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iFood: confira as 7 melhores dicas para vender mais
Postado em: 28 de Dezembro de 2022 às 12:18 Por Redação
Se você tem um micro ou pequeno negócio no setor de alimentos, provavelmente já ouviu falar no iFood.
A plataforma é uma das principais ferramentas de delivery da atualidade. Se você ainda não aderiu, mas quer fazer, selecionamos várias dicas de como vender pelo iFood.
Bom, todo mundo adora comida saborosa, além de ter a necessidade de alimentação todos os dias, né?
Por isso, independentemente das tendências de mudança no seu nicho de negócio, quando se trata de vender comida online, você sempre terá uma clientela em busca de encher a barriga.
E cá entre nós, um pouco de orientação é tudo o que você precisa para administrar um negócio de alimentação online bem sucedido. Afinal, a Academia Assaí está aqui para isso!
Se interessou no assunto? Então, continue lendo nosso artigo e aprenda todos os truques para iniciar o negócio ou vender mais pelo iFood!
ESCOLHA SEU NICHO DE VENDAS NO IFOOD
O ramo alimentício é um segmento extremamente amplo. Por conta disso, talvez dê aquela vontade de vender comida para “qualquer um”.
Porém, quanto mais específico você for com seu nicho, maior a probabilidade de se destacar, viu?
Para entender seu nicho, precisa considerar seu público-alvo. Você não pode satisfazer seus clientes se assumir que todos são seus clientes.
Exemplificando: a lista de alimentos que você fornecerá para um público mais jovem, possivelmente, não será a mesma para a parcela mais adulta.
Você pode começar pensando em quais tipos de comida você é apaixonado. Adora fazer doce ou consegue preparar uma deliciosa massa em minutos? Está aí um norte para sua caminhada!
Se você não tem uma preferência específica, algumas pesquisas iniciais de mercado podem inspirá-lo.
Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para ver o que as pessoas estão procurando atualmente no segmento de alimentos.
Outra alternativa é procurar ideias de tendências alimentares, como refeições à base de plantas, produtos veganos e produtos alimentícios artesanais. Veja algumas opções:
- Alimentos orgânicos, naturais;
- Alimentos feitos para restrições alimentares (sem glúten ou sem leite e derivados);
- Alimentos gourmet, de pequenos lotes e artesanais.
- Caso esteja apenas iniciando suas vendas online, talvez seja melhor se concentrar em itens que não exijam um grande investimento.
PESQUISE A CONCORRÊNCIA
A pesquisa de mercado adequada ajuda a atender seu nicho de negócios com sucesso. Você pode identificar seus clientes, observar suas necessidades e examinar a jornada do cliente.
Assim, essa etapa também afeta a tomada de decisão e o processo de desenvolvimento do produto que você está planejando vender.
Aí, depois de concluir a análise de mercado, você precisa conduzir a análise do concorrente para identificar suas oportunidades e ameaças.
É um dos segmentos mais cruciais para prosperar o seu empreendimento.
CONSIGA UM BOM FORNECEDOR
Independente de fazer produtos alimentícios do zero ou selecionando itens para vender ao seu público, você precisará de um fornecedor confiável.
Escolher o fornecedor correto é essencial no êxito do seu negócio neste ramo alimentar.
Ao comprar ingredientes de fornecedores, reserve um tempo para examinar as avaliações deixadas por outros clientes. Busque transparência nas informações sobre a origem dos produtos.
Se você está procurando um fornecedor com credenciais específicas (como ingredientes de origem sustentável) e não consegue encontrar evidências desses fatos, não hesite em entrar em contato e pedir mais informações.
Qualquer bom fornecedor deve ser capaz de fornecer as informações necessárias para deixá-lo tranquilo, ok?
Certifique-se de que seus fornecedores também possam abastecer o seu negócio com produtos de prazo de validade decente para que você não envie alimentos próximos do vencimento para a sua clientela.
FAÇA UM ATENDIMENTO DIFERENCIADO
Um dos principais pontos para garantir que você tenha uma base de clientes fidelizada para vender pelo iFood é oferecer um atendimento com a maior qualidade possível.
Lembre-se de ser atencioso e eficaz nas comunicações, respondendo tudo o que você perguntar de forma completa e rápida.
Essa é uma das dicas mais importantes, independente se você quer saber como vender pelo iFood ou qualquer outro método, seja por telefone ou até mesmo pessoalmente.
Lembre-se disso e procure levar em consideração todas as reclamações e sugestões de seus clientes para não só melhorar a qualidade do que você oferece, mas também vender melhor pelo iFood e aparecer mais no topo da plataforma.
CARDÁPIO NO iFOOD
Outro fator vital para quem quer vender pelo iFood é o cardápio do seu negócio.
É bom que você inclua não apenas uma ótima seleção de sabores, mas também descrições de cada um, para facilitar a escolha do cliente.
E é melhor ainda adicionar a opção de personalizar o pedido (como inclusão ou exclusão de algum ingrediente), além, é claro, de colocar fotos do cardápio para deixá-lo mais tentador!
CRIE PROMOÇÕES E FIDELIZE
Uma dica MUITO legal e que com certeza vai atrair os clientes para o seu negócio é ter promoções de diversos tipos.
Por exemplo, você pode implementar dias com frete grátis ou dias com desconto em um item, em um combo.
Enfim, trace estratégias interessantes neste quesito promocional usando estatísticas como o prato que mais vende, o que dá mais lucro e em quais dias você vende mais.
Sem dúvidas, isso garantirá a atenção dos clientes. Ainda que o público procure praticidade na hora de usar essas ferramentas, economizar é sempre bem-vindo, não é verdade?
Adicione alguma estratégia de fidelidade
Outro ponto interessante de como vender no iFood com sucesso é criar promoções de fidelidade, garantindo que você continue vendendo para as mesmas pessoas.
Para fazer isso, você pode incluir cartões de bônus, descontos especiais, brindes e muito mais!
O mais clássico de todos é o cartão fidelidade que garante um pedido grátis após um determinado número de pedidos.
Também pode oferecer descontos, pratos extras, acompanhamento gratuito, entre outras opções.
SEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS
Estar em todas as redes sociais é outro grande apelo para quem quer vender no iFood, pois é quase certo que seus clientes também vão usar.
Através do Instagram ou Facebook, você pode compartilhar cardápios, convidar clientes para usar aplicativos de entrega e realizar promoções através de cupons de desconto, etc.
Você também pode divulgar sua marca compartilhando conteúdos interessantes, além de poder utilizá-los como um excelente meio de comunicação, podendo tirar todas as dúvidas dos clientes por um meio mais conhecido.
E aí, o que achou das dicas da Academia Assaí sobre como vender pelo iFood?
É por meio de conteúdos como esse e dos nossos cursos gratuitos e online que o programa da Academia Assaí busca incentivar os micro e pequenos empreendedores de todo o Brasil, desenvolvendo suas competências e proporcionando trocas e práticas que visem a melhoria dos seus negócios no ramo alimentício.
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