAS
O modelo Canvas contempla nove tópicos-chave do negócio que devem ser preenchidos. Essas características são estudadas em blocos e são separadas em blocos internos e externos.
Os blocos internos do modelo Canvas são compostos por:
- Parceiros principais
- Atividades-chave
- Principais recursos
- Estrutura de custos
Enquanto isso, os blocos externos são:
- Proposta de valor
- Relação com cliente
- Segmento de clientes
- Canais
- Fontes de renda
Parceiros principais
Essa característica são as pessoas ou outras organizações fora do negócio com quem podem ser estabelecidas colaborações para compartilhar experiências, custos e até mesmo recursos.
E elas podem ser de vários tipos, como parceiros estratégicos, tecnológicos, industriais ou mesmo investidores.
Graças a essas colaborações, é mais fácil criar economias de escala ou projetar e gerenciar projetos de negócios.
Perguntas para ajudá-lo a criar as principais associações do seu modelo do Canvas:
1. Quem são nossos principais parceiros?
2. Quem são nossos principais fornecedores?
3. Quais recursos-chave adquirimos de parceiros?
4. Quais atividades-chave os parceiros realizam?
Atividades-chave
Este outro segmento do modelo Canvas é um dos mais difíceis de definir, pois exige que o empreendedor tenha clareza do que é o seu negócio e como conseguirá transmitir isso ao mercado.
Uma coisa a ter em mente é que nem todas as atividades dentro da empresa são essenciais, mas a produção e o marketing são.
Ainda, para identificar quais são essas tarefas fundamentais e poder preencher seu campo de atividades-chave do Canvas, você pode se ajudar fazendo algumas perguntas:
1. Quais atividades são imprescindíveis para realizar nossa proposta de valor?
2. Que tarefas são fundamentais para o bom funcionamento dos nossos canais de distribuição?
3. Quais atividades são indispensáveis no relacionamento com nossos clientes?
4. Quais atividades são essenciais para os fluxos de caixa?
Principais recursos
Esse tópico está atrelado aos meios que a empresa terá para entregar sua proposta de valor.
Podem ser humanos (funcionários), tecnológicos (equipamentos de informática ou software) ou físicos (instalações, veículos, lojas, etc.).
Enfim, o bloco de principais recursos determina ainda se o negócio será viável. Ou seja, se você tiver poucos recursos iniciais, será necessário fazer outros tipos de esforços: financeiros, buscar mais colaboração com terceiros, etc.
Outra série de perguntas para ajudá-lo a criar o seu Canvas:
1. Quais recursos-chave nossa proposta de valor requer?
2. De quais recursos nossos canais de distribuição precisam?
Estrutura de custos
O quarto segmento interno do modelo Canvas avalia os custos da empresa e quanto ela cobra de seus clientes.
As necessidades operacionais de tesouraria e financiamento giram em torno do momento da cobrança dos clientes.
Se faça as seguintes perguntas:
1. Quais são os custos mais importantes pertencentes ao nosso modelo de negócio?
2. Quais recursos-chave e atividades-chave são mais caros?
Proposta de valor
Agora, quanto às características dos blocos externos, a proposta de valor é o fator que diferencia você da concorrência e o que o cliente está disposto a pagar.
Há empreendedores que buscam um modelo de negócio que ainda não existe. Seria inovador, não acha? Mas o que muitas vezes acontece é que este segmento não tem demanda e não tem clientes dispostos a pagar por isso.
Logo, não seria uma proposta de valor interessante. A proposta de valor é o fator que diferencia você da concorrência.
Na busca por essa proposta de valor, é preciso se perguntar por que se faz assim ou sempre se fez assim.
Trata-se de encontrar um nicho para oferecer ao cliente uma melhoria no serviço ou produto pelo qual ele está disposto a pagar.
Mas, antes disso, é vital se perguntar:
1. Que valor trazemos ao cliente?
2. Que problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver?
3. Quais necessidades do cliente estamos satisfazendo?
Relação com cliente
Aqui neste bloco se trata do tipo de relação que pretende estabelecer com cada um dos seus segmentos de clientes.
E as relações podem ser, entre outras, pessoais (pessoalmente, por telefone, etc.), automatizadas (através de tecnologias como e-mail, aplicativos de mensagem), por meio de terceiros (terceirização de serviços de atendimento), individual (personalizado) e coletivo (através de comunidades de usuários).
A chave é como você vai conectar sua proposta de valor com o cliente. E isso tem a ver com o sentimento que você deseja que sua marca produza no cliente.
1. Que tipo de relacionamento nossos clientes esperam que tenhamos com eles?
2. Como eles se integram com o restante do nosso modelo de negócios?
3. E que custo têm?
Segmento de clientes
Você não precisa procurar clientes pensando em abraçar todo mercado. Entenda, nem todas as pessoas podem ser seus clientes.
No início do negócio, a atenção e os recursos devem estar voltados para os segmentos e nichos de clientes que agregarão valor e lucratividade.
Quando o negócio cresce, energia e recursos podem ser dedicados à expansão do empreendimento.
Pergunte-se:
1. Para quem estamos criando valor?
2. Quais são os nossos clientes mais importantes?
Canais
Esse atributo do Canvas determina os canais que a empresa utilizará para comunicar a proposta de valor ao cliente e oferecê-la.
Ou seja, realizar as vendas e oferecer o atendimento pós-venda.
Aí, eles podem ser utilizados canais diretos e indiretos, sendo propriamente seus ou de parceiros.
Por exemplo, uma equipe comercial especializada pode ser integrada junto a uma loja online.
Para detalhar os canais de comunicação mais relevantes para o seu projeto de negócios é interessante fazer algumas ponderações:
1. Através de quais canais de comunicação podemos chegar aos nossos clientes?
2. Como nossos canais são integrados?
3. Quais são os canais que funcionam melhor?
4. Quais são os mais lucrativos?
Fontes de renda
Por fim, a fonte de renda!
Bom, ele é um segmento “complicado”, pois é consequência de todos os blocos anteriores, mas é algo que deve ser decidido antes de começar.
Lembrando sempre que não precisam ser as fontes definitivas, visto que os negócios e seus modelos estão sempre em transformação.
Então, tente responder às seguintes perguntas:
1. Qual valor os nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
2. O que eles estão pagando atualmente?
3. Como eles preferem pagar?
Depois de ler esse material, você já tem mais clara a sua ideia de negócio e os elementos fundamentais que farão parte da sua empresa?
Agora, é hora de criar seu próprio modelo Canvas! Viu como é prático criar um modelo para ter todas as informações que você precisa?
Um empurrãozinho que pode te ajudar é escutar o episódio mais recente do podcast Negócio em Dia, que contou com a participação de Marco Amatti, consultor de negócios de alimentação. O convidado abordou o caminho do empreendedor, desde a concepção do negócio até a formalização.
E se ainda tiver dúvidas, pergunte à Academia Assaí em nossas redes sociais.
Se você está pronto para colocar em prática a etapa Canvas do seu negócio, que tal reunir outros elementos significativos para qualificar a sua profissionalização, hein, empreendedor?!