Empreendedorismo
Aprenda como pedir o feedback do seu cliente
Postado em: 16 de Setembro de 2022 às 09:00 Por Redação
Receber o feedback de um cliente - ou seja, a opinião dele sobre o produto ou serviço que você ofereceu - nem sempre é fácil, mas é extremamente importante para o bom funcionamento do seu negócio.
O feedback serve para mostrar, de forma clara e precisa, o nível de satisfação do consumidor com o atendimento, os produtos ou serviços, a entrega e toda a experiência de compra que o cliente teve no seu estabelecimento.
Seja a avaliação positiva ou negativa, o fato é que a opinião do consumidor é um instrumento eficaz para a melhoria do seu negócio. A partir da análise dos pontos fortes e fracos de um estabelecimento, fica mais fácil aplicar mudanças e assim melhorar o desempenho geral do seu empreendimento.
Como e quando devo pedir feedback ao meu cliente?
Para ajudar você nessa missão, listamos algumas dicas simples de como pedir feedback à sua clientela. Confira abaixo!
1. Peça avaliação sempre
Parece algo simples, mas muitas pessoas não sabem o momento certo de perguntar ao cliente como foi sua experiência com o estabelecimento. E a resposta é: peça uma avaliação sempre que possível!
Realizou uma venda? Peça feedback. Solucionou a dúvida de um cliente durante o atendimento? Peça feedback. Fez alguma mudança nos seus produtos e serviços? Peça feedback!
A opinião do cliente é importante não apenas ao fim da compra, mas, também, em todas as etapas do atendimento.
2. Colete o máximo de informações possíveis
Você já sabe quando solicitar uma avaliação, mas não sabe o que perguntar? Anote algumas dessas sugestões abaixo:
- Avalie nosso atendimento;
- Avalie a rapidez da sua entrega;
- Avalie a qualidade do nosso produto ou serviço;
- Avalie nosso site ou aplicativo;
- Avalie sua experiência de compra conosco.
3. Escolha o mecanismo de coleta de dados que será utilizado
Chegou a hora de definir qual método será usado para receber os feedbacks dos seus clientes. Pode parecer complicado de início, mas, na verdade, escolher como receber essas avaliações é mais simples do que parece.
Fazer contato via telefone, enviar um formulário por e-mail, mandar uma mensagem ou criar enquetes nas redes sociais são ótimas opções para receber feedback! Você pode fazer isso de forma individual ou, se possível, montar uma equipe exclusiva que ficará responsável por coletar esses dados.
Aqui, o segredo é a eficácia! Escolha o que for melhor para o seu negócio e, principalmente, para a sua clientela.
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