Dicas
10 dicas que todo cozinheiro (a) deve saber
Postado em: 09 de Maio de 2022 às 15:23 Por Redação
Em 10 de maio se celebra o Dia da Cozinheira e em 13 de maio, o Dia do Chef de Cozinha. Para celebrar ambas as datas, a Academia Assaí trouxe algumas dicas para reforçar as habilidades destes profissionais tão aclamados!
O intuito em trazer as 10 dicas que todo cozinheiro (a) deve saber é apenas reforçar boas práticas que a cozinha exige no dia a dia! Às vezes estamos tão atarefados que nem nos atentamos aos detalhes, mas são eles que fazem toda a diferença!
Vamos, lá?
1 – Leia a receita com atenção!
Por mais experiência que você tenha, a receita pode te pegar de surpresa pedindo um passo que exigira mais de 24h para executar. E aí, como reagir neste caso? É sempre bom ter lido a receita COMPLETA antes de executá-la! Afinal, é melhor prevenir que remediar!
2 – Siga as instruções!
O passo a passo existe para que no fim, o prato final seja como na receita. Respeite os processos. Obviamente que sua experiência pode acrescentar saberes que não estavam contemplados na receita e isso é incrível! No entanto, se o cliente quiser exatamente igual à receita, vale uma conversa antes, ok?
3 – Organização!
Seu forte não é organização? Pois passe imediatamente a praticá-la! Nada pode ficar para em cima da hora da execução da receita! Separe os ingredientes, os potes, espátulas, colheres, equipamentos e tudo mais que vai utilizar! A coxinha francesa nomeou esse passo de mise em place. Quanto tudo está no seu devido lugar, a receita flui de maneira mais funcional e rápida!
4 - Preparação
Tudo deve estar em perfeita harmonia na cozinha. O legume picado uniformemente será cozido ou frito igualmente na panela. Os ingredientes devem cumprir com o modo de preparo antes de executar os passos que exigem calor ou geladeira, a fim de que cumpram com sua função no prato.
5 – O forno
Seu forno nunca deve ser utilizado sem estar pré-aquecido. É muito raro uma receita não pedir para pré-aquecer o forno, já que este passo evite que as massas e preparos desandem. Um forno quente é o segredo
6 – Seja criativo, mas lembre-se: o tradicional já funciona!
É isso aí, a cozinha é sua e você pode e deve criar! Mas é sempre importante lembrar que já existem combinações que funcionam muito bem juntas. Que existem receitas que passam de geração em geração por dois motivos: funcionam e agradam! Sem grandes rodeios o simples pode ser mais bem visto que algo inovador, mas empurrado goela abaixo!
7 – Use os equipamentos certos!
Se é necessário um ‘Fouet’ para agregar ar à massa do bolo, não bata com uma colher de pau! A tecnologia trouxe o homem até aqui para facilitar a vida cotidiana e também a profissional. Ter os equipamentos certos, garante uma receita adequada a proposta inicial.
8 – Use a intuição com sabedoria
Se a receita indica que o macarrão estará ao dente com 10 min, mas você experimentou e viu que com 08 minutos já está ótimo você pode usar essa experiência, intuição gastronômica para acertar o ponto dos alimentos.
9 – Experimente tudo!
Uma cozinheira famosa nos Estados Unidos Judy Rodgers, além de experimentar tudo e produzir boa parte dos ingredientes que utilizava, ela também cheirava os alimentos, raladores, tábuas, medidores e outros utensílios, para garantir que não houvesse uma contaminação de sabores ou mesmo de cheiros. Isso garantia a excelência de seu restaurante na Califórnia, o Zuni Café.
10 – Veja oportunidades no errar!
Errar é natural para qualquer profissional. Seja da área de alimentação ou de outra, o erro faz parte da natureza humana. Seus cuidados devem ser redobrados porque a saúde do consumidor sempre está em primeiro lugar. Se um dia você errar no sal e o cliente devolver o prato se retrate com gentileza e ofereça uma nova refeição. Sempre coloque a sua reputação acima de qualquer coisa, porque os empregos podem mudar, mas seu renome e prestígio serão um só para sempre.
E aí, gostou da nossa dica? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.