Dicas
Saiba como se tornar um feirante de sucesso
Postado em: 25 de Agosto de 2022 às 17:47
Neste Dia do Feirante, a Academia Assaí trouxe 4 dicas para quem deseja montar sua barraca e se tornar um feirante de sucesso!
Elas existem desde a antiguidade, sendo um dos modelos de comércio mais antigos do mundo, mas continuam atraindo clientes e movimentando a economia. Estamos falando das feiras livres!
Quem resiste à variedade de cores e sabores de uma feira?
Além de variedade de produtos, o que chama a atenção dos clientes é a possibilidade de encontrar alimentos mais frescos a preço baixo, e contar com um atendimento exclusivo. Ou seja: com a simpatia do feirante!
Por isso, as feiras mantêm um público fiel, e trabalhar como feirante pode ser muito lucrativo. Quer saber por onde começar? Confira!
DICAS VALIOSAS PARA VIRAR UM FEIRANTE DE SUCESSO
1. Defina o que vender
O primeiro passo para se tornar um feirante é decidir o que vender. Se você já é produtor de algum alimento, como verduras ou geleias artesanais, a resposta é simples: monte uma barraca para vender a sua produção. Mas você também pode comprar produtos de outros produtores e revendê-los.
Além das frutas, verduras e legumes, as feiras são ótimos locais para vender cereais, grãos, pães e doces artesanais, queijos e embutidos, temperos e lanches para consumo no local. Para muitas pessoas, ir à feira é um ritual que inclui comer pastel acompanhado de caldo de cana. Mas além do tradicional pastel de feira, existe espaço para barracas de comidas típicas da região.
2. Conheça as feiras da sua cidade
O segundo passo para atuar como feirante é definir onde você vai montar sua barraca. Se a sua cidade tem várias feiras livres, visite todas elas ou conheça pelo menos as feiras em que você deseja atuar.
Conhecendo a dinâmica de funcionamento da feira, ou seja, os dias e horários em que ela funciona e quais produtos são oferecidos, fica até mais fácil definir o que vender. Vejas quais barracas têm mais movimento e quais produtos não são vendidos ali, mas poderiam atrair a clientela.
Se você tiver sua própria mercadoria, pesquise diferentes feiras e veja se existe concorrência para os seus produtos em cada uma delas.
3. Emita sua licença para atuar como feirante
Agora que você já sabe o que vender e onde vai vender, procure a prefeitura da sua cidade para emitir sua licença de feirante. Na prefeitura, você será informado sobre os todos procedimentos necessários para tirar sua licença, que é obrigatória! Alguns documentos exigidos são o seu RG, CPF e comprovante de residência, que pode ser uma conta atualizada de água, luz ou internet, por exemplo. Além disso, você terá que pagar uma taxa anual, que varia de acordo com a cidade e o tipo da barraca que você irá montar.
4. Formalize-se como MEI
A formalização como MEI (microempreendedor individual) garante direitos previdenciários ao feirante, como aposentadoria, licença-maternidade e afastamento em caso de acidentes de trabalho, além de outros benefícios. SAIBA COMO ABRIR SEU MEI GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI!
Quer saber mais sobre o local de atuação do feirante? Confira 7 CURIOSIDADES SOBRE AS FEIRAS LIVRES!